Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

15/07/2019 - 14h55min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

De Volta ao Passado

Acompanhei a audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Guaíba na quinta-feira, 11, na qual foi abordado o projeto Mina Guaíba, que prevê a extração de carvão mineral na Região. Ver matéria ao lado.

Foi um evento de alto nível, com manifestações técnicas, ponderações e questionamentos coerentes. A Copelmi, responsável pelo projeto, e a Fepam, órgão licenciador, não foram, se omitiram, desprezaram os guaibenses, que serão impactados com a poluição e não terão ganho algum se o projeto for executado.

A extração de carvão é altamente poluente e a energia produzida pelo carvão, também. Carvão é tóxico, carvão polui, carvão gera aquecimento global, carvão é cara preta, carvão é tosse; carvão é coisa do passado. E por incrível que pareça querem implantar um megaprojeto de extração de carvão na nossa Região.

Se carvão fosse bom, gerasse riqueza, renda e prosperidade, a Região Carbonífera do RS seria rica e o município de Minas do Leão não estaria sobrevivendo do lixo dos municípios da Grande Porto Alegre. É triste isso, mas é a realidade.

Fecho com a sugestão apresentada na audiência pública: implantar um campo de energia solar na área do Mina Guaíba.



Reviravolta na Cedência de Terreno

A Câmara de Vereadores de Guaíba aprovou, por unanimidade, a doação de um terreno para a empresa Atacado Negrão ampliar suas instalações, sob a condição de aumentar o número de empregos e de arrecadação.

No entanto, alguns dias depois, foi feita uma denúncia ao MP, que ingressou com uma ação na Justiça. Pausa.

Segundo a Tia Alaíde, apesar de o projeto ter sido aprovado por unanimidade pelos vereadores, a denúncia teria sido articulada nos bastidores da Câmara.

A empresa, que segundo a Prefeitura é a quinta em arrecadação de impostos em Guaíba, teria anunciado para o Governo Municipal que se não conseguir ampliar suas instalações terá de se mudar para outra cidade. Nesta crise de empregos, isso é preocupante.

Consultei a Prefeitura sobre este processo e fui informado que o Governo ainda não tinha sido notificado. É evidente que cabe recurso e tal, mas o caso requer atenção e transparência. Tem boi na linha. Vamos acompanhar.

Bate cartão e sai

O vereador Alê Alves disse na sessão da Câmara essa semana que tem assessores de vereadores batendo o cartão ponto e debandando da Casa. A denúncia gerou frisson e ameaça de CPI para que o vereador se explique e cite nomes. O Vereador Alê não se intimidou e disse que se tiver CPI vai revelar os nomes. A lambança não para.



Mudanças no Executivo e na Câmara

O vereador Juliano Ferreira (PL) deverá assumir a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Guaíba nos próximos dias. Foi o que me disse a Tia Alaíde. Caso se confirme a mudança, o Professor Bosco (PL) assume a cadeira de Juliano na Câmara e o Governo se fortalece na costura política, visando as eleições municipais do ano que vem.

O Bosco já tirou o terno do armário para arejar, aquele mesmo que ele usou para assumir lá atrás, mas deu zebra aos 45 do segundo tempo e ele voltou pra casa enfatiotado e na suplência. No entanto, de acordo com a Tia Alaíde, desta vez é pra valer. O terno está na varanda, pegando um ar.

Tia Alaíde está danada

Essa semana, a Tia Alaíde trabalhou bastante nos bastidores. Além de revelar o dramático processo de doação de terreno que citei acima, me passou outras informações importantes. Vamos lá.

Minha parenta bem informada disse que a Prefeitura de Guaíba está buscando um empréstimo de R$ 10 milhões na CEF para asfaltar diversas ruas. Um dos projetos a ser executado é o tal anel viário, que cria uma nova ligação com a área central da Cidade via Rua Pedras Brancas.

O Sítio Histórico será revitalizado e o hospital deverá ser inaugurado em dezembro deste ano. E tem mais: uma loja da Havan deverá ser inaugurada ao lado do Posto do Ivan, no Fátima, até o fim deste ano. Opa!

Fiz um Alerta

Diante do bloco de notícias positivas reveladas pela Tia Alaíde, enquanto bebíamos um vinho chileno fornecido por ela, fiz uma alerta. - Veja bem, tia, tu tens uma credibilidade grande na Aldeia, tendo em vista as antecipações certeiras; eu vou publicar estas informações e se elas não se confirmarem a tua credibilidade pode ruir. Tens certeza do que estás dizendo? – Sim, respondeu, sem gaguejar. E continuou. Tem pressão da Câmara para que o Fernando Maganha assuma a Secretaria de Mobilidade Urbana. Secou o cálice e se despediu. Foi assistir a Dona do Pedaço.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 13/7/2019.

Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados