Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

22/02/2021 - 10h14min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Jornada do Herói

Esta semana, convido os leitores para refletirem na Jornada do Herói. Joseph Campbell escreveu em 1949 o livro – O Herói de Mil Faces. Ali ele demonstra que cada um de nós percorre um roteiro similar ao dos mitos, ao superar os desafios que a vida nos oferece diariamente. Eu gosto de lembrar que evoluir não é uma opção. Resistir ao movimento pedagógico da vida, aos desafios, às realizações dos nossos sonhos e aspirações, é morrer sem viver.

Campbell desenhou um círculo com 12 fases, como uma jornada completa, que retorna ao seu ponto de partida. Começa na zona de conforto, uma situação estável. 1 – Surge um desafio, um chamado. 2 – Há resistência, medo, negação. 3 – Partida para o enfrentamento do desconhecido. 4 – Aquisição de capacidades, busca de aliados. 5 – Surgem dificuldades, obstáculos. 6 – Enfrentamento real, habilidades serão testadas, medos superados, êxitos conquistados. 7 – Momento da recompensa, hora da colheita, da vitória. 8 – Uma nova realidade se estabelece, ainda um pouco inconsciente. 9 – Incorpora os novos talentos agora de forma mais consciente. 10 – Uma nova identidade surge, um estágio mais maduro e sábio do que o do início. 11 – Agora, há domínio dos dois mundos, o antigo e o novo. 12 – Uma nova estabilidade é alcançada para... começar tudo de novo com os próximos desafios.

O roteirista de Hollywood, Chistopher Vogler, teve forte influência nos estúdios Disney com esta fórmula aprendida com Campbell. Procure lembrar dos desenhos animados da Pequena Sereia, Mulan ou do filme Matrix. Todos estão sob o mesmo movimento da Jornada do Herói. Ou pense em você mesmo, a necessidade de passar numa prova, concurso, a aproximação de uma namorada ou namorado, conquista de um emprego ou promoção, abrir um negócio, alguma compra importante... Repasse as etapas e veja que você já as percorreu muitas vezes. Existem desafios dentro de desafios. E é maravilhosa a sensação de ter vencido com as próprias capacidades. Nós ganhamos, a comunidade ganha, o mundo ganha. Amadurecemos. Nos tornamos melhores. Como diz Joseph Campbell, “Na caverna que você tem medo de entrar está o tesouro que você busca”.

Identifique e aceite o desafio que fará de você uma pessoa melhor, vença seu medo, vença os obstáculos, conquiste novos talentos e capacidades, reivindique os tesouros materiais e imateriais que você busca. Seja seu próprio herói. Coraticum do latim, coragem, virtude de agir apesar do medo. Mova-se para seu sonho!

Como dizia o filosofo grego Sócrates, “Uma vida sem desafios, não vale a pena ser vivida”. Tenham uma ótima semana!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 19/2/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados