Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

04/01/2021 - 10h16min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Bastidores das Entrevistas

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul apresentou uma entrevista com o prefeito de Guaíba, José Sperotto (PTB), que está deixando o cargo. Nesta edição, a Gazeta apresenta uma entrevista com o prefeito Marcelo Maranata (PDT), que está assumindo. A seguir, comento sobre os bastidores das entrevistas: minhas percepções e informações adicionais.

José Sperotto

Apesar de admitir algumas falhas de comunicação, principalmente com os servidores, Sperotto resiste em fazer autocrítica sobre seu trabalho como gestor, considerando o fato de ter se apresentado como arquiteto e urbanista e não ter conseguido melhorar o ambiente urbano de forma significativa.


Sperotto ressaltou que não teve tempo de fazer tudo o que planejou e lamentou não poder completar o trabalho em um segundo mandato. Ele se queixou da burocracia e da pandemia, que dificultaram as ações do Governo. Lamentou, também, a confusão no ano de 2018, quando uma investigação do MP, na Diretoria de Compras e Licitações, resultou em afastamento temporário de toda a equipe, sem que fossem encontradas irregularidades. Os servidores retornaram a seus cargos, mas o desgaste foi grande para o Governo, além de emperrar a execução de projetos.


O resumo de suas realizações ficou registrado na entrevista publicada no dia 24 de dezembro. Numa escala de zero a dez, foi um governo nota 7 na minha avaliação, considerando o enfrentamento da pandemia.



Marcelo Maranata

Durante a entrevista que está publicada nesta edição, o prefeito eleito Marcelo Maranata demonstrou estar focado na nova missão que está assumindo. Se apresentou com otimismo e disposto a fazer um governo compartilhado com a sociedade. Não conseguiu esconder sua preocupação com as finanças do Município. Em alguns momentos, arregalou os olhos para falar de dívidas, que calculou entre R$ 70 milhões e R$ 90 milhões, considerando empréstimos que terá de pagar, incluindo a PPP com a CMPC, que ainda não teve o acerto de contas.


Na entrevista com o Sperotto, ele fez esclarecimentos importantes sobre esta questão dos financiamentos.



Compromisso com os Partidos

O Maranata despistou quando questionado sobre a pressão que estaria sofrendo dos vereadores em relação a ocupação de cargos no seu governo, além do fato de anunciar que irá administrar por dois meses, sem secretários, diretores e CCs.


Maranata deixou bem claro que seu compromisso é com os presidentes dos partidos, com quem disse manter um diálogo franco, e não diretamente com os vereadores. Ele ratificou que não irá interferir na Câmara Municipal e que não terá toma-lá-dá-cá entre Executivo e Legislativo, conforme já havia dito na entrevista coletiva de Imprensa. Afirmou que vai mandar os projetos de lei para a Câmara e os vereadores terão liberdade para votar, devendo prestar contas aos seus eleitores.


Resumo da bufa: vereador que fizer pressão para votar a favor em troca de cargos vai ter de se explicar para a comunidade.


Se essa posição firme do chefe do Executivo persistir, o que tenho dúvidas, será a primeira vez na história da Cidade. Na verdade, Maranata deixa um recado direto aos vereadores de que não vai se curvar a possíveis chantagens. Para um entendedor razoável, o que foi dito basta.



Assinatura Eletrônica

Sobre como governar sem secretários, abraçando várias secretarias, Maranata ressaltou que irá usar o sistema de assinatura eletrônica para dar conta da burocracia. Disse que está contando com o apoio dos servidores de carreira. Se por um lado o prefeito dá uma esfriada protocolar nos vereadores, por outro, valoriza sobremaneira os servidores efetivos. Vamos ver quantos FGs serão necessários.


Maranata prometeu dedicar atenção especial à Saúde, olhando os contratos com lupa. Deixou escapar que irá promover mudanças no setor, mas não explicou quais. Insisti bastante para que revelasse seus planos, mas não quis divulgar, justificando que é para não atrapalhar sua estratégia ainda em construção.


O prefeito não se aprofundou nas respostas. Impressionante a habilidade do Maranata para despistar; é liso. Percebi que eu e a Tia Alaíde vamos ter bastante trabalho pela frente. A Tia Alaíde me contou que já comprou um copo especial para escutar conversas através das paredes.



Procurador-geral continua

Tenho insistido para descobrir alguns nomes cotados para assumirem o novo secretariado lá em março, mas está difícil. No entanto, na entrevista que aconteceu no dia 17, o Maranata adiantou que o procurador-geral do Governo Sperotto, César Waimer, vai continuar no cargo, considerando seu conhecimento dos processos do Município em andamento. É uma decisão corajosa do Maranata, que eu admiro. Mas cria uma situação inusitada: o único CC contratado inicialmente pelo novo Governo é o braço direito do Sperotto.



Nova Secretaria

Outra novidade divulgada durante a entrevista foi a criação de uma Secretaria de Compras e Fiscalização de Contratos. A nova Pasta terá uma estrutura especial para garantir que os contratos da Prefeitura sejam juridicamente perfeitos. Decisão muito acertada.



Contra Reeleição

O Maranata ratificou que é contra reeleição. Jurou de pés juntos, sem figa, que não irá se candidatar à reeleição. - Vai mudar de opinião lá adiante, provoquei. Ele se ajeitou na cadeira, me encarou e respondeu em tom definitivo: “não”. Anotei com letras maiúsculas.



Sobre a Setudec

Essa semana, questionei sobre a continuidade da Setudec, considerando o manifesto do pessoal da Cultura. O Maranata disse que ainda não tomou qualquer decisão. Por meio de nota, afirmou: “Ainda é cedo. Estou focado na Saúde, Educação, Obras e Meio Ambiente. A transição de 20 dias impede de aprofundar em todas as áreas. Mas, assim que tiver mais detalhes, vou informar”.



Feliz 2021!



Leandro André

[email protected]

Publicado em 31/12/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados