Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

31/05/2021 - 10h14min

Bicho Amigo

Gatos são caçadores por natureza

Compartilhar no Facebook

Segunda Parte

Os gatos são caçadores por natureza. E, mesmo em ambiente doméstico, eles precisam ter esse comportamento estimulado, mas é necessário tomar alguns cuidados.


Dentre as presas preferidas no cardápio dos pets estão lagartixas, roedores, pássaros e insetos. De acordo com a veterinária especializada em Medicina Felina, Giovana Mazzotti, a opção escolhida vai depender do que está disponível no ambiente, mas lagartixas e pássaros tendem a ser os preferidos.


Ao contrário de várias espécies do mundo animal que caçam em bando, o gato é um caçador solitário e não divide o alimento. Logo, se ele compartilhar o que encontrou, é sinal de afeto.


“Quando o gato caça uma presa, traz e entrega para o dono, é um comportamento de extrema amizade. Ele só faz isso quando gosta do humano. É uma demonstração de carinho e de afeto, como se fosse um presente mesmo”, ressalta a Veterinária Giovana.



Perigos da Prática


Apesar do hábito da caça ser saudável para o desenvolvimento do gato, há alguns perigos que a prática pode oferecer, caso não seja supervisionada pelo tutor. O primeiro deles afeta o meio ambiente.


“Em uma visão mais macro, o gato é capaz de dizimar espécies de animais, como aves que estão no local. Então, um felino que caça solto é um problema de equilíbrio ecológico”, alerta Giovana.


A profissional acrescenta que os próprios gatos correm riscos de adquirir doenças ao capturar presas que estão parasitadas.


“Existem vermes, bactérias e protozoários que ele pode pegar do agente que está caçando. Existem vermes que não são intestinais e que moram em outros órgãos, e esses vermes, muitas vezes, não são combatidos com aquela dosagem de vermífugos que a gente dá para os animais. Há parasitas que não tem tratamento também. Por isso, nós desestimulamos o gato a caçar o alimento na natureza”, concluiu a veterinária.



Publicado em 28/5/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados