Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

02/01/2020 - 10h30min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O que marcou 2019

Mais um ano que se vai e outro que chega nesse roteiro dramático da vida. Que bom que estamos aqui e que vamos em frente.

Neste contexto, separei alguns fatos marcantes do ano que está encerrando, em Guaíba e Região, para relembrarmos e refletirmos. Recomendo, também, a leitura do Editorial desta edição.

Pressão por Cargos

O vereador Arilene Pereira assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Guaíba pressionado pelos pares da Casa para chamar o terceiro assessor parlamentar. Resistiu e não chamou.

Postos de Saúde

No início do ano, a Prefeitura de Guaíba anunciou que faria melhorias nos postos de saúde, que estão bem degradados. O ano terminou e não foram realizadas as melhorias. A promessa foi adiada para o próximo ano.

Mineração de Carvão

Uma bomba. Em fevereiro, a Gazeta Centro-Sul trouxe em manchete a intenção da Copelmi de executar um megaprojeto de mineração de carvão mineral na Região. Está em análise pela Fepam o tal projeto, que corresponde a maior mina de carvão mineral a céu aberto do Brasil, em Eldorado do Sul, bem perto. Eu entendo que se isso acontecer será uma tragédia ambiental.

Enquanto no mundo o carvão está deixando de servir como matriz energética por tratar-se de energia suja, querem começar a bagaça por aqui. É de cair os butiás dos bolsos!

A Verdade Sobre o IPTU

A nova planta de valores que passou a servir de base para o cálculo do IPTU, em Guaíba, com respaldo da Justiça, deu o que falar. Casos de aumentos abusivos foram generalizados, gerando polêmica.

Aqui na Gazeta, como sempre acontece, abrimos espaços para o movimento de protesto, mas o caso foi tratado com profissionalismo, de forma racional e não passional, conforme manda a cartilha do jornalismo. Noves fora, no final das contas estávamos certos mais uma vez.

Repensando Guaíba

Diante de ladainhas sem fim e muralhas de conceitos predatórios que sufocam a cidade, sugeri que a Acigua liderasse um movimento para reeditar o Seminário Repensando Guaíba, visando discutir os problemas do Município e tratá-los de forma proativa. Sabe qual foi o retorno que tive da Acigua sobre esta questão? Nenhum.

Um exemplo do quanto a crítica rasa é ruim para a cidade pode-se medir analisando reações em relação ao letreiro instalado no Parque Natural (Sala Verde) “Eu Amo (coração) Guaíba”. A maioria da população gostou e tira fotos no local, mas uma minoria com visão de chaveirinho, confundindo eternamente governo com município, insiste em ridicularizar com animação corrosiva. Se uma cidade é ruim, na verdade, quem é ruim de fato?

Desculpa que irrita

Batemos forte aqui na Gazeta Centro-Sul sobre a necessidade de o Governo Municipal ajudar as escolinhas de futebol para se adaptarem a nova legislação e receberem apoio, recursos públicos. A desculpa de que o Governo não pode fazer repasses devido à legislação e assim lavar as mãos é algo que irrita.



O Futuro Prefeito

Na edição do dia 13 de abril, escrevi uma coluna com o título: “Quem será o futuro prefeito de Guaíba?”. Durante a reflexão sobre o tema, questionei a atuação da oposição.

Recadastramento Biométrico

Em abril, a Gazeta Centro-Sul trouxe matéria de capa alertando sobre a fraca participação dos eleitores no recadastramento biométrico.

Nas eleições de 2020, quem não tiver feito o recadastramento (prazo se encerra em março) não poderá votar. E, pelo jeito, o número de eleitores que não estará apto a votar será bem grande. Estou calculando em mais de dez mil somente aqui na Aldeia.

Cultura da Tapeação

Abordei aqui na Coluna sobre a quantidade de obras públicas malfeitas na Aldeia, além da esculhambação da fiação nos postes, devido à falta de fiscalização da CEEE em conjunto com a Prefeitura, e das obras mal acabadas da Corsan. A cultura do desleixo e da gambiarra nos aproxima da Casa da Mãe Joana.

Usina de Asfalto

A Prefeitura de Camaquã começou a preparar a implantação de uma usina municipal de asfalto. Se funcionar, poderá servir de modelo na Região.

Oposição Tóxica

O projeto de lei que autorizou a cedência de terreno para ampliação da empresa Atacado Negrão foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Guaíba. No entanto, parte da oposição, apesar de ter votado a favor, valeu-se de erros formais do projeto para denunciar ao MP. O resultado da manobra sorrateira foi a desistência da ampliação por parte do empresário e, consequentemente, a perda de aproximadamente 120 empregos diretos em Guaíba. Registrei a manobra aqui na Coluna como atitude de “oposição tóxica”.



Controle Social

Destaque especial para o trabalho do Observatório Social de Guaíba, que segue fiscalizando as contas públicas com isenção partidária. Isso é muito importante, muito.



O Caso Renan

O Tribunal de Justiça trancou o processo contra o ex-vereador de Guaíba Renan Pereira. Segundo os desembargadores da Quarta Câmara, o MP não apresentou indícios mínimos de autoria dos fatos.


Com a decisão da Justiça, Renan disse que está provando que foi vítima de sensacionalismo e não descartou a possibilidade de concorrer a prefeito de Guaíba. A decisão judicial e a declaração do ex-vereador geraram frisson nos bastidores políticos da Aldeia.

O ex-secretário de Saúde, Itamar Costa, também fez desabafo na Gazeta. Disse que foi demitido em uma padaria. Itamar ressaltou que até o momento nada foi provado contra ele, seguindo na linha do Renan.

CT do Inter

Andou bastante o processo de implantação de um grande Centro de Treinamento do Inter em Guaíba. Licenças foram emitidas e a doação do terreno foi legalizada.

Eleição para o Conselho Tutelar

Segundo o Comdica, três candidatos eleitos para o Conselho Tutelar de Guaíba e um suplente cometeram irregularidades e tiveram suas candidaturas cassadas. Todos conheciam bem as regras. Lamentável.

MP e a Comunidade

O Ministério Público de Guaíba termina o ano mais próximo da comunidade. Foi criada a Rede Ambiental do Município.

Reflexões

Durante as reflexões que provoquei aqui na Coluna durante o ano, destaque para a necessidade da Câmara Municipal de Guaíba evoluir, promovendo grandes debates; a questão da maternidade; diferenças e semelhanças entre os governos Lula e Bolsonaro; turismo, beleza e feiura em Guaíba; jornalismo profissional em combate às fake news; o erro em não aplaudir o Hino Nacional; o eterno tapa-buracos, caro e inútil; a importância dos ecopontos; obras paradas das creches municipais; número de CCs na Câmara; Município não pode ser confundido com governo; a importância da Educação Ambiental; a ilusão da política partidária; a qualidade do ar em Guaíba; o PA usado como hospital; a realidade das ruas e calçadas da Aldeia; e sobre as emendas parlamentares impositivas, entre outras.



Trabalhos Sociais

Destaques do ano para os trabalhos sociais realizados em Guaíba. Ações para aplaudir de pé!

Projari; Banco de Alimentos; APAE; Lar Irmã Esther; Rotary; Casa da Amizade; Lions (doações de óculos aos estudantes carentes); Assembleia de Deus; Igreja Nossa Senhora do Livramento; Projeto SuperAção; Arrecadadores de Sorrisos; Vagalumes da Esperança; e Grupo Anjos sem Asas.

Promessas para 2020

O Governo Municipal de Guaíba prometeu realizar em 2020 e eu anotei para cobrar: colocar o hospital em operação; reformar os postos de saúde e o Ginásio Coelhão; asfaltar as vias mais importantes da cidade e criar duas perimetrais.

A CMPC, por meio de um TAC, anunciou a revitalização da Orla na Zona Sul do Município.

O Governo do Estado prometeu inaugurar a nova DP de Guaíba e implantar o cercamento eletrônico da cidade.

O Inter prometeu um Centro de Treinamento de ponta, com hotel e instalações modernas.

Tudo anotado numa mesinha ao lado da cadeira do papai.



Boa Notícia

No apagar das luzes deste 2019, uma boa notícia: a Associação responsável pela operação do Complexo Hospitalar de Guaíba abriu inscrições para começar a contratar. Ver página 4 desta edição.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 28/12/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados