Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

20/05/2021 - 08h30min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Vacinação e Aulas Presenciais

Na semana passada, abordei aqui na Coluna sobre o fato de não estarem acontecendo aulas nas escolas públicas do RS, tanto na rede municipal quanto na estadual, desde o ano passado, devido à pandemia. Entre os maiores problemas, estão a falta de acesso à internet e a falta de equipamentos adequados. Mesmo os estudantes que estão assistindo as aulas remotas estão prejudicados, considerando o período muito reduzido e o conteúdo que não chega nem perto do programa aplicado no sistema presencial.


O grande problema é a evasão escolar, ou seja, aqueles milhares de jovens que abandonaram a escola. Isso é grave. Então, é preciso vacinar com urgência os professores e funcionários de escolas a fim de retomar com segurança o mais breve possível as aulas presenciais.


Questionei o Governo Municipal de Guaíba se existe um plano de vacinação para o magistério e recebi a nota que segue.


“A Prefeitura de Guaíba já está alinhando o plano de vacinação, para assim que sair a decisão judicial nessa sexta-feira, possa começar a ser executado. O maior desejo da atual gestão é a imunização dos professores, para que assim possam voltar para as escolas com maior segurança, e os nossos alunos, possam começar a se adaptar ao modelo híbrido de ensino, até que possamos fazer a total retomada com segurança.”



Puxando o Governo pra Baixo

De um lado, vemos o prefeito Marcelo Maranata saindo diariamente cedo para a batalha, empolgado, atuando na linha de frente, o que é positivo. Mas do outro lado, um grupo de CCs segue puxando o Governo pra baixo, com altos salários, acrescidos de portarias de cem por cento. Não se sabe a carga horária e o que fazem exatamente na Prefeitura a maioria deles. Tudo isso acontecendo em meio a um litígio com os servidores de carreira e professores sobre a reposição inflacionária dos salários.


Quando parecia que esta questão das portarias estava superada, com o cancelamento, além de continuar, eis que circula nas redes sociais uma troca de mensagens entre CCs do Governo: “O homem mandou avisar que carregou aquele cartãozinho também ok?”, comemorou um CC faceiro feito pinto no lixo. O sujeito recebe salário R$ 9 mil (com a portaria de 100%), ninguém sabe o que ele faz na Prefeitura e ainda ganha vale-refeição.


É de cair os butiás dos bolsos!



Onde estão os celulares?

Recebi denúncia de que o Governo Sperotto teria comprado nove iPhones, modelo 12, e que os equipamentos não foram encontrados pela atual gestão. Questionei a Prefeitura sobre isso e recebi a nota que segue.

“A atual gestão foi atrás dos documentos que comprovem a compra e achou a nota de 9 iphones modelo 12. Na virada do ano, os termos de responsabilidade sumiram, e não foi encontrado nenhum registro sobre os iphones. No início do ano, foi devolvido um iphone modelo 6 para o setor de TI.


O governo atual não utiliza nem chips, nem telefones funcionais. O Prefeito Maranata utiliza seu próprio telefone e chip, assim como todo seu escalão.


Será aberto ainda essa semana, uma sindicância para averiguar o processo de compra desses telefones, a finalidade e a quem foram concedidos.”



Licitações e Empresas Locais

Essa semana, conversei com o presidente da Câmara Municipal de Guaíba, vereador João Collares, sobre a importância de dar ampla publicidade aos processos licitatórios, tanto da Câmara quanto da Prefeitura, divulgando nos sistemas digital e impresso. Collares concordou. Além disso, destaquei que é preciso ajudar as pequenas empresas locais, dentro da legalidade, para se habilitarem a participar das licitações, visando estimular a economia do Município.


Recomendo a leitura do Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição, que fala sobre a importância da valorização das empresas e ações locais.



Procuradoria da Mulher na Câmara

Está em funcionamento, na Câmara Municipal de Guaíba, a Procuradoria da Mulher, um canal especial de apoio às mulheres. Uma ação idealizada pela vereadora Carla Vargas, que é a procuradora, tendo a vereadora Letícia Maidana como adjunta.


O órgão independente atua no combate à violência e discriminação contra as mulheres, encaminhando e orientando quem precisa. Uma iniciativa elogiável, considerando que muitas vítimas de agressões ficam desorientadas e vulneráveis.


A Procuradoria da Mulher atende na Câmara, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18 horas.



Política Nacional

Enquanto seguimos lutando pela vida, o STF segue governando o País, com Gilmar Mendes e seus pares; a CPI investiga o Governo Bolsonaro, com o Renan Calheiros no comando do espetáculo; a campanha de vacinação do Governo Federal destaca que é preciso usar máscara e não aglomerar, tudo ao contrário do que faz Bolsonaro, o presidente do País; e as viúvas do Lula fazendo campanha aberta para o retorno do “injustiçado”, pois toda a roubalheira que aconteceu, assumida pelos próprios ladrões, não aconteceu, segundo o STF, foi uma invenção do Sérgio Moro.


Coronavírus, Gilmar Mendes, Bolsonaro, Lula e Renan Calheiros. Dorme com um barulho destes.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 14/5/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados