Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/03/2017 - 22h46min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Economia de Guaíba é a que mais cresceu no RS!

Economia de Guaíba é a que mais cresceu no RS!

Foi divulgada esta semana uma análise elaborada pelo pesquisador Vinícius Dias Fantinel da Fundação de Economia e Estatística do RS, que aponta Guaíba como o município que apresentou o maior crescimento na participação no PIB do Estado, saindo da 25ª colocação em 2002 para a 14ª em 2014. O segundo município é Gravataí, que passou da quinta posição para a terceira. Caxias do Sul continua com a segunda colocação.

De acordo com o pesquisador, este crescimento se deve principalmente a atividade de construção civil. Este setor estava impactado pela ampliação da fábrica Celulose Riograndense, que só passou a operar em plena capacidade em 2016.

A análise foi apenas até 2014, o que significa que não considerou os efeitos da atual crise econômica, que se iniciou em 2015 e intensificou-se em 2016. Mas mesmo assim é um bom resultado para Guaíba. É preciso saber se isso se refletiu em um maior desenvolvimento socioeconômico no Município. O que mudou em Guaíba de 2002 a 2014?

Desemprego recorde em 2016!

Foi divulgado também o fechamento do índice de desemprego do IBGE para 2016, eram mais de 12,3 milhões de pessoas desempregadas na virada do ano. Foi o maior número da história de acompanhamento do Instituto.

As previsões de reversão deste quadro são apenas para o segundo semestre de 2017, talvez no final do ano. É uma perspectiva muito ruim.

O fechamento de janeiro já foi próximo aos 13 milhões. Isso significa que a melhora em alguns índices como o da inflação, taxa de câmbio e perspectiva de crescimento do PIB nacional ainda não estão sendo sentidas pela grande população. A economia precisa da participação destas pessoas, e por óbvio, as famílias destas pessoas precisam urgentemente da participação delas na economia do nosso País.

Foton em Guaíba

Em busca de boas notícias fui ao site da Foton para ver como está o andamento da “nossa fábrica”. Encontrei uma notícia de janeiro de 2017 que informa o início da produção de caminhões em Caxias de Sul a partir de março, mas ressaltam: até a conclusão da sua fábrica própria em Guaíba!

O otimista dirá: - “A fábrica de Guaíba ainda está nos planos!”. O pessimista dirá que já era, a fábrica vai para Caxias do Sul. Se o cenário fosse inverso, escreveria eu aqui que nossos políticos não poderiam deixar a oportunidade passar, se já estão montando caminhões, para fabricar falta pouco! O que será que os “gringos” estão pensando?

Márcio Silveira

[email protected]

Publicado em 25/2/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados