Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

30/03/2020 - 12h42min

Daniel Andriotti

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Humor da Tropa

A bola da vez é o confinamento.


A Marinha tem (ou tinha) um tipo de adestramento que a esquadra fazia, chamado Endurance. Isso nada mais era do que lançar um navio ao mar por 30 dias, com vários marinheiros a bordo e sem porto de destino. Eram 30 dias de mar sem terra à vista.


Por que isso agora? Porque trata-se de um alerta para mim, para você, para nós, vós, eles. Durante os endurances, os mais antigos a bordo sempre ficavam preocupados com a “moral” da guarnição, pois do 15º dia em diante, várias mudanças de comportamento começavam a acontecer. A principal delas: o estresse. Qualquer bobagem era motivo para desavença e conflito. Em muitos casos a porrada ‘comia’ nos alojamentos entre pessoas que sempre foram grandes amigas e que, antes do embarque, mantinham um excelente e sólido relacionamento.


Os mais antigos a bordo – do Comandante ao sub – passavam o dia e a noite monitorando o humor da tropa com o objetivo de evitar coisas piores. Isso porque inúmeros casos de suicídio a bordo foram registrados. Portanto, confinamento é coisa séria entre seres humanos. Eis a essência do impagável BBB.


É perigoso manter pessoas – antes livres e desimpedidas para ir e vir e fazer o que bem entenderem – confinadas, de uma hora para outra, com todos seus diretos cassados.


É assim que vivemos os dias atuais. E assim será os dias que virão. Todos nós estamos presos. Nossas famílias estão encarceradas dentro da própria casa. E ninguém está acostumado com isso. Nunca fizemos adestramento para tal até porque trata-se de uma situação completamente nova para a humanidade. Em poucos dias haverá mudança de humor em cada um de nós, desde o piadista mais divertido da casa até os mais prudentes e ponderados. Para esses momentos, serenidade.


Portanto, uma dica: seja o comandante do seu barco. Preocupe-se e muito com o “humor da tropa”...




A ironia do destino desse vírus está mostrando:


... que a ciência é uma das mais importantes áreas de investimento de um país;

... que as Universidades são as principais fontes de pesquisas para busca da vacina do tratamento;


... que o SUS será fundamental ao longo de todo esse período, ainda que precise de muito mais investimentos do que recebe;


... que a mão invisível do mercado precisa da mão auxiliadora do Estado;


... que na quarentena, as pessoas vão assistir novelas, filmes, séries, ler livros, se distrair com cultura;


... que é importante ter fé, mas que igreja nenhuma vai oferecer a cura para o vírus;


... que é um exército de funcionários públicos que dará suporte e cuidará da prevenção dos doentes.


Por isso, lucidez, desapego político-partidário, compaixão, paciência, luta contra a ignorância, contra a arrogância, contra a prepotência, contra a negligência e sossego para as ambições sem limites. E lembrar acima de tudo que somos filhos da mesma mãe: a Terra.

Daniel Andriotti

[email protected]

Publicado em 27/3/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados