Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

24/05/2021 - 14h25min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

O que acontece com a vida antes da morte?

Puxei um livro da minha biblioteca – A Mente Imensurável – de Jiddu Krishnamurti. Abri ao acaso. Leio: por que vocês se perguntam tanto sobre a vida depois da morte e não se perguntam sobre a vida antes da morte!? Pronto. Pude fechar o livro. Que pergunta maravilhosa! Tantos pais privam tanto os filhos para protegê-los dos perigos, em última instância, protegê-los da morte, para... viver como mesmo? É a pergunta eterna para fazermos até o último suspiro. O que é a vida? Como viver? Um dos meus três filhos me contou que ia viajar. Para onde? Manaus. Tarããmm. O instinto pai protetor pensou: logo Manaus, que tem uma cepa tão terrível do coronavírus? O pai incentivador pensou: é um adulto de 38 anos, é dono da sua vontade. É inteligente, surgiu a oportunidade... que vá protegido pela sua alegria de viver e descobrir.


Às vezes me faço uma pergunta que me deixa meio ruborizado pela falta de clareza na resposta. O que eu estou esperando que aconteça na minha vida? Percebo que certas limitações imaginadas servem de desculpa para não fazer aquilo que faz meus olhos brilharem, que eu gostaria que acontecesse. Acabo mentalmente enumerando uma lista de impedimentos para me convencer que não posso. Falta de dinheiro, tempo, talento, contatos... quando na verdade falta clareza de propósito, coragem, autenticidade, disciplina, persistência, foco, amor... O que realmente me impede? Pergunta tão irritante quanto libertadora, em especial quando supero o obstáculo e realizo.


Muitas tradições colocam a mente como o centro, como o lugar onde as decisões são estabelecidas. E a mente, de preferência precisa ser equipada com princípios e valores para guiar as ações para um saudável viver. Alguns como o Krishnamurti nos confrontam com o aqui e agora, com a necessidade da plena atenção, com um estado de observação tão pleno que ultrapassa a própria mente e toca aquilo que é a fonte de todas as coisas. A “mente” por trás da mente - O Imensurável.


Bem, o espaço da Coluna acabou. Deixo com você a pergunta: o que acontece com a vida antes da morte? O que você quer que aconteça? Votos que imaginem as melhores respostas possíveis para vocês e realizem! Que a morte nos encontre com um sorriso nos lábios, como quem viveu com toda intensidade e honestidade que foi capaz e fez a Vida valer a pena! Boa semana!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 21/5/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados