Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/07/2019 - 14h11min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Dicas para recolocação no mercado de trabalho

Celso Bazzola

O desemprego está em alta e por mais que haja uma perspectiva de melhora, essa não será em curto prazo. Outro ponto, é que se observa um crescente desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, criando crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Assim, alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança.

Manter a Calma

Pode parecer difícil manter a calma diante o desespero e das informações negativas do mercado, mas, nesse momento, manter a tranquilidade e equilíbrio torna-se um fator essencial para seu reposicionamento.

Para e repare como sempre a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, agir por impulso pode induzir a uma decisão qualquer, que não agregará em sua vida profissional ou poderá deixá-lo(a) vulnerável a golpes, por trás de oportunidades milagrosas de ganhos.

Passos para se reposicionar

1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é, trabalhe o seu network.


2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua autoapresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo.

3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial.

4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quanto os demais itens.

5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.

6. Conheça as empresas que tem interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.

7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo.

Celso Bazzola é consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Publicado em 29/6/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados