Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

07/12/2015 - 09h09min

Catulo Fernandes

Compartilhar no Facebook

enviar email

O mar de lama avança pelo país

A ganância e a cobiça mescladas com a exploração e a corrupção tem sido nossa marca registrada desde que Cabral aportou em terras tupiniquins. Não bastasse o mar de lama, movido pela sede de poder, que há muito tomou conta de Brasília - agora um mar de lama com rejeitos de minérios se alastra por dois estados brasileiros e pelo oceano Atlântico podendo, ironicamente, chegar ao local onde Cabral aportou em 1500. Este tipo de “acidente”, além das preciosas vidas que ceifou e das perdas materiais de centenas de famílias, trará prejuízos ambientais incalculáveis. Pois pasmem, até agora ninguém foi preso, e até mesmo os pífios acordos financeiros, que a empresa Samarco assinou com a Justiça, são descumpridos.

Aliás, esta tragédia simboliza a entrega do maior patrimônio que o país possuía antes de FHC privatizar a Vale do Rio Doce a “troco de banana” e reparti-la com estrangeiros das mais variadas matizes. Depois da entrega das riquezas minerais, evidente que os paladinos da estrela vermelha, adversários dos tucanos não deixariam por menos, e numa manobra orquestrada com apoio de quase todas as siglas partidárias, dilapidaram a Petrobras. E assim vivem os brasileiros em um país literalmente dividido, entre o mar de lama do ex-presidente intelectual e o mar de óleo do ex-presidente analfabeto. Para tirar estas questões pontuais do foco os representantes do mar de lama federal ainda inventaram o impeachment da atual Presidenta Dilma - uma descarada violência contra a mulher.

E ainda tem gente, especialmente nas redes sociais - este verdadeiro mar de lama virtual onde qualquer imbecil faz pose de filósofo - que ainda faz a defesa de partidos e políticos. Ora, está mais do que comprovado, como diz o gaúcho, que são todos da mesma “laia”. Fosse o contrário já teriam retirado Eduardo Cunha da cadeira. O atual Congresso Federal se divide em duas categorias: os corruptos que não querem perder o poder e os omissos que não querem perder as benesses que o cargo proporciona. Em bom português: quem defende ou protege criminoso, criminoso é.

O mar de lama que partiu de Minas Gerais (coincidentemente terra de Dilma e Aécio) é visível, diferente do mar de lama subliminar, que assistimos diariamente na mídia hipócrita brasileira. Futebol padrão CBF e novelas promíscuas tudo embalado por musiquinhas insanas de gosto duvidoso. Para completar o quadro: violência no trânsito e bandidagem à solta contrastando com saúde precária, transporte ridículo e educação deficitária. Sem falar nas drogas o maior câncer deste país, que se propaga em todo o lugar, inclusive no parlamento (e não estou me referindo somente ao craque Jardel flagrado esta semana).

Muitos não creem em leis divinas nem na máxima popular do “aqui se faz aqui se paga”, mas este mar de lama que está tomando conta do Brasil, e não poupou nem o Espírito Santo, é um pesado resgate que estamos pagando pelos crimes cometidos no passado. Diante deste caos só existe uma solução: peçam perdão pelo massacre aos povos indígenas e devolvam o Brasil aos índios ao menos eles sabem cuidar da natureza, e jamais cometeriam a insanidade protagonizada por este grupo inescrupuloso, que matou o rio que lhe empresta o próprio nome?

Catullo Fernandes

[email protected]

Publicado em 5/12/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados