Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

24/05/2021 - 14h16min

Daniel Andriotti

Compartilhar no Facebook

enviar email

Bafo na Nuca

Alguns dos meus leitores têm me cobrado insistentemente que não ando escrevendo uma linha sequer sobre futebol já há algum tempo. Mas então, a hora é agora.

Discordo de quem diz que a dupla Gre-Nal vive um momento parecido. Isso porque ambos os times estão em formação e de adaptação aos técnicos recém-chegados? A segunda hipótese pode ser verdadeira. A primeira não é. O Inter não tem nada de formação. É o mesmo grupo desde Odair Hellman, passando por Coudet, Abel e agora Miguel Angel Ramirez, com o agravante que nesse intervalo de tempo houve mudança na presidência do Clube. O grupo de jogadores se mantém com a régua de qualidade lá embaixo. Chegaram Taison e Palácios, é verdade. Mas um deles não pode jogar o Gauchão que está terminado nesse final de semana; o outro pode, entra em campo, mas é como se não estivesse ali. Guerreiro é jogador de seleção (peruana), mas ao que tudo indica o Inter o contratou apenas para cumprir seu período de punição por doping e posteriormente para recuperá-lo de uma delicada cirurgia no joelho. Com isso, está desde 2018 na folha de pagamento, entrou em campo raras vezes com a camisa colorada e gols, que é bom, muito poucos.


Ano passado, o Inter perdeu o Campeonato Gaúcho – onde nem como vice conseguiu chegar. Perdeu o título da Copa do Brasil, em casa, para o Atlético paranaense; e foi vice do Brasileirão porque não foi capaz de fazer um único gol contra o Corinthians, em pleno Beira Rio, na última rodada. A falta de qualidade no Inter tem duas explicações básicas: primeira, porque o grupo é limitado tecnicamente. E muito. Me arrisco a dizer que pelo menos a metade do chamado “time titular” está em nível de série B. São sempre os mesmos que erram, comprometem os resultados e talvez só não saiam do time porque os que poderiam substituí-los são piores. A segunda, pra mim é a mais emblemática: a falta do torcedor no estádio e – no caso específico do Beira Rio – na hora que a escalação é anunciada pelos alto-falantes, durante os jogos e na saída dos jogadores ao final da partida, o que anteriormente ficou caracterizado como “a síndrome do Portão 8”. Sim, a mais pura falta a cobrança olho no olho!!!


Já escrevi nesse mesmo espaço sobre uma prática da qual sou adepto: a do ‘poder da vaia’ no futebol. Ela é a forma que o torcedor tem para expressar o seu descontentamento com aquilo que a direção do clube e a comissão técnica ignoram, mas que o torcedor enxerga. A vaia é desprezo, desestabiliza, desorienta, cobra. Pauta a crônica esportiva. E mexe com o time, com a comissão técnica e com a direção. Quando ela inexiste, a leitura de todos é que tudo vai bem.


O jogador de futebol profissional – em especial o dos grandes times da série A –pertence uma casta semianalfabeta, mas de alta remuneração, generosos espaços midiáticos e com um certo poder de influência em relação à maioria dos demais profissionais. Estão ‘blindados’ do apelo popular porque raramente vão à farmácia, bancos ou supermercados, que é onde ‘o povo está’. Frequentam aeroportos e restaurantes caros onde poucos mortais vão. E agora, ainda escondidos pelas máscaras. Isso, salvo raras exceções, o ‘induz’ a se sentir um ser acima do bem e do mal. Muitas vezes por culpa dos empresários, procuradores, dirigentes de clubes e parte da imprensa. Por esse motivo, eu costumo dizer que ‘essa espécie’ só é afetada na sua performance em duas ocasiões: a primeira, é lógico, quando a situação afeta o seu bolso. A segunda, é quando ele passa a ser intolerado pelo torcedor. Essa, inevitavelmente, afeta a primeira.


Portanto, se tem uma categoria profissional que a pandemia favoreceu foi a do jogador de futebol de qualidade duvidosa. E no Inter eles são muitos...

Daniel Andriotti

[email protected]

Publicado em 21/5/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados