Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

10/08/2015 - 10h23min

Polícia

Incêndios na Madrugada

Compartilhar no Facebook

Quatro Veículos Incendiados na Madrugada em Guaíba.

Em menos de trinta minutos, quatro carros foram incendiados, em diferentes bairros de Guaíba, na madrugada dessa sexta-feira, 7. O fato inusitado chamou a atenção da população, que cobra respostas das autoridades, que ainda não se manifestaram publicamente sobre o ocorrido.

Extraoficialmente, foram levantadas teses de vandalismo e até mesmo de vingança; contudo, os crimes não estão esclarecidos.

Os Quatro Casos

O primeiro chamado ao número 193 (Corpo de Bombeiros) ocorreu por volta de 1h45, para atender uma ocorrência de incêndio na Rua Bibiano, Bairro Jardim dos Lagos. Ao chegarem no local, dois bombeiros conseguiram conter o fogo em um veículo, que foi parcialmente destruído na parte traseira. O carro não tinha seguro.

Conforme os Bombeiros, durante o atendimento desta ocorrência, houve um novo chamado, do Bairro Engenho, sobre um outro veículo pegando fogo. No entanto, populares teriam conseguido conter as chamas. O veículo, até então, não havia sido identificado. Mesmo assim, seria feito o registro do fato, o que acabou não ocorrendo, pois os bombeiros precisaram atender mais dois chamados.

Um deles dizia respeito a uma caminhonete Malibu, na Rua Brasília, Bairro Coronel Nassuca (queimada parcialmente na parte esquerda). O outro, sobre um veículo Montana (foto), na Rua Gaspar Martins, no Centro, que ficou totalmente destruído.

Quando o proprietário percebeu que o carro fora incendiado, não conseguiu sair de sua residência devido às chamas que se formaram próximo ao local. Apesar do susto, apenas foram registrados danos materiais.

Os quatro incêndios, em diferentes pontos de Guaíba, aconteceram em um período de 30 minutos, o que leva a crer na possibilidade de terem ligação, serem alvos da mesma origem criminosa. As causas estão sendo investigadas.

O que dizem os Bombeiros

A Gazeta Centro-Sul esteve no Comando do Corpo de Bombeiros na manhã de sexta-feira, 7, buscando maiores esclarecimentos sobre ocorrido. De acordo com o Sargento Thompson, no momento das ocorrências, apenas três bombeiros estavam de plantão. “Um ficou no quartel, outro dirigiu a viatura e um terceiro combateu o fogo”, explicou.

O Sargento salientou que foram apenas danos materiais, contudo não há como precisar as causas dos incêndios. “Para isso, teria que ser realizada uma perícia, a Polícia Civil já nos solicitou informações e está investigando o caso”, observou.

Apenas um registro na Polícia

O Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Guaíba está estudando o caso, no entanto não forneceu qualquer informação à Imprensa, conforme vem ocorrendo na operação padrão, em protesto ao parcelamento de salários feito pelo Governo do Estado (ver matéria nesta edição).

Até o fechamento desta edição, apenas um dos casos de incêndio havia sido registro na DP local.

Outras Notícias de Polícia

Polícia Civil prioriza ocorrências graves na DP

O anúncio do Governo do Estado, feito na semana passada, sobre o parcelamento dos salários do mês de julho dos servidores públicos estaduais vinculados ao Poder Executivo teve repercussão direta em Guaíba.

Desde segunda-feira, 3, somente são registradas ocorrências graves (homicídios, latrocínios, lesão corporal); para as ocorrências consideradas “simples”, como perda de documentos, acidentes de trânsito sem vítimas, furtos, ofensas, maus tratos contra animais, e perturbação, o procedimento a ser tomado é fazer o registro através da DP online no site

www.delegaciaonline.rs.gov.br

Outra questão de protesto ao parcelamento de salários é de que os servidores não estão concedendo entrevistas à Imprensa, visando chamar a atenção da população para a importância da medida adotada pelo Governo do RS.

Policiamento Ostensivo

A Gazeta Centro-Sul tentou contato com o comando do 31º BPM, para questionar se o policiamento ostensivo havia diminuído na Região, mas não obteve retorno.

A equipe de reportagem constatou que o número de policiais nas ruas segue dentro da média recente, sem dimunições; contudo, segue abaixo do considerado “ideal”, devido ao pequeno efetivo, uma realidade que ocorre em todo o Estado.

Seminário sobre segurança

Está previsto para ocorrer no dia 20 de agosto o “1º Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública, no Plenário da Câmara, a partir das 19 horas.

Na pauta, o debate sobre a atualização da Lei Funprev, inclusão de recursos no Orçamento 2016 para Funprev; e Instituição Programa Consciência e Prevenção à Violência, junto à Polícia Civil, Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros.

Encontros na Câmara reunindo autoridades da Segurança Pública ocorreram nos últimos meses, no entanto com pouco resultado prático.

Dois Homicídios a tiros no Bairro Ermo

Um brutal assassinato ocorreu na madrugada de segunda-feira, 3, por volta da uma hora, no Bairro Ermo, tirando a vida de Fabiano Rodrigues Xavier, 28 anos de idade.

De acordo com a Polícia, a vítima foi atingida por seis tiros na cabeça, com pistola nove milímetros, próximo a uma residência. O crime ocorreu na Rua David Canabarro.

Outro Caso

Na manhã de quinta-feira, 6, Rodrigo Barbosa Figueiredo, de 31 anos, foi alvejado a tiros, também na Rua David Canabarro, por volta de 7 horas. O SAMU chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Homicídio no Interior

Um homem foi encontrado morto próximo a uma motocicleta na manhã de quinta-feira, 6, por volta das 9h30, na localidade Morro Santana, interior de Guaíba. De acordo com ocorrência policial, supostamente a vítima teria sido alvejada por tiros.

A Gazeta Centro-Sul questionou aos policiais do Setor de Investigações da DP de Guaíba sobre maiores detalhes dos homicídios, sendo informada de que, na operação padrão, devido ao parcelamento de salários, os policiais não repassam informações à Imprensa.

Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.

Publicado em 8/8/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados