Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

31/07/2017 - 09h32min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre Denúncias

O conceito de denunciar é apontar alguém como autor de crime; delatar. Em um País como o nosso, em que a cultura da falcatrua é assanhada, a importância da denúncia aumenta.

Cabe ao Ministério Público investigar denúncias, é um órgão independente criado para esta finalidade e, consequentemente, defender o povo, o público.

Vivemos em uma época de denúncias de corrupção e divulgação de fraudes. A fonte da maldade não seca, pelo contrário. Sendo assim, o Ministério Público e a Imprensa têm o papel de combater o malfeito por meio da promoção de ações públicas na Justiça e da divulgação dos fatos ilegais e de seus responsáveis respectivamente.

Na Gazeta Centro-Sul, temos denunciado irregularidades e feito críticas há 24 anos. Portanto, cumprimos o nosso papel. No entanto, é preciso fazer uma pausa aqui para tratar disso.

Como me referi acima, denunciar e criticar é importante, ainda mais em um País como o nosso. Acontece que se tornou comum, em redes sociais, denúncias e críticas serem propagadas sem controle algum, e isso é perigoso, muito perigoso, pois pode gerar injustiça, pode provocar efeito devastador. A inconsequência leva à banalização, e é aí que mora o perigo.

Neste caso do concurso público da Câmara Municipal de Guaíba, eu entendo que o MP agiu corretamente ao investigar uma denúncia de possível fraude, considerando que esta prática de fraudar concursos públicos é uma realidade no Estado e no País. Mas eu entendo, também, que o contexto de denúncias em série contra o presidente do Legislativo não foi considerado. Praticamente, todas as semanas são divulgadas em redes sociais denúncias e insinuações contra o presidente da Câmara. Isso acontece desde que ele assumiu o cargo. Até o momento, nenhuma das denúncias se confirmou. Então, é preciso avaliar se as investigações estão sendo malfeitas ou se há orquestração inconsequente para tentar destruir um desafeto político.

Tudo o que eu recebi contra o vereador Renan Pereira eu apurei e questionei diretamente a ele, que nunca se omitiu em responder, além de desafiar publicamente: se há provas que o incriminem, que sejam levadas à Justiça.

Não estou defendendo o presidente da Câmara, não tenho procuração para defendê-lo, mas percebo que a carga de denúncias e a falta de provas não estão fechando. Toda semana tem uma lambança nova que não dá em nada. Ou o vereador engana todo mundo, todo mundo mesmo, incluindo promotor, juiz e jornalista, ou existem interesses pessoais de adversários em jogo. Não é possível que com tantas denúncias, uma não leve o acusado para a cadeia.

Eu uso este caso como exemplo, que serve para qualquer pessoa. Se alguém faz uma acusação, e não chega perto de uma prova, tem de ser responsabilizado de alguma forma; uma explicação tem de ser dada, pelo menos. Vamos imaginar que alguém discorde de você que está me lendo agora ou tenha uma pendência qualquer e resolva lhe prejudicar com acusações falsas. E aí?

Vamos imaginar, também, que alguém tenha feito campanha para eleger um político, visando obter um cargo e isso não se realizou, provocando sede de vingança. É certo usar redes sociais ou órgãos públicos para se vingar?

Se houve fraude no concurso público da Câmara Municipal de Guaíba e isso ficar comprovado, serei o primeiro a criticar e divulgar com amplo espaço na Gazeta, pois entendo que chega de falcatruas neste País. Entretanto, provoco esta reflexão sobre a banalização das denúncias e críticas, pois sei que isso só beneficia quem é falcatrua, uma vez que confunde.

Leia a matéria ao lado com atenção. O importante não é o caso dos que chegaram atrasados, pois se tivessem seguido o que determinava o edital teriam feito a prova como a esmagadora maioria dos candidatos; a questão chave deste caso é a grave denúncia sobre o possível direcionamento do concurso para beneficiar quatro pessoas ligadas ao presidente da Câmara, que foram expostas. Agora, é aguardar a decisão judicial.

Mesa Diretora da Câmara

E por falar em Câmara Municipal, a eleição da Mesa Diretora para 2018 será somente em dezembro, mas os bastidores fervem. As articulações políticas esquentam as paredes. Com isso, acionei a Tia Alaíde; pedi que apurasse o que está acontecendo nos gabinetes e ela me disse o seguinte: há duas correntes na disputa, uma liderada por Alex Medeiros e a outra por Arilene Pereira. O placar oscila entre 8 a 8 e 9 a 7 a favor do Alex. Mas tudo vai se definir aos 45 do segundo tempo, segundo a minha tia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 29/7/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados