Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

17/05/2021 - 13h24min

Polícia

31º BPM realiza troca de comando e Unidade comemora 24 anos

Compartilhar no Facebook

A Passagem de Comando do 31º BPM foi realizada na quarta-feira, 12 (foto). Na ocasião, o major Juceli dos Santos Moreira assumiu o Comando da Unidade, substituindo o tenente-coronel Eduardo Michel.

A solenidade, que também comemorou o 24° aniversário da Unidade, ocorreu no Auditório do CRPO/CS, em Guaíba, e contou com a presença do comandante Regional, tenente-coronel Maurício Campos Padilha; do chefe do Estado Maior do CRPO/CS, Tenente-coronel Franco; do subcomandante do 31° BPM, capitão Volmir Quintana; do subcomandante do 28° BPM, Marcelo Teles, e oficiais do 31º BPM.

O Major Juceli, que assumiu o 31º BPM, integra as fileiras da Brigada Militar desde 1988, com experiência em comandos.

Mulher que matou o marido em fornalha de fumo é presa

 

O crime aconteceu no dia 15 de fevereiro deste ano, no interior do município de Dom Feliciano. A mulher, de 35 anos de idade, confessou que dopou o marido, Erni Pereira da Cunha, 43 anos, colocando sonífero no seu suco de laranja, e depois o queimou em uma fornalha de fumo por três dias. Eles estavam casados havia 21 anos. Primeiro, ela registrou o desaparecimento do marido, mas durante as investigações a Polícia constatou que a história não fechava e descobriu que a mulher tinha pesquisado na internet como matar uma pessoa, o que a tornou suspeita.

Essa semana, a acusada confessou o crime, alegando que vinha sofrendo violência doméstica de Erni nos últimos anos, o que não foi confirmado, além de não haver qualquer ocorrência policial na DP local. Ela foi presa preventivamente e conduzida à Penitenciária Feminina de Guaíba.

O filho da vítima, de 20 anos de idade, também foi preso, enquanto a Polícia investiga sua possível participação no crime. Ele está recolhido no Presídio de Camaquã. Seguem as investigações.



 

 

 

Operação Cúpula desarticula líderes do tráfico que atuavam de dentro do presídio

No dia 26 de novembro de 2020, ocorreu uma tentativa de latrocínio contra motorista de aplicativo no Bairro Alegria em Guaíba. Um indivíduo chamou o motorista, ingressou no veículo, desferiu 16 facadas na vítima e roubou seu aparelho celular. A vítima conseguiu fugir e foi socorrida. Poucas horas depois do ataque, uma equipe de policiais civis da DP local, coordenados pela delegada Karoline Calegari, prendeu em flagrante delito o agressor e recuperou o telefone roubado.

No momento em que os policiais monitoravam a casa do autor do crime, aproximou-se um indivíduo de carro, levando drogas para o suspeito, já que este, por ser usuário contumaz, teria solicitado tele-entrega de drogas logo depois de esfaquear a vítima. O traficante da tele também foi preso em flagrante.

Em aprofundamento às investigações, a Polícia chegou até os fornecedores da droga, lideranças do tráfico no Município, que estão recolhidos na Penitenciária Estadual de Charqueadas.

Na quarta-feira, 12 de maio, a Delegacia de Polícia de Guaíba desencadeou a Operação Cúpula. Com apoio da Delegacia de Polícia de São Jerônimo e da Susep, deram cumprimento a mandado de busca e apreensão em três celas do Presídio. De acordo com a Polícia, foram apreendidos diversos celulares, vários estoques, drogas, anotações do tráfico e mais de cinco mil reais em dinheiro.

Para a delegada Karoline Calegari, titular da DP de Guaíba, a repressão ao narcotráfico é extremamente importante para a redução da criminalidade, especialmente identificando e reprimindo a atuação das lideranças.

 

 

Fábrica Clandestina de Placas de Veículos

Na terça-feira, 11, a Polícia Civil deflagrou uma ação de combate ao crime de receptação e adulteração de sinais identificadores veiculares (falsificação de placas e tarjetas, e remarcações de chassis e vidros). A ação resultou na prisão em flagrante de uma mulher, de 44 anos de idade, por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.

A Polícia descobriu, na cidade de Alvorada, uma fábrica clandestina de placas para a clonagem de veículos roubados na Região Metropolitana de Porto Alegre. O local foi monitorado em viaturas descaracterizadas, a fim de detectar o melhor momento para desencadear a ação.

Uma mulher saía de casa de moto quando foi abordada. Embaixo da roupa, a suspeita carregava dois pares de placas veiculares recentemente falsificadas na fábrica clandestina, inclusive com a pintura ainda umedecida. Em seguida, os policiais entraram na residência, localizando a fábrica no segundo piso, onde eram produzidas as placas, tanto o modelo Mercosul como o antigo, tarjetas, remarcações de vidros e chassis, visando a integral clonagem dos veículos roubados e furtados na Região Metropolitana.

Durante a ação, foram apreendidos uma motocicleta, dezenas de placas e tarjetas falsificadas, pinos para adulteração das numerações de chassis e vidros, além de farto material e equipamentos utilizados para clonagem (adulteração de numerações identificadoras) de veículos.

 

 

 

Duas mulheres são presas por tentativa de homicídio no Bairro Bom Fim em Guaíba

 

Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba prenderam duas mulheres, de 20 e 29 anos de idade, acusadas de praticarem tentativa de homicídio em fevereiro deste ano, no Bairro Bom Fim, Zona Oeste de Guaíba.

De acordo com a Polícia Civil, as mulheres seguiram ordem de um criminoso preso. Elas se aproximaram da vítima e efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo-a na clavícula. No entanto, a vítima conseguiu correr e se salvar. Segundo a Polícia, o crime tem relação com o tráfico de drogas.

De acordo com as investigações, logo depois da tentativa de homicídio, as suspeitas fugiram para a cidade de Nova Petrópolis, onde uma delas foi presa por tráfico de drogas.

De acordo com a delegada Karoline Calegari, esta é mais uma investigação exitosa da DP de Guaíba. As suspeitas foram encaminhadas ao sistema carcerário.

Para o delegado Tiago Lacerda, que responde pela 2ª DPRM, o alto índice de elucidação de crimes desta natureza contribui para a redução dos índices de violência no Município.

 

Foto: Divulgação/BM

Publicado em 14/5/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados