Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

02/01/2017 - 10h49min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Ano Dramático

Mais um ciclo se encerra e chegou o momento de revermos o que aconteceu de importante em 2016.

No País

Foi um ano dramático na política, com impeachment da Presidenta Dilma. A Operação Lava-Jato mandou para a cadeia grandes empresários, executivos e políticos. A crise econômica atingiu todo o País, com raras exceções; o desemprego calou fundo. E, misturado com tudo isso, teve Olimpíada no Rio de Janeiro.

Dilma e Lula

A Dilma, que não sabia de nada, a exemplo do Lula, acabou caindo; os dois maiores inocentes da história desse País não resistiram às manobras de seus parceiros. E por incrível que pareça, ainda resta quem acredite nos “injustiçados” e que eles não têm nada a ver com Temer, Calheiros, Sarney e outros tantos. O Tio Gilvan continua gritando que não vai ter golpe, queimando lixeiras por aí.

Manifestações

Estive nas duas manifestações de rua que aconteceram em Porto Alegre no dia 13 de março. Na Redenção, a favor da Dilma, havia cerca de mil enroladinhos, mas a TV disse que eram cinco mil. Talvez tenham contado as pessoas dentro dos apartamentos.

No Parcão, uma massa de coxinhas, com milhares de pessoas gritando Fora Dilma, Fora PT e Fora Corruptos.

Comparando os tamanhos das manifestações e seus conteúdos, deu para perceber que a maioria do povo cansou da roubalheira, da enganação, da falsa democracia e dos parasitas. Se é para rotular, antes coxinhas do que enroladinhos.

Na Aldeia e na Região

Não tem como não destacar de forma negativa as montanhas de entulho e lixo nas ruas de Guaíba e de Eldorado do Sul.

Em Guaíba, o Governo custou a providenciar e licenciar uma área adequada (grande) a fim de descartar caliça e materiais recicláveis; dormiu no ponto. Houve a desapropriação de dez hectares no Interior para implantar um Ecoponto, mas até o momento não entrou em operação.

Além da imundície nos logradouros, grande parte das ruas estão cheias de buracos. A Prefeitura passou o ano fazendo remendos superficiais, que esfarelam em poucos dias.

Registrei aqui na Coluna, no dia 9 de janeiro, que ao entrar em Guaíba pela Estrada do Conde, o visitante leva um “soco no estômago”, tamanha é a feiura e a degradação do ambiente. Nada mudou.

Transporte Coletivo

Ônibus novos, acessibilidade, serviço regularizado por meio de licitação; tudo indicava que o novo sistema de transporte coletivo urbano de Guaíba seria o grande acontecimento positivo dos últimos anos. Nada disso. Não houve divulgação, os usuários zanzavam atordoados pelas paradas; não construíram um terminal decente no Centro e muitos passageiros ainda mofam nas paradas esperando o segundo ônibus. E, por incrível que pareça, o povo reclamava e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, tratava do caso como intriga da oposição. É de cair os butiás dos bolsos!

O Parque no Morro

O prefeito Henrique Tavares criou uma Unidade de Conservação no Morro José Lutzenberger (da Hidráulica), no Centro da Aldeia; um lugar muito bonito e de importante biodiversidade. Nota dez. O objetivo é criar um Parque Ecológico, com visitação e incremento do turismo. Para começar, já foram destinados R$ 6 milhões de recursos das medidas compensatórias da ampliação da CMPC (trata-se de verba carimbada: não pode ser usada em hospital. Faço o registro antes que venham com a sugestão de investir em atendimento de Saúde e tal). Em janeiro deste ano, criaram uma comissão na Prefeitura para fazer o Plano de Manejo e dar sequência à criação do Parque. Sabem o que aconteceu na prática? Digamos que a Kombi velha está subindo a lomba da Rua Otaviano, cheia de pedras, em um pistão, batendo biela. E o dinheiro lá, parado.

Os Bombeiros

Nove lojas na Rua Cônego Scherer, Centro de Guaíba, ficaram totalmente destruídas devido a um incêndio que aconteceu no dia 1º de fevereiro. Até hoje não se sabe a causa do sinistro. Na prática, ficou escancarada toda a precariedade do nosso Corpo de Bombeiros, considerando a carência de efetivo. Tem quartel, tem viaturas e boa vontade, mas falta gente.

Desperdício de Dinheiro Público

O Governo Federal contratou a empresa MVC para construir creches pelo Programa ProInfância nos Estados do Sul. Não funcionou. A empresa não deu conta do recado e as obras estão abandonas, com as paredes se deteriorando.

Caso semelhante aconteceu com a obra de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Guaíba, próximo ao PA. Populares contam que a obra está sendo usada como refúgio de usuários de drogas.

A Comandante Bianca

A primeira mulher a assumir o comando do 31º BPM, tenente-coronel Bianca Burger, chegou anunciando aproximação com a comunidade e implantação de medidas para qualificar o policiamento. Apesar do pequeno efetivo, está cumprindo o que prometeu. Além de competente e profissional, tem postura de Comandante da BM. A comunidade reconhece o seu trabalho.

Na Câmara de Vereadores

Teve de tudo na Câmara Municipal de Guaíba. Secretária virando oposição e depois assumindo o papel de oposição na situação; teve líder da oposição virando secretário de Governo, da noite para o dia; teve partido fazendo rodízio de vereadores; troca-troca de partidos; teve muita gritaria e bate-boca, quase chegando às vias de fato. Teve até lambança de vereadores que foi parar na Delegacia de Polícia. Sobraram interesses pessoais e partidários e faltaram debates e trabalho efetivo em prol do Município. Lamentável. Quem acompanhou esta coluna durante o ano sabe do que e de quem estou falando.

Deputado Flexível

O deputado Missionário Volnei mudou de partido e balançou. Só o que não mudou foi seu cabelo empapado de Brilhantina Glostora. Se elegeu no PR e prometeu, em nota, que não mudaria de partido, mas mudou, ingressando no PSC. O PR pediu seu mandato na Justiça, mas não levou. Em Guaíba, o Missionário apoiou o Governo Henrique, teve filho em Cargo de Comissão (CC), mas na campanha eleitoral virou oposição, com discurso de “profeta da contradição”.

Plantão na DP

Terminaram com o Plantão 24 Horas na DP de Guaíba. Com isso, à noite, os registros de flagrantes têm de ser feitos em Canoas, tirando PMs e viaturas do policiamento local. O Governo do Estado prometeu reativar o Plantão, mas não cumpriu. O que mesmo o Governo do Estado cumpriu?

Mico do Ano

A Câmara Municipal de Guaíba enviou Moção ao Ministério do Trabalho, à Justiça e ao Sindicato da Fiação e Tecelagem, que não tem nada a ver com a Celupa, pedindo “providências” (sem especificar quais), considerando que a fábrica estava funcionando por meio de liminar, o que deixava os funcionários “abalados”.

O Ministério do Trabalho havia constatado inconformidades em vistoria na empresa Celupa/Melitta.

O Legislativo de Guaíba precisa rever esta banalização de moções e homenagens.

Semiaberto em Guaíba

De vez em quando, o Governo do Estado anuncia a instalação de um presídio semiaberto em Guaíba. A Gazeta denuncia, a comunidade se revolta, as lideranças protestam e o Governo retrocede. Onde tem fumaça tem fogo. Era só o que faltava, um semiaberto em Guaíba.

Eleições Municipais

Os dois ex-vice-prefeitos Maranata (PR) e Beto Quadros (PSB) se juntam para disputar a Prefeitura de Guaíba, enfrentando o José Sperotto (PTB).

Ao invés da oposição mostrar o que faria e como faria para melhorar a Cidade, focou no ataque à situação, utilizando vídeos de quinta na Internet, com montagens de envergonhar até bêbado. O povo não aceita mais essa estratégia e deu a resposta nas urnas.

Jornalista na Comunicação

O jornalista Gustavo Gossen, 34 anos, formado pela PUCRS, irá atuar com o Pedro Tavares na Secretaria de Comunicação e Ação Social de Guaíba. Com experiência profissional em grandes redes de comunicação do Estado, chega com todo o gás. Bem-vindo à Aldeia, Gustavo.

Fábio Araujo

Há mais de uma década, chegou na Redação da Gazeta Centro-Sul como estagiário, estudante de jornalismo, e hoje está deixando a Redação como jornalista formado, família constituída, e muita experiência na bagagem.

O Fábio foi convidado para assumir a Assessoria de Bancada do DEM na Câmara Municipal de Guaíba, com um salário que não tive como segurá-lo aqui. Perdemos o Fábio para a política partidária, pois, de acordo com as normas da Gazeta Centro-Sul, não é possível conciliar o trabalho jornalístico com a política partidária.

O Fábio Araujo deixa a Redação da Gazeta, mas fica a sua amizade, a sua entrega ao trabalho e, principalmente, a sua contribuição relevante ao jornalismo de Guaíba e Região. Além de seu trabalho na Redação, foi colunista de Esportes, com um texto forte, misturando informação com opinião marcante; às vezes doce, às vezes ácido, mas sempre honesto.

O Fábio sai para novas experiências como entrou, pela porta da frente, que permanecerá sempre aberta para lhe receber com alegria e gratidão.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 31/12/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados