Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 20 de julho de 2018

18/06/2018 - 13h54min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

As perguntas são braços, pernas e asas da mente e do coração

Perguntaram para um cientista que ganhou o prêmio Nobel de química, qual teria sido o diferencial que o fez se destacar de seus colegas. “Minha mãe”, disse o cientista. “Quando eu chegava da escola, ela me perguntava: Que perguntas você fez hoje?”

Para fazer uma boa pergunta, é preciso estar acompanhando e refletindo sobre o que está sendo dito ou apresentado com muita atenção. As perguntas ampliaram sua compreensão além dos colegas.

A cada dia vamos nos confrontando com situações desafiadoras e as perguntas nos ajudam a decidir o melhor a fazer. Entre elas, as simples e poderosas: o que, por que, quem, quando, onde, como e quanto. Com elas, um desafio se transforma num plano!

Do ponto de vista profissional, por exemplo, de um curso que fiz no SEBRAE, muito tenho usado a dica das três perguntas: – Dá para fazer melhor? Mais rápido? Mais barato? É surpreendente como este simples exercício já me fez economizar tempo, dinheiro e trazer mais satisfação na entrega aos clientes.

Dar-se permissão para imaginar possibilidades que ainda não existem para nós pode trazer surpresas muito fascinantes, prazerosas e felizes. Como foi o caso da Renata Quintela que a partir de um sonho, de um desejo profundo de ajudar, começou a encontrar pessoas na rua e perguntar: – “O que eu posso fazer por você agora?” Acabou gerando uma organização, o Instituto a Nossa Jornada, que já abrange 80 cidades brasileiras e seis países. Oportunizaram alegria e realizações para milhares de pessoas. Recomendo muito que digitem no Google – Renata Quintela TED – e tenham 10 minutos da mais linda poesia de viver.

Perguntar, perguntar-se, imaginar... agir. Como braços, pernas e asas, esses movimentos que surgem na mente, ampliam nossas possibilidades e nos fazem pessoas melhores.

Tenham uma ótima semana!



Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 16/6/2018.

Últimas Notícias

Instaurada CPP na Câmara de Guaíba para julgar pedido de cassação do vereador Renan Pereira (PTB).

Câmara Municipal de Guaíba aprova instauração de CPI para apurar supostas irregularidades na Prefeitura.

Padrasto mata a tiros pai de aluna em frente à Escola Inácio de Quadros, em Guaíba, no final da manhã desta terça-feira, 26.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados