Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 28 de maro de 2020

20/12/2019 - 15h25min

Bicho Amigo

Dicas para proteger o Pet do barulho dos fogos

Compartilhar no Facebook

Soltar fogos de artifício ainda é uma forma de comemoração utilizada por muitos brasileiros. Se para muitos isso é sinônimo de alegria e diversão, para os animais de estimação representa agitação e ansiedade, já que os ouvidos dos cães e gatos são mais sensíveis aos barulhos o que, consequentemente, provocam medo e mudanças de comportamento.

“Algumas técnicas como o adestramento ou o uso de medicamentos e coadjuvantes terapêuticos, como os florais, podem ajudar a aliviar esse estresse, mas é necessário uma consulta com um profissional especializado que ajudará a identificar o melhor tratamento para cada animal”, explica o veterinário e fundador da Animal Place, Jorge Morais, que lista abaixo outras dicas para amenizar esse problema.

1.Deixe que o animal de estimação fique no cômodo da casa que tenha menor ruído, e em segurança.

2.Não deixe o cão ou gato preso em correntes ou caixas de transporte. Na hora dos fogos de artifício eles podem entrar em pânico e se machucar.

3.Mantenha portas e janelas trancadas, evitando que o animal fuja e até mesmo se perca. Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes.

4.Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado (hidrófobo). Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar, já que podem causar infecções caso fiquem por muito tempo.

5.Existe uma técnica chamada de TTouch, que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, diminuindo assim, as tensões e a irritabilidade. Informe-se com seu veterinário.

6.Nunca deixe o pet sozinho nesses momentos. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar esses momentos ruins.

Publicado em 21/12/2019.


Últimas Notícias

Vacinação em casa para idosos acamados. Agendamento deve ser feito por familiares no posto de saúde do bairro.

A Secretaria de Saúde de Guaíba comunicou que irá aplicar a vacina contra a gripe nas casas dos idosos acamados. Ag… https://t.co/GkhQS5xpu3

Novas doses da vacina deverão chegar a Guaíba na quarta-feira, 25, segundo a Prefeitura. Campanha vai até maio.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados