Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 27 de abril de 2024

15/07/2019 - 14h55min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

De Volta ao Passado

Acompanhei a audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Guaíba na quinta-feira, 11, na qual foi abordado o projeto Mina Guaíba, que prevê a extração de carvão mineral na Região. Ver matéria ao lado.

Foi um evento de alto nível, com manifestações técnicas, ponderações e questionamentos coerentes. A Copelmi, responsável pelo projeto, e a Fepam, órgão licenciador, não foram, se omitiram, desprezaram os guaibenses, que serão impactados com a poluição e não terão ganho algum se o projeto for executado.

A extração de carvão é altamente poluente e a energia produzida pelo carvão, também. Carvão é tóxico, carvão polui, carvão gera aquecimento global, carvão é cara preta, carvão é tosse; carvão é coisa do passado. E por incrível que pareça querem implantar um megaprojeto de extração de carvão na nossa Região.

Se carvão fosse bom, gerasse riqueza, renda e prosperidade, a Região Carbonífera do RS seria rica e o município de Minas do Leão não estaria sobrevivendo do lixo dos municípios da Grande Porto Alegre. É triste isso, mas é a realidade.

Fecho com a sugestão apresentada na audiência pública: implantar um campo de energia solar na área do Mina Guaíba.



Reviravolta na Cedência de Terreno

A Câmara de Vereadores de Guaíba aprovou, por unanimidade, a doação de um terreno para a empresa Atacado Negrão ampliar suas instalações, sob a condição de aumentar o número de empregos e de arrecadação.

No entanto, alguns dias depois, foi feita uma denúncia ao MP, que ingressou com uma ação na Justiça. Pausa.

Segundo a Tia Alaíde, apesar de o projeto ter sido aprovado por unanimidade pelos vereadores, a denúncia teria sido articulada nos bastidores da Câmara.

A empresa, que segundo a Prefeitura é a quinta em arrecadação de impostos em Guaíba, teria anunciado para o Governo Municipal que se não conseguir ampliar suas instalações terá de se mudar para outra cidade. Nesta crise de empregos, isso é preocupante.

Consultei a Prefeitura sobre este processo e fui informado que o Governo ainda não tinha sido notificado. É evidente que cabe recurso e tal, mas o caso requer atenção e transparência. Tem boi na linha. Vamos acompanhar.

Bate cartão e sai

O vereador Alê Alves disse na sessão da Câmara essa semana que tem assessores de vereadores batendo o cartão ponto e debandando da Casa. A denúncia gerou frisson e ameaça de CPI para que o vereador se explique e cite nomes. O Vereador Alê não se intimidou e disse que se tiver CPI vai revelar os nomes. A lambança não para.



Mudanças no Executivo e na Câmara

O vereador Juliano Ferreira (PL) deverá assumir a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Guaíba nos próximos dias. Foi o que me disse a Tia Alaíde. Caso se confirme a mudança, o Professor Bosco (PL) assume a cadeira de Juliano na Câmara e o Governo se fortalece na costura política, visando as eleições municipais do ano que vem.

O Bosco já tirou o terno do armário para arejar, aquele mesmo que ele usou para assumir lá atrás, mas deu zebra aos 45 do segundo tempo e ele voltou pra casa enfatiotado e na suplência. No entanto, de acordo com a Tia Alaíde, desta vez é pra valer. O terno está na varanda, pegando um ar.

Tia Alaíde está danada

Essa semana, a Tia Alaíde trabalhou bastante nos bastidores. Além de revelar o dramático processo de doação de terreno que citei acima, me passou outras informações importantes. Vamos lá.

Minha parenta bem informada disse que a Prefeitura de Guaíba está buscando um empréstimo de R$ 10 milhões na CEF para asfaltar diversas ruas. Um dos projetos a ser executado é o tal anel viário, que cria uma nova ligação com a área central da Cidade via Rua Pedras Brancas.

O Sítio Histórico será revitalizado e o hospital deverá ser inaugurado em dezembro deste ano. E tem mais: uma loja da Havan deverá ser inaugurada ao lado do Posto do Ivan, no Fátima, até o fim deste ano. Opa!

Fiz um Alerta

Diante do bloco de notícias positivas reveladas pela Tia Alaíde, enquanto bebíamos um vinho chileno fornecido por ela, fiz uma alerta. - Veja bem, tia, tu tens uma credibilidade grande na Aldeia, tendo em vista as antecipações certeiras; eu vou publicar estas informações e se elas não se confirmarem a tua credibilidade pode ruir. Tens certeza do que estás dizendo? – Sim, respondeu, sem gaguejar. E continuou. Tem pressão da Câmara para que o Fernando Maganha assuma a Secretaria de Mobilidade Urbana. Secou o cálice e se despediu. Foi assistir a Dona do Pedaço.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 13/7/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados