Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

16/07/2020 - 10h11min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Internet para Estudantes

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul divulgou o projeto Conectados pela Educação, que visa garantir acesso à internet para cerca de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Guaíba que não dispõem de conexão em casa e, por isso, enfrentam dificuldades para estudar nesta pandemia.

É preciso ressaltar esta ação realizada em parceria entre o Comdica, o Ministério Público de Guaíba e a SME, com o apoio da Câmara Municipal.


Quando está errado, criticamos; e quando está certo, elogiamos. Golaço, o projeto Conectados pela Educação!



Dez Leitos de UTI em Guaíba

A Tia Alaíde me ligou ofegante para dizer que até quarta-feira, dia 15, Guaíba deverá receber OK do Governo do Estado para a implantação de dez leitos de UTI no prédio do futuro Complexo Hospitalar do Município, visando oferecer tratamento a pacientes com Covid-19, moradores de Guaíba e Região.


A Prefeitura não confirmou a informação, limitando- e a dizer que estão em tratativas com o Estado e tal. Mas como minha Tia é fonte de ouro, eu acredito que vai se confirmar.



Gente de Fora na Aldeia

A matéria de capa da Gazeta Centro-Sul na semana passada, sobre a parada geral da CMPC, gerou repercussão. Mais de dois mil e duzentos trabalhadores deverão vir de fora da Aldeia, inclusive de fora do RS, para trabalharem na fábrica durante a parada. Como estamos em plena pandemia, gerou frisson.


A empresa informou sobre os rígidos procedimentos preventivos de segurança a serem adotados. Os leitores solicitaram mais detalhes sobre números e a Gazeta está divulgando nesta edição. Confira ao lado.



Os Pré-candidatos

Servidores públicos que irão se candidatar a cargo eletivo nas eleições municipais de novembro deverão deixar seus cargos até o dia 14 de agosto. Para secretários e diretores municipais, o prazo já se esgotou.


Nomes começam a surgir; críticos e gente denunciando, também. Começou a campanha eleitoral, ainda por tabela.


É importante analisarmos os críticos mais fervorosos, os dramáticos, e procurarmos saber com quem eles estavam na campanha eleitoral passada.


Em relação aos nomes de pré-candidatos a prefeito, eu divulgo quando me informam. Não fico batendo de porta em porta e perguntando.



Reculuta no Computador

A Reculuta é festival de música crioula, de raiz, coisa de gaudério em cenário campeiro. Vai ficar estranho na Internet, mas é melhor do que não fazer. Novos tempos.


Auxílio Emergencial

O Governo Federal criou o Auxílio Emergencial de R$ 600 por mês para ajudar pessoas pobres, que atuavam no mercado informal e por meio de microempresas individuais e que ficaram sem renda durante a pandemia. Acontece que algumas pessoas de classe média alta solicitaram e receberam os seiscentos pila.


A polêmica chegou na Aldeia e é claro que fui cobrado a me manifestar. Apurei as notícias que circularam na Internet e confirmei que alguns clientes da Nike estão na lista. Em um dos casos, houve devolução. Ouvi explicações de que é um direito e que a solicitação estaria de acordo com as regras do programa. Vamos ver o que a Justiça vai decidir.


Fica difícil de aceitar, sem tossir, o fato de que pessoas de famílias de posses estão usando um auxílio emergencial que deveria ser destinado à população sem renda para não passar fome nesta pandemia.



Fake News na Campanha Eleitoral

Dos quase 210 milhões de brasileiros, chegamos à marca de 102 milhões de usuários no Facebook e 64 milhões no Instagram. O povo gosta das redes sociais. Acontece que enquanto o mundo digital não for devidamente regulamentado, publicações, compartilhamentos e comentários sobre qualquer assunto, sem preocupação alguma com a veracidade dos fatos, vão continuar. Isso aconteceu durante a campanha eleitoral em 2018; uma guerra de fake news entre grupos políticos rivais. Tudo indica que vamos assistir a reprise deste filme.



Alojamento Coronavírus

Impressionante a revelação feita pela Prefeitura de Guaíba de que 25 trabalhadores da empresa Cobra, alojados em barracas de lona na Estrada Santa Maria, se contaminaram com o novo coronavírus. Aglomeração de trabalhadores em barracas. É de cair os butiás dos bolsos!



Boneca Teresa

É uma expressão antiga. No meu tempo de criança, quando alguém contava algo que todos já sabiam, se dizia: “Boneca Teresa”. A origem disso deve estar relacionada ao nome comum dado às bonecas na época do Ariri Pistola. Está claro que não cozinho na primeira fervura.


Quando ligamos a TV, lá vem uma enxurrada de informações e comentários Boneca Teresa. O mesmo acontece nas mensagens via redes sociais. Resumo da bufa: ninguém sabe coisa alguma com profundidade sobre o novo coronavírus, então o que se apresenta é o mesmo do mesmo: Boneca Teresa.


Dica do colunista: enquanto não tivermos vacina, não perca tempo com Boneca Teresa, principalmente as aterrorizantes. Te cuida, usa máscara, lava as mãos, não entra em aglomerações e espera, aproveitando o tempo da melhor maneira que conseguir.



A Importância das Dicas

Vou falar sobre este tema na próxima semana.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 10/7/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados