Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

14/02/2018 - 14h09min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Desabafo do Secretário de Saúde

Essa semana, eu procurei o secretário Itamar Costa para questionar o motivo de constantes atrasos dos repasses a fornecedores da Secretaria de Saúde de Guaíba, resultando em críticas. Para o GAMP, grupo gestor do PA, por exemplo, têm gerado atrasos de salários de um mês aos trabalhadores. Diante do meu questionamento, o Itamar fez um desabafo forte e surpreendente. “Entendo que o que está acontecendo é uma questão pessoal do secretário da Fazenda (Leandro Jardim) com o secretário de Saúde”, observou Itamar Costa. Me certifiquei sobre a sua afirmação e ele confirmou. Isso é grave; um secretário boicotando o outro do mesmo governo.

De acordo com Itamar, nessa sexta-feira, 9, a dívida da Saúde com os fornecedores era de um milhão e setecentos mil reais. O contrato com uma empresa que está implantando o sistema de gestão na Saúde nunca foi pago, com atraso desde julho de 2017. A empresa que fornece oxigênio chegou a ficar com vários meses de atraso. No início da semana, foi feito o repasse ao GAMP referente ao mês de dezembro; nessa sexta-feira, 9, foi feito o da primeira quinzena de janeiro.

O entendimento de boicote por parte do Itamar se deve ao fato de que os contratos com outras secretarias estão em dia, descartando a falta de dinheiro. Outra questão que o Secretário Itamar me passou foi que o argumento para não pagar uma das empresas seria esperar que o sistema em implantação desse lucro. Nunca ouvi falar em descumprir um contrato por este motivo. O repasse para os profissionais que atendem no CAPs está atrasado desde novembro do ano passado.

Tudo é surpreendente e grave neste caso, os atrasos somente na área da Saúde e o desabafo público do secretário, o que indica que a pressão passou dos limites.

Não consegui falar com o secretário da Fazenda, Leandro Jardim, nem com o prefeito José Sperotto, porque eles estão em férias, mas este caso de “fogo amigo” precisa ser esclarecido, com urgência, pois o que está em jogo é a saúde da população.

Perguntei ao Itamar se o Prefeito Sperotto tem conhecimento deste boicote interno e ele me disse que não levou o problema ao prefeito, pois estava tentando resolver diretamente, salientando que este é seu jeito de trabalhar. No entanto, a situação se tornou insustentável.

O prefeito José Sperotto diz todos os dias que a Saúde é prioridade de seu governo, mas então ele precisa passar esta informação ao secretário da Fazenda, considerando o desabafo do Secretário Itamar.

Todos conhecem o meu sistema de trabalho. Não uso de artimanhas para obter declarações bombásticas, nem faço sensacionalismo. O desabafo do Secretário Itamar foi sincero, espontâneo e grave; muito grave.

Vamos acompanhar o desfecho deste drama, tudo precisa ser bem esclarecido, pois estamos tratando da saúde da população e o número de queixas está cada vez maior.

O Inchaço na Câmara

Eu já me manifestei aqui na Coluna algumas vezes sobre o inchaço de CCs na Câmara Municipal de Guaíba, assim como tenho feito críticas sistemáticas sobre o desperdício de dinheiro que já aconteceu com reformas no prédio do Legislativo. O visual daquele prédio, hoje, representa o descontrole a que me refiro. É simbólico.

É preciso ressaltar que despesas com viagens e diárias, com contrapartida nula para o Município, foram suspensas no último ano; que foi implantado o controle de ponto biométrico; que houve redução considerável de gastos com material de expediente; e que foi implantada acessibilidade no prédio da Câmara, que são pontos positivos. Mas é preciso ressaltar, também, que o balcão de negócios envolvendo a distribuição de cargos públicos, independente da necessidade ou não, continua. Isso tem de acabar, assim como aconteceu com a farra das viagens, pois tudo é bancado com o dinheiro do contribuinte, com o nosso dinheiro.

O presidente do Legislativo, vereador Renan Pereira, disse à Gazeta Centro-Sul, em janeiro, e isso foi publicado, que não haveria aumento na folha salarial do Legislativo com mais uma leva de CCs. No entanto, deu portarias e aumentou, sim.

Concurso Público

Questionei a Prefeitura de Guaíba sobre quando serão chamados os aprovados no concurso público. Segundo o Executivo Municipal, a previsão para homologação do concurso é dia 24 de fevereiro. Ao longo do mês de março, devem começar as nomeações. As vagas abertas no concurso representam, hoje, as maiores carências do Município, sendo todas prioritárias.

Transporte Coletivo

Na semana passada, a Gazeta publicou matéria especial sobre o transporte coletivo, registrando que a situação está insustentável.

Ainda sobre o tema, destaco que, quando aconteceu a licitação, o número de passageiros pagantes era estimado em 256 mil; hoje, são 190 mil, ou seja, 66 mil pagantes a menos, por conta das isenções, do transporte irregular, da crise e da mudança de parte do contrato.

Esse debate, com a confrontação de números, vai ter de ser enfrentado após o carnaval.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 10/2/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados