Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

18/06/2018 - 13h54min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

As perguntas são braços, pernas e asas da mente e do coração

Perguntaram para um cientista que ganhou o prêmio Nobel de química, qual teria sido o diferencial que o fez se destacar de seus colegas. “Minha mãe”, disse o cientista. “Quando eu chegava da escola, ela me perguntava: Que perguntas você fez hoje?”

Para fazer uma boa pergunta, é preciso estar acompanhando e refletindo sobre o que está sendo dito ou apresentado com muita atenção. As perguntas ampliaram sua compreensão além dos colegas.

A cada dia vamos nos confrontando com situações desafiadoras e as perguntas nos ajudam a decidir o melhor a fazer. Entre elas, as simples e poderosas: o que, por que, quem, quando, onde, como e quanto. Com elas, um desafio se transforma num plano!

Do ponto de vista profissional, por exemplo, de um curso que fiz no SEBRAE, muito tenho usado a dica das três perguntas: – Dá para fazer melhor? Mais rápido? Mais barato? É surpreendente como este simples exercício já me fez economizar tempo, dinheiro e trazer mais satisfação na entrega aos clientes.

Dar-se permissão para imaginar possibilidades que ainda não existem para nós pode trazer surpresas muito fascinantes, prazerosas e felizes. Como foi o caso da Renata Quintela que a partir de um sonho, de um desejo profundo de ajudar, começou a encontrar pessoas na rua e perguntar: – “O que eu posso fazer por você agora?” Acabou gerando uma organização, o Instituto a Nossa Jornada, que já abrange 80 cidades brasileiras e seis países. Oportunizaram alegria e realizações para milhares de pessoas. Recomendo muito que digitem no Google – Renata Quintela TED – e tenham 10 minutos da mais linda poesia de viver.

Perguntar, perguntar-se, imaginar... agir. Como braços, pernas e asas, esses movimentos que surgem na mente, ampliam nossas possibilidades e nos fazem pessoas melhores.

Tenham uma ótima semana!



Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 16/6/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados