Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/10/2018 - 14h50min

Bicho Amigo

Dia Nacional de Adotar um Animal

Compartilhar no Facebook

Resgatar os animais, sem poder oferecer a eles uma qualidade de vida, envolvendo atenção, higiene, cuidados veterinários, alimentação saudável e, principalmente, espaço para se movimentarem, não é uma atitude correta.

A solução dos problemas que afligem os animais envolve primordialmente a conscientização. É preciso despertar as mentes e o envolvimento sentimental das pessoas, coisas que o dinheiro não compra, necessitam ser conquistados através de um trabalho sério e responsável, caracterizado pela transparência e credibilidade.

Divulgar os princípios da posse responsável e estimular a adoção é um excelente caminho, permitindo que cada vez mais pessoas tomem conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pelos verdadeiros protetores dos animais. Os resultados são sempre muito positivos e incentivarão o exercício da cidadania no próximo dia 4 de outubro.

Infelizmente, o abandono está aumentando no Brasil, inclusive de raça pura e pedigree que já foram garantia de conforto e bons tratos para cães e gatos.

“Os motivos para o abandono variam muito. Pode ser ocasionado pela mudança de casa, o envelhecimento do animal ou simplesmente porque a pessoa descobre que não tem condições e nem disposição para criá-lo”, lamenta Vininha F. Carvalho.

Antes de levar o animal para a casa é preciso estar consciente que ele estará criando uma dependência de seus cuidados e que não poderão ser rejeitados nunca mais.

O adotante precisa saber que o animal necessita ser protegido, sem perder a identidade. Jamais deve-se amontoar animais em casa, como se eles fossem seres inanimados. Eles precisam se sentir bem no local, caso contrário podem ficar doentes ou muito agressivos. É preciso respeitar a liderança criada entre eles, tudo precisa ser muito bem planejado para evitarmos que uma ação que parece ser muito bem-intencionada se transforme num sofrimento devido a brigas constantes.

O dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, o verdadeiro protetor dos animais, se consagrou como o Dia Nacional de Adotar um Animal. Existem milhares à espera de uma chance. Uma chance de encontrar comida, um teto, saúde e carinho. Enfim, de encontrar uma família, que possa tratá-los com respeito e dignidade.

A proposta de Vininha F.Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br), idealizadora desta iniciativa é conseguir conscientizar as pessoas nos mais variados segmentos da sociedade. Ver florescer no coração das pessoas sensíveis a vontade de promover a adoção responsável e produzir excelentes resultados em prol dos animais. O lema desta campanha educativa é:-”Plante a semente da caridade. Colha os frutos do amor”.



Publicado em 29/9/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados