Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

10/09/2018 - 14h21min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Na Rasa Lagoa de Neblina

É sempre a mesma coisa, nos períodos que antecedem as eleições, uma enxurrada de ofensas e denúncias anônimas se espalham por toda parte. Antes, aconteciam por meio de panfletos largados pelas ruas nas madrugadas. Atualmente, chegam através de perfis falsos nas redes sociais.

Se os autores destas postagens anônimas usassem a energia da crítica para ajudar a politizar o povo, às claras, a realidade política partidária do País seria diferente, seria melhor.

Continuamos a navegar na rasa lagoa de neblina.

Acareação Anêmica

A Comissão Parlamentar Processante (CPP) instaurada para julgar o mandato do vereador Renan Pereira (PTB), considerando supostas irregularidades praticadas no Legislativo Guaibense (dispensa de licitação e fura-fila no SUS), realizou uma acareação envolvendo duas servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (que trabalharam em 2017) e um médico. O objetivo foi esclarecer depoimentos divergentes; só que não. Eu acompanhei a tal acareação anêmica, que surfou no disse-me-disse e não esclareceu nada.

Uma das servidoras disse que o Dr. Renan, assim como vários médicos do PA, utilizava a sala onde ela trabalhava, que inclusive era utilizada como depósito, mas não soube dizer se eram feitas consultas no local, fora do expediente, pois ela era convidada a se retirar.

A servidora que detinha a senha do sistema estadual de agendamento de consultas disse que não passou a senha para o Dr. Renan. Os vereadores da Comissão não se aprofundaram para esclarecer supostas contradições de depoimentos anteriores.

O médico confirmou seus depoimentos e negou que seja inimigo do Dr. Renan quando foi questionado. Uma das servidoras disse que todos no PA sabiam que eles eram inimigos. Com isso, criou-se um clima tenso em torno desse tema, que nada contribuiu com os esclarecimentos. O médico entregou duas cartas de servidoras para a Comissão. O conteúdo não foi divulgado.

Depoimento Adiado

O depoimento do vereador Renan Pereira, agendado para essa quinta-feira, 6, foi transferido a pedido do advogado de defesa. Ele argumentou que o médico já tinha compromisso agendado. Além disso, a defesa aguarda manifestação da Justiça sobre a permissão para o vereador, que está afastado de suas funções, comparecer na Câmara a fim de prestar depoimento na próxima semana.

Como já disse antes, julgamentos nas casas legislativas são políticos, portanto levam em consideração múltiplos interesses. A decisão não depende necessariamente de provas. Mas vamos em frente, acompanhando o teatro político.

CPI deu sinal de vida

A CPI instaurada na Câmara Municipal de Guaíba para apurar supostas irregularidades em licitações na Prefeitura finalmente deu sinal de vida. A tartaruga acordou.

Na manhã dessa quinta-feira, começaram os depoimentos dos servidores, iniciando com membros da Comissão de Licitações e com a ex-procuradora-geral do Município. Desta vez, não acompanhei os depoimentos, pois estava envolvido no fechamento desta edição, mas apurei que o pacote de responsabilidades foi depositado na conta do ex-secretário Itamar Costa. Resta saber se o escanteado Itamar vai compartilhar responsabilidades com o Prefeito Sperotto. Forte, essa.



Observatório Social

O que realmente pode melhorar a gestão pública é o controle da sociedade. Esse é o ponto. Neste contexto, é preciso ressaltar o trabalho do Observatório Social.

Na próxima quarta-feira, 12, às 19 horas, no Auditório da Ulbra, o Observatório Social de Guaíba irá apresentar à sociedade o 2º Relatório Quadrimestral, referente às atividades desenvolvidas durante os meses de maio a agosto de 2018. A entidade apartidária avalia as contas da Prefeitura e da Câmara de Guaíba.

A Nova CPI

A notícia divulgada nesta Coluna, que me foi passada pela Tia Alaíde, de que em breve será aberta uma nova CPI para apurar supostas irregularidades de parlamentar da Câmara Municipal de Guaíba gerou frisson nos bastidores. Essa semana, procurei mais informações, mas não consegui, os caciques despistaram. O máximo que apurei foi que a Tia Alaíde está certa e que estão juntando provas contundentes.

Enquanto isso...

O clima segue tenso na Aldeia, a campanha eleitoral avança e embola, a gauchada se anima, o Museu Nacional pega fogo, o Bolsonaro leva uma facada, mortadelas e coxinhas seguem disputando o torneio de ódio nas redes sociais e a crise não dá trégua.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/9/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados