Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

03/04/2017 - 12h30min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Depois da Desgraceira

A ex-secretária de Assistência Social de Guaíba, Luciana Kubiaki, era conhecida como uma agente linha dura; uma secretária que ordenava com rugidos. Passava a impressão de uma líder impoluta e firme até ser flagrada com uma montanha de papel higiênico, entre outros produtos e alimentos desviados da Prefeitura, em sua casa. O que deveria ser usado para dar um pouco de conforto às crianças maltratadas pela vida foi parar na casa de quem tinha o dever protegê-las. E a durona acabou dragada pela boca do camburão.

Depois de versões patéticas para justificar o injustificável e de um silêncio de fazer crescer cabelos brancos, Luciana Kubiaki renunciou ao mandato de vereadora. Provavelmente, ela não carregou sozinha aquela montanha de papel higiênico e alimentos, feito uma formigona avarenta.

O Caso Luciana Kubiaki é um exemplo triste de dignidade desbotada e deve servir de alerta para os que investem na política predatória. Os tempos estão mudando, e as revoadas de desgraceira que estamos assistindo atônitos diariamente fazem parte dessa mudança para melhor. O importante é ficarmos vigilantes e firmes no combate à corrupção.

 Secretária Demitida

Foi estranha a demissão da secretária de Administração e Recursos Humanos de Guaíba, Lecilda de Souza, considerando que foi um tchau seco, sem sinal de alerta; sem advertência.

A demissão de Lecilda aconteceu no final da tarde de quinta-feira, 30, três meses após ser admitida no Governo Sperotto. O motivo do desligamento informado pela assessoria do Executivo foi a falta de sintonia com o ritmo do prefeito José Sperotto, que esperava um perfil mais dinâmico de gestão. Eu especulo que, além da falta de sintonia, tem treta partidária neste pacote.

Sobre a sucessão na Pasta, ainda não há nome definido. Haverá uma conversa com o DEM, partido que ficou com a cota da Administração e RH. Segundo a Tia Alaíde, uma coisa é certa, não será o John, irmão do prefeito, conforme cochichos nos corredores.

 Fantasma na Câmara

Na sessão de terça-feira, 28, em discurso de desconfiança sobre a alegação da falta de dinheiro na Câmara, o vereador Jonas Xavier disse que o rigor não é tão grande, pois tem funcionário (a) fantasma, recebendo sem trabalhar, o que indicaria que o anunciado rigor no controle dos gastos não é bem assim.

Alguns vereadores fizeram beicinho, outros sapatearam, incomodados com a forma genérica de denunciar sem citar nomes, mas o Jonas não recuou; sequer piscou, seguro de que tem fantasma. Depois dessa, acredito que a alma penada vai encarnar e trabalhar.

 Dinheiro Escasso na Câmara

No final de 2016, os vereadores aceitaram reduzir o dinheiro destinado à Câmara Municipal: cerca de dois milhões de reais a menos. Consideraram que o Legislativo sempre devolve dinheiro ao Executivo no final do ano. Fizeram um “grau”, como se dizia na minha juventude, mas deu errado.

Tendo em vista que as obras realizadas na Câmara de Vereadores de Guaíba em geral são malfeitas, este ano será necessário retirar todas aquelas pastilhas bregas que revestem o prédio por fora, porque estão descolando e caindo – Que perigo! Além disso, é preciso implantar a acessibilidade, pois a obra da reforma sem fim está embargada pela Justiça. Resumo da ópera: deverá faltar dinheiro. Com isso, não foi possível dar o mesmo percentual de aumento de salário concedido aos servidores da Prefeitura. No Executivo, o aumento foi de 7,64%; no Legislativo, reajuste de 5,38%, gerando descontentamento coletivo na Casa.

A solução para não faltar dinheiro será bater no Gabinete do Prefeito e pedir de volta o percentual do qual abriram mão em 2016.

Nova Chefe de Investigações na DP

A delegada da DP de Guaíba, Sabrina Dóris Teixeira, nomeou Anelise Silveira Netto Alves como chefe do Setor de Investigações da Delegacia de Polícia local na quarta-feira, 29 de março.

Anelise, que tem quatro anos e meio de Polícia, ressaltou que seu trabalho irá seguir a linha de ação da Polícia Civil do RS.

A Delegada Sabrina disse que todos na sua equipe têm condições de assumir o cargo, mas decidiu pela afinidade com a colega, pela sua capacidade de liderança e pela sensibilidade característica das mulheres, além do fato de ser jovem e ter muita disposição para o trabalho.

 

Amor em Movimento

Aconteceu na noite dessa sexta-feira, 31, das 18h às 22 horas, na Rua São José, Centro de Guaíba, a 1ª Feira de Rua “Amor em Movimento”, com diversas atrações musicais, venda de comidas, bebidas e estandes do comércio local, com renda revertida em benefício da APAE. Este evento bacana estava acontecendo durante o fechamento desta edição, mas vamos contar como foi na próxima edição da Gazeta Centro-Sul.

Talento Nacional

O jovem Luis Arthur, 12 anos, que brilhou no programa The Voice Kids, da Rede Globo, esteve na Câmara Municipal agradecendo o apoio que recebeu da comunidade. Além de cantar muito, o guri é exemplo de boa educação.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 1º/4/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados