Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

23/04/2018 - 14h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Novela Vereador Renan

Uma equipe da RBS TV esteve na sessão da Câmara Municipal de Guaíba na noite de terça-feira, 17, para entrevistar o presidente, vereador Renan Pereira (PTB). Na pauta, o mundaréu de denúncias manjadas aqui na Aldeia. A ação envolvendo câmeras e equipe de televisão gerou um intenso frisson na Casa. Mais um capítulo dramático da Novela Vereador Renan.

Em determinado momento, dois cinegrafistas filmaram o vereador, um de cada lado, a poucos centímetros de seu rosto, como se não existisse zoom. Enquanto isso, parlamentares do grupo anti-Renan e assessores se agitavam no recinto.

Da Tribuna, o Vereador Collares saudou a equipe da RBS com mesura. Aproveitou e voltou a trovejar ataques a seu desafeto, salientando que seus questionamentos não se tratam de perseguição política, mas de questões de interesse público que precisam ser esclarecidas. Nem precisava fazer a observação, pois quem iria imaginar uma coisa dessas.

De repente, o presidente deixou seu posto na Mesa Diretora para atender a equipe de reportagem em seu gabinete e lá ficaram trancados por mais de duas horas.

Durante o restante da sessão, todos no recinto, inclusive eu, davam espiadinhas na direção da porta do Gabinete da Presidência, buscando uma fresta de notícia, mas nada da porta abrir, nada de fresta. Alguns curiosos que acamparam próximo do Gabinete, na linha urubu, escutaram barulhos de soco na mesa.

De repente, surgiu um sujeito corpulento, com olhos arregalados e detentor de informação privilegiada, jurando por todos os santos que se tratava de uma equipe do Grizotti, o jornalista investigativo do Fantástico. O vereador Manoel Eletricista fez o sinal da cruz. Os anti-Renan flutuavam como balões da Peppa Pig em parque de diversões, crentes de que desta vez o presidente seria finalmente desmascarado, pois não se tratava da Imprensa da Aldeia.

A sessão terminou e o Vereador Renan continuava trancado em seu Gabinete com a equipe de reportagem, dando requinte ao espetáculo e impulsionando o matraqueado.

Nos dias seguintes, houve plantões em frente à TV para assistir o estouro da bomba, o que, até o momento em que escrevo esta coluna, não aconteceu.

O Vereador Renan aparentemente se mantém tranquilo e confiante, reafirmando que não tem nada a esconder. Ele me disse que os questionamentos feitos pela Reportagem da RBS foram exatamente os mesmos que já fiz e que ele deu as mesmas explicações.

Existem processos contra o vereador e médico, mas não há condenação, sequer foi concedido um dos mais de dez pedidos de liminar. E, pelo que apurei até agora, não há nada sem explicação por parte do vereador. Ele responde a todas as denúncias com muita segurança.

Eu não sei se existe algo muito bem escondido que virá à tona e que eu não consegui descobrir ou se a overdose de denúncias vai se transformar em vitamina política para fortalecer ainda mais o carisma do líder de votos na Aldeia. Uma coisa é certa, estou cumprindo o meu papel de jornalista, questionando, apurando as informações.

Repito, porque é preciso repetir, se as autoridades competentes entenderem que o presidente do Legislativo Municipal é culpado de algum ato ilegal, isso será devidamente divulgado na Gazeta Centro-Sul, e o mesmo se dará em caso de absolvição.

Candidatos a Deputado

Nem só de novela vive a política da Aldeia. Nomes de pré-candidatos a deputado começam a surgir feito cascudos na praia. O PTB fez reunião e registrou o nome de todos os interessados em concorrer nas eleições de outubro. Se apresentaram os vereadores Arilene Pereira, Everton Gomes e Fernanda Garcia, formando a lista de vereadores possíveis pré-candidatos a deputado estadual. Eles se juntam a Luiz César Leal e a Vinícius Sperotto. Isso mesmo, o filho do prefeito. Uma próxima reunião da Executiva Municipal deverá definir um nome da Aldeia para concorrer à vaga na Assembleia Legislativa.

Mas, neste momento de indicações e apresentações no PTB de Guaíba, um drama segue abafado nos bastidores, quase explodindo. Acontece que a proposta do nome de Vinícius Sperotto gerou mal-estar entre os vereadores do partido. Segundo a Tia Alaíde, o Everton Gomes é o mais indignado; ficou furioso. Ele entende, segundo minha parenta bem informada, que a indicação do filho do prefeito é uma bofetada nos vereadores. Na Tribuna, terça-feira, durante a sessão da Câmara, Everton alertou que há nomes que agregam os partidos e há outros que podem destruí-los. Foi um recado forte.

Enquanto a disputa para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa se embola, o vereador Renan Pereira, de cantinho no partido depois da briga com Sperotto, dá uma volta e se lança pré-candidato a deputado federal. Certamente, a Executiva Estadual do PTB não vai abrir mão dos votos do Renan.

Outros nomes de possíveis pré-candidatos a deputado estadual de Guaíba: Marcelo Maranata (Solidariedade); Cleusa Silveira (PMDB) e Cláudia Jardim (DEM). E, ainda, o Coronel Quadros (PDT), que não é da Aldeia, mas trabalhou aqui nos últimos dois anos e meio.

O Caso do Supermercado

Na próxima semana, vou entrevistar o proprietário do Supermercado Paulinho. Por meio de um interlocutor, o Paulinho se mostrou disposto a esclarecer o que aconteceu no seu estabelecimento. Deixei claro que vou fazer todas as perguntas que tenho para fazer e que não tem a menor possibilidade de envolvimento com publicidade. Será matéria jornalística de verdade, com a marca da Gazeta Centro-Sul.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 21/4/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados