Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

18/12/2017 - 13h40min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Tia Alaíde é poderosa

Como pode uma tia antiga ser tão bem informada? A Tia Alaíde é fonte de informação desta Coluna. Ela sabe de tudo o que acontece na Aldeia, tudo. E o mais incrível é que minha parenta sabe o que vai acontecer quando ninguém sequer imagina. Muitos duvidam que ela exista, uns dizem que é um personagem que inventei, outros dizem que é o fulano de tal, a fulana; não sabem de nada, os inocentes.

A Tia Alaíde é de verdade, ela mora na Florida, Zona Sul de Guaíba. Ela já prometeu se apresentar publicamente quando dez mil leitores enviarem e-mails pedindo que se apresente. Ontem à noite, eu jantei com a Tia Alaíde no Restaurante do Ricardo e ninguém percebeu que aquela senhora elegante, de cabelos prateados é a minha querida e poderosa Tia Alaíde.

Na semana passada, a Tia Alaíde me disse que o vereador Renan Pereira seria reeleito para a Presidência da Câmara Municipal de Guaíba, quando todos pensavam que seria eleita a vereadora Fernanda Garcia.

Na edição do dia 2 de dezembro, publiquei uma informação que recebi da Tia Alaíde, anunciando que a pavimentação das três ruas da Zona Sul (Ruy Barbosa, João Batista Luzardo e Vitório Casagrande) finalmente começariam a ser pavimentadas na segunda quinzena de dezembro. Pois a Prefeitura anunciou, nessa sexta-feira, que na próxima terça-feira, 19, às 9h45, no cruzamento entre a Rua Ruy Barbosa e a Avenida República, no Bairro Alegria, será realizado um evento de início formal das obras, que acontecem por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Executivo Municipal e a Celulose Riograndense.

A Importância do Ecoponto

Sem espaços especiais para o descarte de caliça, óleo de cozinha usado, pneus, galhos e móveis velhos, esse material acaba sendo depositado nos acostamentos das ruas e estradas, nos valos e terrenos baldios, gerando muitos problemas ambientais.

O primeiro ecoponto devidamente legalizado da Aldeia entrou em operação essa semana (ver matéria nesta edição). Na terça-feira, a Câmara de Vereadores aprovou a implantação de um ecoponto no Jardim dos Lagos, além dos cinco já aprovados em outros bairros.

É importante ressaltar que ecoponto não é lixão, tampouco problema para a vizinhança; é solução.
Problema é sofá velho em valo e nas praças; problema é imundície espalhada pelas ruas; problema é o que acontecia na Rua da Bica, no Bairro Colina.

Com espaços disponíveis para fazer o descarte correto de material, quem não respeitar a Cidade e despejar entulhos onde bem entender tem de ser multado.

Violência Doméstica

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria especial sobre o problema da violência doméstica em Guaíba, que é alarmante. Uma medida importante de combate a esta chaga social é a implantação de um posto de atendimento no Município para a realização de exames de lesão corporal. Houve um tempo em que esse serviço era oferecido no Município.

É importante destacar que a agressão não é somente contra as mulheres, mas também contra as crianças. O sofrimento é grande quando mulheres e mães são agredidas. Sociedade civilizada não pode aceitar isso calada.

Medo de abrir o hospital

No início de 2018, as instalações do futuro hospital de Guaíba e Região deverão estar totalmente concluídas, segundo o secretário Itamar Costa. No entanto, o custeio (cerca de R$ 3 milhões mensais) ficará sob a responsabilidade do Estado. E é aí que mora o perigo.

O prefeito José Sperotto tem medo de inaugurar o Hospital em um momento de campanha eleitoral e logo adiante ter de fechá-lo se o Estado deixar de fazer os repasses por falta de caixa. Isso é bem possível que aconteça, tendo em vista que o Estado está quebrado, conforme o mantra do Governador Sartori. O Estado deve a Guaíba mais de R$ 3 milhões (SAMU) e não tem dinheiro sequer para pagar a folha em dia.

Perguntei ao Prefeito Sperotto se ele está com medo de um possível golpe eleitoreiro: abrir o Hospital e ter de fechar ali adiante. Sperotto se mexeu na cadeira, piscou oito vezes por segundo, me mostrou o pufe do Grêmio que tem no seu Gabinete, comentou sobre o meu sapato, tirou um cisco da camisa e tossiu cinco vezes sem vontade, mas não admitiu que está com medo. Foi político, mas percebi que ele está com medo. Muito medo.

Comprou para fechar

Conforme antecipei aqui na Coluna na semana passada, a Otis Elevadores comprou a fábrica da Mitsubishi em Guaíba. Dos cerca de 60 funcionários, 50 foram demitidos e aproximadamente dez deverão ser reaproveitados em outras unidades. A Otis comprou a carteira de clientes da Mitsubishi: comprou a fábrica de Guaíba para fechar.

Caderno de Gastronomia

As receitas do Caderno de Gastronomia encartado nesta edição da Gazeta Centro-Sul são deliciosas; experimentei todas, pois como já disse antes, eu provo antes de serem publicadas. Todas são deliciosas, mas o pudim de nozes é de zanzar nas nuvens.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 16/12/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados