Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

28/11/2016 - 13h58min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sirvam nossas “façanhas”

O Estado do Rio Grande do Sul agoniza desde o início do Governo Sartori, não que ele tenha causado isso, seria uma grande injustiça colocar a culpa no atual Governo com um histórico de 37 anos com déficit em uma análise dos últimos 43 anos. Mas também não estou aqui dizendo que não foram cometidos erros desde 2015. O fato é que o Estado passa pela talvez maior crise econômica.

A questão não é saber de quem é a culpa, mas sim descobrir como resolver esta situação. Com o pacote proposto o governador planeja economizar R$ 6,7 bilhões nos próximos quatro anos, é uma meta audaciosa e difícil de ser atingida, mas a situação atual impõe medidas difíceis. Ninguém espera que uma situação como a que se encontra o Estado seja resolvida com medidas amenas. Na apresentação do pacote foi dito que não há plano B, ou são aprovadas estas medidas ou o Estado não vai conseguir pagar a folha.

Entre as medidas está a proposta de extinção de 9 fundações, de acordo com o apresentado, o Estado possui 19 fundações que arrecadam aproximadamente 47 milhões reais e gastam 177 milhões de reais. Muitas pessoas serão afetadas por esta proposta e as mobilizações já começaram. Um argumento para a não extinção destas fundações é o trabalho relevante desenvolvido por algumas, como por exemplo a FEE - Fundação de Economia e Estatística. Não pretendo entrar neste mérito, se são úteis ou não, se desenvolvem um bom trabalho ou não. Outro argumento é que talvez o Governo tivesse outras prioridades para reduzir gastos. É uma discussão ampla, e difícil de se fazer. Porém, sabemos que o momento é de calamidade financeira e que, talvez, as consequências em não conseguir sanar a dramática situação atual sejam muito pior que as que poderemos sofrer com a extinção destas fundações. Também devemos considerar a grande dificuldade de gestão dos nossos órgãos públicos, por inúmeros fatores, e esta questão também deverá ser considerada na decisão de extinguir ou não.

Márcio Silveira

[email protected]

Publicado em 26/11/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados