Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

02/04/2018 - 14h50min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Política de Baixo Nível

A política partidária em Guaíba vive um momento surreal, habitando o mundo ogro. Com a guerra doméstica entre os mandachuvas do poder, o presidente da Câmara e o prefeito, mais as batalhas das vaidades protagonizadas pelos vereadores médicos, formaram-se quatro correntes distintas na Câmara Municipal, que se embolam em lambanças nas sessões legislativas, tornando-as insalubres.

O torneio do forrobodó é disputado entre os grupos pró-Renan; contra-Renan; pró-Governo; e contra-Governo. Os cruzamentos destes grupos geram uma sopa de hóstia não consagrada; uma política de baixo nível, com rajadas de desaforos, onde os interesses da sociedade são secundários.

Oposição Sentimental

Eu acompanho a política partidária na Aldeia há 31 anos e pela primeira vez testemunhei um requerimento do Legislativo, solicitando informações ao Executivo, ser aprovado por vereadores da base aliada e rejeitado pela oposição. É isso mesmo. Já vi muita coisa esquisita neste teatro de alvoroço, mas oposição rejeitando requerimento com solicitações de esclarecimentos ao Governo, por melindre, foi a primeira vez. E o mais incrível desta arqueologia sentimental foi que os governistas aprovaram o questionamento.

O vereador Renan Pereira (PTB) apresentou um requerimento solicitando informações a respeito da Secretaria de Administração, Finanças e Recursos Humanos, muito parecido com o apresentado na sessão anterior (053), mas com ajustes em alguns pontos.

Diante do espetaculoso duelo entre o Vereador Renan e o Prefeito Sperotto, ambos do PTB, não se pode descartar que o tal requerimento tenha sido forjado numa estratégia de retaliação articulada pelo chefe do Legislativo. No entanto, não cabe à oposição tomar as dores do Governo e argumentar que não se presta para ser usada. Por favor! Acima de tudo, trata-se de um simples pedido de esclarecimentos, um ato de fiscalização, que é o principal papel do Legislativo.

A oposição rejeitar um requerimento que solicita esclarecimentos ao Governo e o mesmo ser aprovado pela base governista é de cair os butiás dos bolsos!

Resumo da bufa: o requerimento foi aprovado por 8 a 6, com os votos da bancada de apoio ao Governo.

O Chilique

Ao saber que o prefeito tinha pedido à base do Governo para não aprovar o tal requerimento do presidente da Câmara, o vereador Renan Pereira teve um chilique na Mesa Diretora, chamando o prefeito de arrogante e hipócrita, com sotaque de Bagé e olhos esbugalhados.

O protesto contra a tentativa de intervenção do Executivo no Legislativo é justo, legítimo e necessário, mas o chilique amesquinhou o protesto.

Política e Polícia

O presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba não sai da pauta. No contexto das denúncias, essa semana teve busca e apreensão na casa e no gabinete do presidente do Legislativo. Levaram o diploma de especialização, o TCC (que é o trabalho de conclusão de curso), e o celular do vereador e médico. Ver matéria nesta edição.

Um grupo determinado, que investiga as ações do vereador Renan Pereira, no sotaque e no semblante, me disse que a confirmação de algumas denúncias, com as devidas consequências, é uma questão de dias. Vamos aguardar e seguir divulgando tudo como Imprensa, conforme fazemos na Gazeta Centro-Sul há 25 anos.

PPP do Saneamento

Tem vereador com medo de votar a favor da PPP do Saneamento porque o tratamento de esgoto tem um custo que oscila entre 35% e 50% do valor da conta de água. Isso já existe em Guaíba. O imóvel ligado à rede do saneamento paga esta taxa, independente de aprovação da PPP.

Essa semana, um representante do sindicato dos trabalhadores da Corsan esteve na Câmara de Vereadores de Guaíba se manifestando contra a PPP do Saneamento. Bem articulado, o sindicalista defendeu que o serviço se mantenha cem por cento Corsan. Para defender sua tese, ele confundiu a proposta atual com outros casos em que houve 100% de privatização, e que não deram certo. O projeto em questão se refere somente à privatização do tratamento do esgoto.

Em determinado momento de sua fala, o sindicalista ressaltou que existem recursos no Orçamento da União para o saneamento básico a custo zero. Só um detalhe, o déficit do Orçamento da União passa dos R$ 180 bilhões.

Ninguém pode garantir que a proposta em tela, para ampliar em até 90% o tratamento de esgoto de Guaíba em dez anos, vá funcionar conforme está sendo vendida, mas uma coisa é certa, se não for aprovada, aqui na Aldeia vamos continuar jogando 350 milhões de litros de esgoto in natura por mês no Lago Guaíba.

Saneamento é coisa série, é saúde pública, é qualidade de vida. Isso transcende política partidária, corporativismo, esquerda ou direita. Recomendo a leitura do Editorial desta semana.

Vamos acompanhar e registrar como irão se posicionar os vereadores de Guaíba na sessão de terça-feira,3, sobre esta questão relevante para Guaíba e Região.

Prefeitura, APAE e Projari

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, tem de refletir profundamente sobre os serviços prestados à população pela APAE e pelo Projari. É preciso mais do que discurso e desculpas. Falo sobre isso na próxima semana.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 30/3/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados