Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

31/05/2021 - 10h34min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Mensagem Decifrada

A Lagoa dos Patos, das águas onde se banharam meus primeiros sonhos infantis, na verdade era laguna. O Rio Guaíba, que me conheceu já um pouco crescida, ainda naquela infância feita de margens, de repente, passou a ser lago. Até o Pinhal, a praia de mar para onde íamos nos verões, eu soube que era, de fato, praia de oceano. Mas estas mudanças, impostas pelos estudos da geografia, nada lhes tiraram do encantamento. Para mim, serão sempre poesia.


Fui conquistada, desde que me conheço por gente, pelo esplendor destas águas, sinônimos de vida. Agradeço aos céus pela sensação de pertencimento ao planeta que sua proximidade ainda me confere, natureza e humanidade unidas em favor da existência, corpos e almas regados com seus poderes inexoráveis de embelezar e dessedentar.


A Lua também exerce em mim, desde a infância, um desmedido deslumbramento, provavelmente por sua capacidade de projetar a luz do Sol em nossas noites, iluminando o mundo enquanto o astro-rei cumpre sua tarefa de passear por outros pagos. Quando aparecia cheia, gostava de procurar significado naquelas longínquas e intrigantes imagens; mas também apreciava vê-la sendo minguante, outras vezes crescente, nova.


Resultado desse envolvimento afetivo com nosso satélite natural, a chegada dos três astronautas à Lua, os primeiros a pisar em seu solo, até hoje é assunto que me interessa. Adoro a canção “Lunik 9”, composta por Gilberto Gil, que faz referência poética a este evento: “Poetas, seresteiros, namorados, correi, é chegada a hora de escrever e cantar talvez as derradeiras noites de luar...”. E a declaração de Neil Armstrong quando colocou os pés em solo lunar: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a Humanidade”.


Pois nestas noites com temperaturas antecipando o inverno, a Lua tem dado verdadeiros shows, pincelando de dourado, às vezes de prateado, as águas do Lago Guaíba. Enviando-nos mensagens visuais que tento decifrar, imaginando que a intenção dessa extraordinária parceria de águas e luares seja mostrar a todos que a natureza está fazendo a sua parte em nosso benefício. E que ainda somos merecedores da felicidade.



Cristina André

[email protected]

Publicado em 28/5/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados