Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

24/05/2021 - 14h29min

Bicho Amigo

Gatos são caçadores por natureza

Compartilhar no Facebook

Primeira Parte

Os gatos são caçadores por natureza. E, mesmo em ambiente doméstico, eles precisam ter esse comportamento estimulado.


“Por serem grandes companheiros e animais que não dão trabalho, os gatos têm ganhado espaço como bichos de estimação. O problema é que muitas pessoas não oferecem aquilo que eles precisam para ficar confinado em um ambiente e, ainda assim, exercer o comportamento natural”, adverte a veterinária especializada em Medicina Felina, Giovana Mazzotti.


Para a médica veterinária, muita gente não tem a informação necessária antes de adotar um gato, e o comportamento predatório é exatamente uma das necessidades mais importantes da espécie. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Veterinária, são seis as necessidades ambientais para que o gato viva dentro de casa com qualidade: local seguro para descansar e dormir; enriquecimento hídrico e nutricional; recursos essenciais individuais, como caixa de areia e vasilha de água própria; interação prazerosa com o humano; respeito ao olfato; e estímulo ao comportamento predatório.


Esse comportamento é praticamente inato e tende a ser aperfeiçoado por meio do convívio com a mãe do animal, como detalha Giovana.


“Se a mãe souber caçar, ele também será um bom predador. Essa influência se reflete, inclusive, na escolha da presa. Por exemplo, se a mãe gosta de caçar aves, os filhos também vão gostar”.


A veterinária Selma Thamires, da Clin Pet, explica que o hábito da caça faz parte do instinto dos felinos.


“Os gatos caçam rotineiramente e nem sempre para se alimentar. Muitas vezes, apenas pelo instinto, para brincar com os bichinhos que pegam.”


Os bichanos são caçadores, independentemente de viverem com mais restrição ou liberdade.


“O fato de ter acesso à rua contribui para o estímulo excessivo desse comportamento, exacerbará essa característica e fará com que o animal saia à caça com maior frequência do que os que vivem em apartamentos e casas teladas. Mas, mesmo dentro de casa, eles caçam pequenos insetos disponíveis no ambiente”, aponta Selma.



Continua na próxima semana.

Publicado em 21/5/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados