Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

24/12/2018 - 10h17min

Polícia

MP cumpre mandados de busca e apreensão em Eldorado do Sul na investigação de desvios do Inter

Compartilhar no Facebook

A Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Brigada Militar, cumpriram vinte mandados de busca e apreensão, na manhã de quinta-feira, 20, em investigação que apura supostos crimes de apropriação indébita, estelionato, organização criminosa, falsidade documental e lavagem de dinheiro durante a gestão 2015/2016 do Sport Club Internacional. Os mandados foram cumpridos em residências e sedes de empresas em Eldorado do Sul, Porto Alegre e Viamão.

Os investigados são Vitorio Piffero, que exercia a função de presidente do Clube; Pedro Affatato, que era vice-presidente de Finanças; e mais quatro vice-presidentes da respectiva gestão, além de pessoas vinculadas a empresas de construção civil, de turismo e de contabilidade.

Conforme as investigações do MP, a principal fonte de fraudes e de desvios patrocinados contra o Internacional ocorreu por meio da retirada de valores em espécie da Tesouraria do Clube por Pedro Affatato, alegadamente utilizados no pagamento de obras para empresas de construção civil e prestação de serviços: os chamados adiantamentos. Foram cerca de R$ 10 milhões entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, retirados diretamente pelo dirigente, que entravam na contabilidade do Clube por meio de notas fiscais emitidas a título de obras que não foram realizadas ou que foram superfaturadas.


Segundo análise técnica realizada pelo MP, de 165 notas emitidas por nove empresas, pelo menos 94% revelaram obras não executadas, executadas parcialmente ou com sobrepreço. Logo depois da retirada de valores a título de adiantamento, houve depósitos de valores idênticos ou muito semelhantes para uma empresa de Affatato com sede em Eldorado do Sul. Entre as obras pagas e não realizadas, estão benfeitorias no futuro Centro de Treinamento de Guaíba, onde existe apenas o terreno com acesso pela Estrada do Conde.

Affatato também é apontado por receber valores de agência de turismo, no curso da gestão 2015/2016, como contrapartida ao superfaturamento na prestação de serviços de turismo ao Sport Club Internacional.

As suspeitas acerca da atuação de Vitorio Piffero, presidente do Internacional no biênio 2015/2016, dizem respeito a sua condição de gestor principal e de efetiva participação em todos os setores do Clube, com pleno domínio gerencial e funcional de todos os fatos praticados pelos demais dirigentes. Piffero nega qualquer envolvimento em irregularidades durante sua gestão.

Empresário morre após ser atacado por abelhas em Guaíba

No domingo, 16, o empresário Adair José Pagani, 55 anos, morreu após ser atacado por um enxame de abelhas. Adair estava trabalhando no trator em seu sítio próximo a localidade de Logradouro, Interior de Guaíba, quando foi surpreendido pelas abelhas por volta das 14h30. Na tentativa de escapar do ataque dos insetos, ele acabou caindo do trator e foi atropelado pela roçadeira. Parentes que estavam no sítio tentaram socorrer o empresário, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. As pessoas que o ajudaram também foram picadas pelas abelhas, mas passam bem.

Adair Pagani era proprietário da Refrigeração Pinguim, técnico reconhecido pelo profissionalismo. Era colecionador de carros antigos e possuía exemplares raros, tendo contribuído para a realização de algumas exposições. Recentemente, havia se comprometido com a Gazeta Centro-Sul em colaborar com uma publicação especial no Caderno Casa & Garagem tão logo o espaço que estava reformando para guardar os veículos fosse concluído.

O empresário era pessoa estimada em Guaíba, onde deixou muitos amigos, mulher e três filhos.

Corpo ao lado de carro carbonizado

Na manhã de quinta-feira, 20, foi encontrado um carro carbonizado com o corpo de um homem ao lado, na localidade de Passo das Taquaras (Petim), Interior de Guaíba. A vítima, que seria motorista de aplicativo, saiu para trabalhar na noite de quarta-feira e não retornou para casa. A Polícia investiga o caso.

Agressão em mercado é gravada

Duas cenas gravadas no Supermercado do Paulinho, em Guaíba, foram postadas na Internet, essa semana, chamando a atenção de muitas pessoas.

A primeira cena foi gravada por um cliente, que se dirigiu ao dono do mercado para reclamar da compra de um pacote de amendoins estragados (com insetos), que supostamente teria sido comprado no referido estabelecimento. Durante a gravação da imagem, o empresário agride o cliente com um tapa repentino.

A segunda imagem indica ter sido registrada de uma câmera de monitoramento da própria loja e acabou vazando nas redes sociais. A mesma cena da agressão é mostrada de um outro ângulo e sem som.

Neste ano, as duas lojas do Supermercado Paulinho, localizadas no Centro e no Bairro Ermo, em Guaíba, foram vistoriadas por Força Tarefa do Ministério Público e e da Vigilância Sanitária, tendo sido constatadas irregularidades, como alimentos estragados e impróprios para o consumo humano, data de validade vencida e alimentos estocados de forma irregular, conforme foi amplamente divulgado pela Imprensa local e do Estado.

A Gazeta não conseguiu contato com o proprietário do Supermercado nem com o cliente até o fechamento desta edição.

Polícia termina com ponto de tráfico

A Polícia Civil realizou a Operação Impáfia, cumprindo mandados de busca e apreensão em combate ao tráfico de drogas no município de Eldorado do Sul.

Na tarde de quinta-feira, 20, agentes da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, coordenados pelo delegado Rodrigo Caldas, cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pelo Forum de Eldorado do Sul, após representação da autoridade policial.

No ponto de tráfico, foram apreendidos R$ 1,5 mil em dinheiro, 60 pinos de cocaína, 24 buchas de maconha, cinco pedras de crack e sete telefones celulares.

A Operação contou com o apoio das DPs de Guaíba e Canoas, bem como de PMs do 31º BMP, Pelotão de Eldorado do Sul. De acordo com a Polícia, seguem as investigações, visando responsabilizar todos os envolvidos no tráfico.

Presos no interior de Barra do Ribeiro

Na noite de terça-feira, 18, por volta das 22 horas, uma guarnição da Brigada Militar, em patrulhamento na área rural de Barra do Ribeiro, visualizou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao abordar e fazer revista pessoal, foram encontrados com os indivíduos 39 pedras de crack, quatro petecas de cocaína, uma tesoura, celular e papelotes. Ambos, com passagens pela Polícia, foram encaminhados à DP local.

Assaltava pedestres em Eldorado do Sul

Na quarta-feira, 19, agentes da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, coordenados pelo delegado Rodrigo Caldas, prenderam preventivamente um homem por crimes de roubo, tendo em vista mandado de prisão expedido em desfavor do acusado, requerido pela DP local.

De acordo com o delegado, a prisão se deu após a conclusão de procedimentos que foram encaminhados ao Poder Judiciário, com reconhecimento do acusado pelas vítimas que foram assaltadas.



Atropelamento gravado na Avenida Castelo Branco

A cena é forte. Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que uma mulher foi atropelada na Avenida Castelo Branco em Guaíba.


O acidente aconteceu na manhã do domingo, 16, quando a mulher atravessava na faixa de segurança em frente a um supermercado. O semáforo estava aberto para os veículos e o motorista não percebeu a transeunte, acertando-a em cheio. A cena é rápida, mas a imagem é chocante. A vítima quebrou alguns ossos do corpo, mas sobreviveu, apesar do impacto violento.

Fica o alerta para as pessoas terem cuidado ao atravessarem ruas e avenidas, mesmo nas faixas de segurança. Motoristas também devem reduzir a velocidade antes das faixas. É importante salientar que, quando há semáforo na faixa de segurança, o pedestre deve esperar o sinal para atravessar.

Foto: MARJULIÊ MARTINI/MPRS

Publicado em 22/12/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados