Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

11/02/2019 - 10h55min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Segredo da Vida

Prestar atenção talvez seja o principal requisito para os nossos aprendizados, nossas particulares descobertas; para a nossa caminhada vida afora. Criei este hábito naturalmente, de observar com atenção as pessoas da minha convivência, acreditando na possibilidade de decifrar o modo de alguém enxergar a vida pelo brilho que irradia através do olhar. Sabendo que o entusiasmo, a esperança e a fraternidade que carregamos no coração são passageiros desse facho de luz que lançamos ao mundo.

Descobri, com o tempo, que manter os olhos brilhando é precioso tesouro, o segredo da vida.

Já encontrei muitos olhares iluminados, gente de diversas idades, de gêneros e religiosidades diferentes, raças e condições financeiras opostas. Entre os estudantes dos quais tive a sorte de ser professora, havia aqueles na busca das verdades científicas e dos debates filosóficos, querendo conhecer um pouco mais dos extraordinários saberes do mundo para dar significado às próprias existências. Donos de corações solidários e carregados de esperança, mentes abertas e respeitosas com as divergências, cheios da boa matéria prima exigida pelo futuro, muito me ajudaram com sua energia positiva e seu entusiasmo. Foi prestando atenção neles que compreendi a boa educação como verdadeira e grandiosa herança familiar.

Também conheci diversos professores e funcionários de escolas, cursinhos e universidades com este brilho nos olhos, uma riqueza que tão bem sabiam distribuir por salas e corredores e que não aparecia em seus contracheques. Alguns me ensinaram a ser aluna atenta, para sempre agradecida; outros foram meus colegas de trabalho, dividimos incontáveis felicidades cotidianas, aprendemos a passar o apagador no quadro negro das dificuldades. Ao observá-los atentamente, reafirmei o entusiasmo como afortunada fonte de significados.

Verdade seja dita, a vida, com sua generosidade, escancarou seu segredo desde a minha chegada, em uma família de corações afetuosos e amor compartilhado, de sorrisos amigáveis e delicada preocupação uns com os outros. Pela observação dos exemplos de casa, me acostumei a prestar atenção nas pessoas, a observar pai e mãe, irmãos e primos, tios e amigos; e como aprendi pela simplicidade desse gesto.

Prestar atenção nas pessoas da nossa convivência, observar a natureza, integrando-se a ela com respeito e legitimidade; dar significado aos pequenos gestos, valorizando sorrisos e distribuindo leveza no cotidiano. Cientes de que o brilho nos olhos é nosso precioso tesouro, o segredo da vida.



Cristina André

[email protected]

Publicado em 9/2/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados