Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

22/02/2019 - 16h18min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A viga caiu num sábado

Há oito meses, uma viga de concreto caiu em um local onde os alunos costumavam sentar no recreio da Escola Darcy Berbigier. Por sorte, muita sorte, era um sábado sem atividades na Escola.

Com a demora na solução do problema, os pais se mobilizaram e o drama acabou sendo divulgado pela Gazeta Centro-Sul, no sábado, 16, o que colocou o caso como prioridade no Governo Municipal. Ver matéria ao lado.

Alguns pais de alunos avisaram a Gazeta que haveria uma visita do Prefeito Sperotto na Escola, na manhã de quarta-feira, e eu fui conferir. O que vi assusta. Uma viga de concreto caiu, sendo que a mesma não estava amarrada, conforme observou um engenheiro. Pelo que sobrou na estrutura, percebe-se que a tal viga estava só encostada na parede.

O prédio com problema está isolado com tapumes, o que demonstra a gravidade do caso. Quando questionei se ele poderia desabar, recebi como resposta do Departamento de Engenharia da Prefeitura que é preciso avaliar o solo primeiro. Portanto, no momento, não há certeza de que aquele prédio isolado não irá desabar. Isso basta para acender a luz vermelha, considerando que professores, funcionários e mais de quatrocentos alunos passam bem perto do local diariamente para ir ao refeitório.

Durante a visita, fiquei observando atentamente a reação do prefeito, que é arquiteto. Seu lado político até que tentou minimizar, mas o arquiteto ficou inquieto, principalmente quando viu uma rachadura em que entra um dedão destroncado com folga.

O prefeito ressaltou que as coisas no serviço público são demoradas, devido à burocracia, e criticou a atual legislação sobre licitações para a realização de obras, que frequentemente são paralisadas e se arrastam por anos. Empreiteiras se habilitam no processo de licitação, oferecendo preços para vencer a concorrência, mas acabam desistindo no meio dos trabalhos. Essa bagaça está banalizada no Brasil.

Sem querer ser alarmista, bancar o falso engenheiro ou ensinar o padre a rezar missa, pelo que vi, o caso é grave. Acertada a mobilização dos vereadores e do prefeito, que colocou o caso como prioridade. A viga caiu num sábado; não dá pra continuar contando com a sorte.

Agrediu mulher vai pra cadeia

A Polícia Civil Gaúcha, o Ministério Público e a Justiça estão com tolerância zero para covardes que espancam mulheres. Trogloditas que esfaqueiam e maltratam as mulheres estão tendo a chance de testar a macheza na cadeia. Ver matéria nesta edição.

As Maiores Férias do Brasil

Todos os legislativos do País já voltaram às atividades, menos a Câmara Municipal de Guaíba, que está em recesso desde meados de dezembro do ano passado. O retorno das sessões ordinárias será no dia 1º de março (sexta-feira), por conta do constrangimento de alguns, pois o retorno seria somente no dia 12 de março, devido ao Carnaval.

É verdade que os temas importantes são votados em sessões extraordinárias e os vereadores não recebem valores extras por isso. No entanto, os parlamentares não são obrigados a participar das extraordinárias e as decisões têm de acontecer na base do sim ou não: legalmente, não há prazo para discutir os projetos com profundidade.

Dois meses e meio de recesso significa, na prática, as maiores férias do Brasil. No ano passado, o vereador Campeão Vargas apresentou uma proposta para reduzir o recesso, mas a mesma foi engavetada pelos pares da Casa com a promessa de voltar à pauta, o que não aconteceu. Engavetaram a proposta e perderam a chave da gaveta.

Excesso de CCs e do tempo de recesso está errado. Os vereadores deveriam se unir, apoiar a reforma administrativa proposta pelo presidente Arilene Pereira, definir um recesso menor e ajustar de vez o Regimento Interno. Isso é necessário e fará bem ao Legislativo de Guaíba.

Transporte Público

Em geral, o modelo de transporte coletivo de passageiros está falido no Brasil na era dos aplicativos. Sem incentivo fiscal, o negócio regrado e fiscalizado de forma unilateral, tendo de arcar com 30% de isenções de tarifas, não se sustenta.

Por que andar em pé e sacolejando se tem a opção de viajar de carro, confortavelmente, dividindo o custo do transporte com amigos e pagando o mesmo preço da passagem?

No mundo dos negócios, nada é de graça e nada funciona direito quando há concorrência desleal. Este é o ponto. O resto é tapar o sol com a peneira.

Pauta do Leitor

Os leitores da Gazeta Centro-Sul sempre foram interativos, participando dos espaços especiais “Recado do Leitor” e “Reclamações”, na Editoria de Comunidade (páginas 2 e 3 na versão impressa). Mas, de uns tempos pra cá, essa interatividade deu um salto significativo. Os leitores estão passando sugestões de pauta de grande interesse da população local. O conteúdo identificado como “Pauta do Leitor” tem gerado resultados muito positivos. Os temas abordados são checados e aprofundados, com fontes fidedignas, o que dá respaldo para debates sérios e faz a ponte indispensável entre o poder público e a sociedade.

Fico feliz em fazer este registro pela importância que tem.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/2/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados