Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/06/2020 - 10h21min

Polícia

Penitenciária Feminina de Guaíba produz setecentas máscaras por dia

Compartilhar no Facebook

Cerca de duzentas pessoas presas de várias regiões do Rio Grande do Sul estão confeccionando máscaras para combater a Covid-19.

Em quatro casas prisionais ligadas à 10ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), que abrange a Capital e a Região Metropolitana, trinta e duas pessoas presas produzem mais de mil máscaras por dia, a fim de fornecer equipamentos de proteção para apenados, servidores e trabalhadores de hospital, além da comunidade em geral. A utilização de mão de obra prisional é uma prática de inclusão social por meio da aprendizagem desenvolvida nas penitenciárias estaduais femininas de Porto Alegre e de Guaíba.


Na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, quinze apenadas trabalham nas nove máquinas doadas por diferentes instituições: Igreja Universal, Conselho da Comunidade e Rotary Farrapos. A produção já atingiu a marca de setecentas peças por dia, e o destino delas é o abastecimento dos presídios da 10ª DPR. No início da pandemia, a produção foi destinada ao Rotary de Guaíba, que distribuía nas comunidades carentes do Município, sendo que setecentas crianças da comunidade também foram contempladas em uma produção extra.



Apresentação de Condutor de Veículo pela Internet

Quando uma infração comportamental, como não usar cinto e exceder a velocidade é registrada apenas pela placa, é necessário que o proprietário do veículo informe quem era o condutor naquela ocasião. Isso é ainda mais importante quando se trata de uma empresa, pois, caso não o faça no prazo legal, será gerada uma nova multa.


Para facilitar esse processo, a apresentação de infrator para veículos de pessoa jurídica também pode ser realizada pela internet, por meio da Central de Serviços do DetranRS. A facilidade está disponível para empresas que têm certificação digital. Foi implementada pelo DetranRS neste mês de maio, e já estava disponível para veículos particulares (pessoa física) desde novembro de 2019.


O detalhamento de como indicar o infrator pela internet está informado no site do Detran: www.detran.rs.gov.br, menu Infrações, Apresentação eletrônica de condutor – proprietário Pessoa Jurídica. A indicação via internet poderá ser realizada para as infrações de trânsito de competência do DetranRS, demais órgãos estaduais e prefeituras do RS, exceto as da prefeitura de Porto Alegre (EPTC).



Família é presa por tráfico em Guaíba

No final da tarde de quinta-feira, 28, policiais civis de Guaíba prenderam em flagrante um casal e seu filho, na Vila Primavera, Zona Sul de Guaíba, por tráfico de drogas.


De acordo com a delegada Karoline Calegari, a família estava sendo investigada. Na primeira fase da Operação Primavera, realizada no ano passado, a mãe já havia sido presa e o filho, na época adolescente, foi apreendido pelo mesmo crime. No entanto, depois de liberados, os suspeitos continuaram traficando.


Na quinta-feira, em cumprimento a mandado de busca e apreensão na casa da família, que também funcionava como ponto de venda de drogas, os agentes localizaram porções de substância com características de maconha, prontas para serem comercializadas.


Pai, mãe e filho estavam na casa e foram presos em flagrante. Segundo a Polícia, o filho responde ainda por duas tentativas de homicídio, uma delas praticada contra o próprio irmão.



Crime Ambiental no Matias

A Patram, em conjunto com a Prefeitura de Guaíba, realizou uma ação na tarde de terça-feira, 26 de maio, na localidade do Matias, Interior de Guaíba. Um homem cortou vegetação nativa em área de preservação permanente e desviou um curso de água para um açude em sua propriedade, caracterizando crime ambiental.


Foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Guaíba. O acusado irá responder processo por crime ambiental.

Publicado em 29/5/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados