Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

16/01/2017 - 12h41min

Polícia

Suspeita de Desvio de Alimentos

Compartilhar no Facebook

Polícia segue investigando a ex-secretária de Assistência Social.

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão na casa da vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Luciana Kubiaki (PSD), a Polícia Civil de Guaíba apreendeu uma grande quantidade de alimentos e de diversos produtos com suspeita de terem sido desviados da Prefeitura. Durante a abordagem, que aconteceu no final da tarde, no dia 5 de janeiro, foi encontrado um revólver calibre .38 pertencente ao marido da vereadora, que foi detido por posse ilegal de arma; ele pagou fiança e responderá processo em liberdade.

No dia 6, a Gazeta Centro-Sul telefonou para a Vereadora Luciana, mas ela não atendeu o celular. Minutos mais tarde, o advogado José Haussen retornou o telefonema. Ele disse que aguardaria a liberação do inquérito para se manifestar, o que deveria acontecer na segunda-feira, 9.

Na manhã dessa sexta-feira, 13, a Gazeta tentou novo contato com a vereadora, mas o telefone não foi atendido. Ela apresentou atestado médico, se licenciando da Câmara Municipal por 15 dias.

O que diz a delegada

A Gazeta Centro-Sul conversou com a delegada Sabrina Dóris Teixeira, na tarde dessa sexta-feira, 13. Ela explicou que está juntando documentos e ouvindo depoimentos para concluir o inquérito. A delegada disse que na próxima terça-feira, 17, deverá ter novidades sobre o caso. Entretanto, adiantou que já existe comprovação de que parte dos alimentos encontrados na casa da vereadora foram apropriados da Secretaria de Assistência Social. A polícia ainda aguarda o depoimento de Luciana Kubiaki.

CPI na Câmara

Na noite do domingo, 8, o presidente da Câmara Municipal de Guaíba, vereador Renan Pereira, enviou informação à Gazeta Centro-Sul, comunicando que vereadores encaminharam pedido de uma CPI para apurar em detalhes a administração da Secretaria de Assistência Social na gestão anterior, considerando as informações veiculadas na Imprensa. Ver página 5.

Secretaria não tinha controle

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul entrevistou o atual secretário Municipal de Assistência Social, Luís Ernani Alves (Chacrinha). A Gazeta questionou como ele encontrou a Secretaria e como era feito o controle de compras e de saída dos alimentos e produtos. Luís Ernani disse que, em dezembro, buscou informações sobre a Pasta, mas decidiu retornar somente no dia 2 de janeiro, para assumir seu cargo, pois a ex-secretária permaneceu na Secretaria até o final do mês, mesmo após ter sido desligada e diplomada vereadora, alegando realizar trabalho como voluntária.

Luís Ernani Alves afirmou que não havia qualquer controle de saída dos alimentos para as três casas de acolhimento de menores e para o Abrigo Municipal. Ele explicou que abriu uma sindicância interna para apurar possíveis desvios e está implantando gestão, fazendo levantamento completo do patrimônio da Secretaria, que passou a adotar um sistema de controle sobre todos os produtos que entram e saem da Secretaria. “Acredito que um sistema de controle eficaz irá gerar uma economia entre 30% e 40% na Assistência Social”, avaliou o secretário.

Desperdício de Alimentos

No dia 9 deste mês, a Vigilância Sanitária recolheu vários quilos de carnes e produtos vencidos, na sede da Assistência Social, na Rua Serafim Silva, Centro. Chacrinha explicou que no depósito há quase meia tonelada de feijão que irá vencer em fevereiro, além de outros produtos vencidos como vinagre, leite, farinha e manteiga.

Outras Notícias de Polícia

Assaltos sistemáticos em ônibus na BR

Já se tornou uma prática comum assaltar ônibus que fazem o trajeto Guaíba-Porto Alegre. Nos últimos dias, mais três ataques foram registrados na Capital, um registrado em um ponto na Avenida Farrapos e dois no interior dos coletivos.

O sistema é sempre o mesmo: um bandido embarca no final da linha em Porto Alegre e um comparsa entra no coletivo em uma parada próximo ao Senai. Quando o ônibus chega na Ponte do Guaíba, os bandidos armados e bastante agressivos anunciam o assalto e passam a roubar os pertences dos passageiros, descendo em seguida, onde um carro os aguarda para a fuga. De acordo com informações apuradas pela Gazeta Centro-Sul, a empresa colabora com a BM por meio de reconhecimento dos assaltantes. Essa semana, um bandido foi preso.

A Expresso Rio Guaíba informou que está em fase de testes a instalação de câmeras de monitoramento em todos os ônibus.

Foragido foi preso “armado até os dentes”

Passavam 15 minutos da meia-noite de 8 de janeiro, quando o Serviço de Inteligência da BM de Charqueadas flagrou um indivíduo foragido do sistema prisional durante monitoramento a um conhecido ponto de comércio de drogas no Centro da Cidade. O Pelotão de Operações Especiais foi acionado para fazer a abordagem. Ao visualizar a viatura, o foragido correu para dentro da residência, sendo acompanhado pela guarnição. Os policiais visualizaram uma pistola cal. 9mm na cintura, outra pistola 9mm em uma mão e um revólver cal. 38 na outra.

No local, foram apreendidos mais uma pistola cal. 22; cartuchos; R$ 10,2 mil em dinheiro; U$ 48 dólares; balança; nove aparelhos celular; maconha; crack; cocaína e uma carteira de identidade falsificada.

Comércio de Cocaína

A Brigada Militar de Guaíba surpreendeu uma quadrilha que vendia cocaína no Bairro Moradas da Colina. De acordo com a BM, após incursão e campana em um matagal, os policiais surpreenderam os traficantes que agiam em um “comércio de cocaína” num local conhecido como “Boca do Julinho”.

Na operação realizada no final da noite de 7 de janeiro, foram apreendidos um revólver 38, pinos de cocaína, R$ 2 mil em dinheiro e outros objetos. Segundo a BM, houve resistência à prisão, mas ninguém ficou ferido.

Publicado em 14/1/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados