Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

25/01/2021 - 14h41min

Bicho Amigo

Gato idoso exige atenção redobrada com a alimentação

Compartilhar no Facebook

Os tutores de gatos já estão acostumados com o paladar exigente de seus bichanos. Mas é preciso redobrar a atenção quando eles se tornam idosos, aproximadamente aos 12 anos. Nessa fase, os gatos costumam apresentar alterações no organismo, principalmente em relação à alimentação.

A PremieRpet, empresa especialista em nutrição de alta qualidade para cães e gatos, listou os principais pontos de atenção que os tutores precisam ter com a alimentação e o manejo alimentar de gatos idosos. Confira.


Uma das mudanças mais significativas é a redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes. Por isso, o gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão. Além disso, é importante que o alimento contenha fontes de gorduras saudáveis para promover energia.


Os tutores também devem dar uma atenção especial para gatos idosos com apetite seletivo, sintoma que pode inclusive indicar a presença de alguma enfermidade. Um exemplo é a doença renal crônica, que tende a deixar o gato com náuseas, desestimulando a alimentação. Nesses casos, a orientação é procurar um médico-veterinário.


Assim como em outras fases da vida, o gato tende a permanecer com o paladar exigente quando idoso. No entanto, em alguns casos, isso pode se acentuar e causar perda de peso. Se o bichano estiver saudável e, ainda assim, rejeitar alimentos, uma alternativa é acrescentar alimento úmido ou mesmo umedecer o alimento seco com água morna. Isso deixará mais macio, com mais aroma e, portanto, menos desconfortável.


Os exemplos acima, em especial o aparecimento de doenças, são fatores que podem causar perda de peso no gato idoso. Em muitos casos, as doenças causam alteração corporal sem que outros sintomas tenham se manifestado. Por isso, é importante pesá-los e avaliar seus escore de condição corporal regularmente, a fim de se antecipar na detecção de um eventual problema e na busca pelo diagnóstico.


Fonte: PremieRpet

Publicado em 22/1/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados