Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

14/09/2020 - 15h04min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Setembro da Nossa História

As nossas bandeiras, aquelas que carregamos vida afora, independem de data comemorativa e de localização geográfica. Elas tremulam nos mastros da educação que tivemos, são hasteadas na força positiva das pequenas e valiosas ações de cada dia, ficam visíveis nas vitrinas sociais decoradas de sinceridade e respeito. Cada um de nós carrega as suas no coração e na alma.


Mas, quando chega setembro, as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul se transformam em unanimidades nestes pagos sulistas, ganham espaço de destaque em escolas, estabelecimentos comerciais e até em residências. Simbolizam nossa história, quem somos e onde estamos; não representam esse ou aquele partido, pertencem a todos nós.


Ao perceber o Pavilhão Nacional enfeitando a casa de amigos, durante essa setembrina semana, imediatamente pensei na minha Mãe, que costumava colocar o Símbolo Maior do RS a tremular na sacadinha da sua antiga casa, acatando o pedido especial de um professor de História que era seu sobrinho.


No dia sete, celebra-se o grito da Independência, protagonizado por Dom Pedro I no ano de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. A partir dali, não pertencíamos mais a Portugal, nos tornamos comandantes do próprio destino.


No dia 20, o povo gaúcho presta homenagem à Revolução Farroupilha, que teve início no ano de 1835 e durou uma década. Esta revolta, também conhecida como “Guerra dos Farrapos”, nasceu da insatisfação dos estancieiros em relação ao descaso do Governo Federal e da abusiva cobrança de impostos.


São muitas as bandeiras que carregamos vida afora, cada um de nós tem as suas, guardadas no coração e na alma. Elas tremulam hasteadas em palavras e ações de cada dia, no ambiente familiar e no trabalho, na coerência das nossas escolhas. Mas, quando chega setembro, as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul ganham destaque no Estado. Não pertencem a esse ou aquele partido, são de todos nós!



Cristina André

[email protected]

Publicado em 11/9/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados