Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

07/09/2020 - 11h15min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

60 Anos

Essa semana, completei 60 anos de idade. Sou de uma geração que vive a maior transformação da humanidade: de antes da existência da TV ao celular entrando na era 5G.

Vivi os cinemas de calçada, os intensos debates filosóficos em botecos, a política com ideologia, a música de qualidade, o som de vinil, a poesia com alma, o jornalismo de redação, a notícia completa, a reivindicação definida, o conteúdo com valor e as frutas com gosto.


Vivi perrengues, também, como fila longa para comprar um telefone fixo, cabine para ligar à distância, espera para revelar e ver a foto, fumar por tabela no ônibus, pesquisa da escola em enciclopédia, ir à praia de carona e acampar, e o perigo da ditadura. Bebi água de filtro de barro, andei de carro sem cinto de segurança, usei tamanco e calça boca-sino, tomei Q-suco de groselha, vinho com água e açúcar na infância, dancei hastel apontando para o teto, esperei a TV esquentar para assistir Os Três Patetas, curti as propagandas do chocolate preto e branco e dos cobertores Fiateci, coloquei plástico colorido na frente da TV e Bombril na antena para melhorar a imagem.


Vivi a chegada da TV a cores, do PC e do telefone celular, o qual já usei na cintura como revólver. Acompanhei a mudança do vinil para o CD, depois para o pen drive até baixar músicas da Internet. Vivi a chegada da Internet e sua evolução engolindo a vida presencial com o celular que faz tudo.


Do cinema ao Streaming; da enciclopédia de papel ao Google; do telefone discado ao celular; da válvula e do chuvisco à Smart TV 4k. Presente!


Nestas seis décadas, fui filho, pai e avô; constituí família. Fui estudante e professor; ouvi e contei histórias; fui ajudado e ajudei; errei e acertei; caí e levantei. Escrevi um livro e estou escrevendo outro; criei um parque natural; plantei muitas árvores; fundei um jornal. Já visitei muitos países, estive em muitas cidades; estudei em Londres; cantei nos Canarinhos do Colégio São João; fui diretor cultural do Itapuí; voei de asa delta no Rio de Janeiro; tomei banho na Praia da Alegria; mergulhei em Fernando de Noronha. Me emancipei aos 18 anos para fundar o Curso de Inglês Know-How; perdi com crises e sobrevivi trabalhando, sempre trabalhando.


Assisti Hair muitas vezes e me emocionei em todas; assim como todas as vezes que escuto Bob Dylan cantar Blowin in The Wind e escuto I Dreamed a Dream do musical Les Miserables.


Tive pai e mãe cuidadosos, senti e sinto a dor da perda dos pais, de um irmão e de uma irmã. Aprendi a conviver com a saudade e a me sintonizar com as coisas boas; compreendi que o certo é fazer o certo, que lutar é tão importante quanto saber pelo que lutar; respeitar a natureza, que é essencial ter saúde, participar, ajudar e viver para ter histórias pra contar.


Eis um novo idoso, em plena pandemia, refletindo e compartilhando seis décadas de vida, pensando na fila preferencial, na vaga especial de estacionamento e, principalmente, na meia entrada: coisa boa, meia entrada.


Sou grato a muita gente por chegar até aqui, em especial a minha família, que irriga minha vontade de seguir em frente. Gratidão!



Reculuta

Foi importante o retorno da Reculuta da Canção Crioula, mesmo que virtual devido à pandemia. Assisti parte do Festival pelo YouTube. Apesar de não ter carteirinha de gaudério, achei bacana; sou gaúcho. Um patrimônio cultural de Guaíba foi resgatado depois de sete anos.


Como tudo o que é virtual, teve abrangência e envolvimento tec-tec, mas, quando os artistas abriram a gaita, o som do violão ecoou e a voz cantou a vida do campo, foi autenticada a importância da raiz.


Parabéns aos organizadores e aos artistas!



Roberto Jeferson e Bolsonaro

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, deixa claro, a cada dia, que é o dono do partido, determinando, sem consultar as bases, que a sigla somente irá se coligar com partidos que apoiam o Presidente Bolsonaro. A maioria até pode concordar, mas na política partidária nada pode gerar mais conflito e desarmonia do que partido com dono que se acha. O PSL é um exemplo.


Lideranças gaúchas do PTB não estão gostando desta paixão de Roberto Jefferson por Bolsonaro e, principalmente, das decisões sem consulta.


Roberto Jefferson se destacou na política como o coordenador da distribuição do mensalão, assumiu a culpa e foi preso por isso, mas fala como um estadista, escancarando uma contradição que só acontece na política partidária. Com voz mansa e facilidade de comunicação, suas palavras cortam.


Assisti uma entrevista com o cacique petebista em que ele afirmou ter dito para o Bolsonaro que disponibiliza o PTB para o presidente da seguinte maneira: onde o PTB é mais forte, o comando segue do PTB, e onde o Bolsonaro é mais forte, o comando passa para o presidente. A única exigência é que ele se mantenha na presidência nacional do partido.



Maranata lança pré-candidatura

Por meio de um vídeo nas redes sociais, o empresário e ex-vice-prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, lançou a sua pré-candidatura a prefeito pelo PDT, na segunda-feira, 24 de agosto.


O PDT busca um(a) vice para a chapa. A ideia é ceder espaço para outro partido da coligação. No entanto, tudo está sendo muito bem estudado, pois o nome do vice pode agregar ou afundar a candidatura, considerando o ponto mais importante: coerência. No PDT, surge o nome da professora Débora Rocha, ex-coordenadora de Educação, mulher, negra, moradora da Cohab. Nada definido, mas nomes começam ecoar pelos corredores.



Eleições 2020

Os partidos políticos estão organizando suas convenções. Segundo a Tia Alaíde, o PP de Guaíba irá continuar com o Governo Sperotto. Anotei.


Na próxima semana, a Tia Alaíde promete muita informação de bastidores. Até lá!



Leandro André

[email protected]

Publicado em 28/8/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados