Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 22 de fevereiro de 2020

06/12/2019 - 16h13min

Reclamações

Rua Abandonada

Compartilhar no Facebook

Morador do Bairro Ermo reclama do estado de abandono que se encontra a Rua Joaquim de Almeida Lopes, com canalização afundando e falta de limpeza. Pede providência da Secretaria de Obras.

O que diz a Prefeitura

“A canalização pública será toda recuperada nos próximos anos com a parceria público-privada da Corsan. O projeto já venceu os trâmites burocráticos e tem início previsto para o primeiro semestre de 2020. Guaíba tem hoje apenas cerca de 7% do esgoto tratado e nos próximos anos passará a ter mais de 85%, índice considerado universal. Tal obra, modificará totalmente a rede. Sobre a limpeza, é comum nesta época uma demanda maior pelo serviço por causa da estação do ano, já que as pancadas de chuva, seguidas da presença constante do sol, fazem a vegetação crescer rapidamente. O serviço da Prefeitura será reforçado a partir de janeiro.”

Mato Alto

Moradora do Bairro Jardim dos Lagos reclama da falta de corte de grama e da sujeira acumulada nas bocas-de-lobo das ruas. De acordo com a leitora, o canteiro central está intransitável, com o mato alto, dificultando atravessar a Avenida Ponche Verde. Pede atenção.

O que diz a Prefeitura

“A limpeza geral no bairro começou na tarde da última quinta-feira (5/12). Cerca de 30 funcionários estão trabalhando no local. A Prefeitura destaca que o bairro mencionado está ainda num grande processo de revitalização e de melhorias por parte da Prefeitura.”

Rua virada em buracos

A Rua Dona Lúcia, no Bairro Alegria, Zona Sul de Guaíba, está virada só em buracos. De acordo com os moradores é grande a quantidade de crateras e a Prefeitura abandonou a via. Pedem providências.

O que diz a Prefeitura

“A Prefeitura não abandonou nenhum bairro de Guaíba. É importante destacar o contexto dos problemas estruturais do Município. As vias de Guaíba têm mais de 20 anos e só receberam ao longo do período operações emergenciais, como a tapa-buraco, que é apenas uma fina camada de asfalto com baixa durabilidade. Agora, já para o início de 2020, a Prefeitura investirá R$ 17 milhões em asfalto de qualidade, com duração média de 15 anos.

Dezenas de ruas e avenidas serão beneficiadas. Claro que o valor não é suficiente para atender todo o Município, mas as vias mais movimentadas serão contempladas. Cabe ainda ressaltar que não foi possível a atual gestão da Prefeitura fazer antes por questão financeira. Em 2017 a Prefeitura sequer podia pedir empréstimo, tinha nota C no sistema financeiro nacional. Nos últimos dois anos, a atual gestão colocou as contas em dia (avaliação subiu para AA) e agora, em 2019, conseguiu dois financiamentos que totalizam os R$ 17 milhões para asfaltar ruas e avenidas.”

N.E. A Prefeitura não respondeu objetivamente em relação a situação da referida via.

Publicado em 07/12/2019.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados