Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

10/10/2016 - 09h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Por que o Sperotto venceu

Revendo matérias da Gazeta Centro-Sul e circulando por Guaíba, percebe-se muitos problemas na Aldeia, mas apesar disso, o candidato da situação, José Sperotto (PTB), venceu com folga a eleição para prefeito. Isso se deve primeiro à força eleitoral do Sperotto e a sua corrente de apoio. No entanto, a larga diferença de votos (11% a mais do que a soma dos seus adversários) está relacionada à fragilidade da oposição em Guaíba.

Os candidatos de oposição perderam para eles mesmos, com discursos rasos, nitidamente feitos para agradar à torcida, mas não funcionou.

Guaíba precisa urgentemente de um novo modelo de gestão, mas os candidatos de oposição não chegaram nem perto de garantir isso.

Erro de Foco

O Maranata, que prometia mudanças “abraçando o amanhã”, por muito tempo esteve ligado ao Governo de Henrique Tavares. Concorreu a prefeito na eleição anterior, sem deixar o cargo de vice-prefeito. Nos últimos três anos, continuou sempre sorridente ao lado do Henrique, fazendo questão de tirar fotos com o chefe do Executivo em eventos públicos.

Maranata tem todo o direito de discordar do atual sistema de administração e propor mudanças para melhorar. Discordar e propor mudanças é importante. No entanto, o grande erro de sua campanha foi ter focado mais no ataque ao governo e no candidato da situação do que em ser propositivo. A população esperando propostas viáveis para melhorar o Município e encontrava pelas ruas um caminhão velho, alardeando a necessidade de retirar uma família do poder, família na qual o pregador foi criado na política.

“Vídeos Chinelagem”

Marqueteiros de fundo de quintal criaram um seriado de “Vídeos Chinelagem” na Internet. Teve de tudo. Mas um em especial chamou a atenção, devido ao seu conteúdo criminoso. Usaram uma matéria do Jornal do Almoço, de 2015, abordando sobre abono de pontos de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa, e introduziram o depoimento de um suposto ex-assessor de José Sperotto, fazendo denúncias fortes contra o ex-deputado. O denunciante falava no escuro, sem mostrar o rosto. A montagem grosseira tentava confundir. Eu denunciei o truque na minha coluna.

O fato foi denunciado na Justiça Eleitoral que determinou a retirada do vídeo da Internet.

Se o conteúdo do referido vídeo é verdadeiro, por que esconder o denunciante? Por que fazer montagem, buscando enganar a população, utilizando a credibilidade de um importante veículo de comunicação, de forma criminosa? Por que divulgar a denúncia aos 45 do segundo tempo?

Admiração e Respeito

Quero registrar minha admiração e respeito por todos os que concorreram nestas eleições, tanto para prefeito como para vereador, pois tiveram a coragem de se expor, independentemente de qualquer respaldo político. Se erraram ou não convenceram, pelo menos se apresentaram e isso merece o respeito de todos.

Tirando a série de “Vídeos Chinelagem na Internet”, vivemos mais um capítulo democrático na nossa história e isso tem um valor imenso.

Pense Nisso!

Na noite de 29 de setembro, no Comitê da Coligação “Abrace o Amanhã” (Maranata e Beto), foi distribuído aos militantes um impresso assinado pela Fracab a fim de ser espalhado pela cidade, com a chamada “Pense Nisso!”. O conteúdo denunciava que as contas de Sperotto na campanha de 2014 para deputado estadual tinham sido reprovadas, citando o número do processo e detalhes do andamento do mesmo. No final, um alerta: se Sperotto vencesse a eleição poderia ter o diploma de candidato eleito cassado.

Não questiono o direito da Fracab em fazer a referida divulgação. Mas, pense nisso: se o processo vem de 2014, por que divulgar o fato faltando dois dias para as eleições? Seria uma manobra da velha política de lançar uma “bomba” aos 45 do segundo tempo, visando mudar o resultado da eleição? Não acredito que a Fracab se prestaria para uma coisa dessas.

A Gazeta Centro-Sul questionou o Sperotto sobre o referido processo em entrevista publicada nesta edição.

Dra. Elisabete e Nauto

A Dra. Elisabete tentou, foi valente, mas apresentou um programa de governo no meio da campanha, cedido às pressas por um grupo de dissidentes do PSDB.

A proposta de ressuscitar o Hospital Livramento puxou o freio de mão de sua campanha. A estrutura do velho prédio precisaria ser totalmente refeita para atender à nova legislação. Além disso, desconsiderava todo o dinheiro investido no novo prédio ao lado do PA.

O Nauto surfou na ingenuidade sobre a prancha da generalização. As soluções para todos os problemas da cidade viriam de um conselho comunitário.

Pode ter sido uma campanha simplória a do Nauto, mas ele não teve medo de se expor e oferecer o que entendia ser o melhor para a cidade. Parabéns, Nauto!

O Governo Sperotto

José Sperotto concorreu quatro vezes a prefeito de Guaíba e se elegeu na última. Agora, terá de mostrar por que insistiu tanto para governar a Aldeia.

Montar um Governo eficiente com uma coligação formada por uma penca de partidos políticos não é tarefa para amador. Sperotto será obrigado a dizer muitos “não” se quiser rasgar este modelo de gestão ultrapassado, viciado e improdutivo.

Renovação na Câmara

Dos 16 vereadores da Câmara Municipal de Guaíba, apenas sete se reelegeram. Veteranos como Campeão (PTB), Chacrinha (PMDB) e Jorge da Farmácia (DEM) ficaram de fora. Os três tinham como certa a reeleição e levaram um baque com o resultado das urnas. Além do efeito da multiplicação de candidatos, os eleitores deram o seu recado nas urnas.

Oposição na Câmara

Dos 16 vereadores eleitos em Guaíba, teoricamente dez são da bancada governista (situação) e seis da oposição. No entanto, é preciso considerar que a Vereadora Claudinha (DEM), os vereadores Manoel (PPS) e Crizel (SD) já demonstraram perfil oposicionista, inclusive na campanha eleitoral. Portanto, se pularem a cerca a situação ficará desfavorável para o Governo.

Votos jogados fora

Foi grande o número de abstenções, votos brancos e nulos em todo o País. Fala-se em protesto dos eleitores contra a classe política. Eu entendo que foi um protesto furado, pois abrir mão de votar beneficia os políticos picaretas.

A Entrevista

A Tia Alaíde me disse que estava sendo articulada a participação do PDT no futuro governo, visando garantir maioria na Câmara Municipal, considerando o quadro instável da nova legislatura. Questionei esta possibilidade ao Sperotto na entrevista que fiz com ele essa semana. O prefeito eleito me encarou solenemente e sem piscar, descartou peremptoriamente esta possibilidade. “Eles estavam com o outro”, ressaltou, com reprovação.

Sperotto deixou claro que não engoliu os ataques que sofreu na campanha eleitoral. Aquele vídeo enxertado em matéria do Jornal do Almoço está entalado na garganta do Gringo. Repetiu várias vezes que se trata de crime.

É claro que eu insisti com nomes de seu secretariado, mas o prefeito eleito escapou. Tentei todas as técnicas para fazê-lo deixar escapar um nome e tal. Mas nada, foi liso. Não disse nem se vai trazer o Nilton Santos para a Imprensa ou se vai ficar com a Civa Silveira. No entanto, deixou um recado: cargos políticos serão ocupados por quem tem representatividade política. Falou isso cinco vezes. O sujeito terá de ser bom de voto para fazer parte do grupo.

Técnico onde tem de ser técnico e político com representatividade onde tem de ser político. Forte, essa!

Na entrevista Sperotto disse que irá rever o atual sistema de baldeação no transporte coletivo. Terá de negociar, pois existe um contrato assinado; se não respeitar, o Município pode ser obrigado a pagar multa.

Confira o que disse o prefeito eleito em entrevista à Gazeta Centro-Sul nessa edição.

O Fenômeno Renan

O Dr. Renan foi a estrela das eleições em Guaíba. Irreverente, com vídeos excêntricos na Internet e campanha de peso, fez a maior votação da história para a Câmara Municipal da Aldeia. Um personagem que surgiu de repente no cenário político local e já ocupou espaço de destaque.

Há questionamentos sobre seus gastos de campanha. Isso é uma questão a ser avaliada pela Justiça Eleitoral.

PT na Lona

O sindicalista João Caldas (PT) fez 938 votos, foi o quinto mais votado para vereador de Guaíba, mas ficou em 232º lugar na colocação geral. O último candidato a vereador que se elegeu foi o Juliano Ferreira (PR), na coligação com o PSC, com 500 votos, quase a metade do Caldas. O Rudinei Metalúrgico, também do PT, fez 708 votos e ficou em 233º lugar. Isso aconteceu porque o PT disputou sozinho, sem coligação, e fora os dois candidatos mais votados, o partido do Lula e da Dilma levou uma tunda.

Essa equação de votos é do jogo e quem joga tem de estar preparado, mas que é injusto um candidato se eleger com a metade dos votos de outro que ficou de fora, isso é.

Drama em Mariana Pimentel

Renato (PMDB) fez 1.019 votos, vencendo o atual prefeito Carlos Ziulkoski por apenas vinte votos.

Surra em Eldorado do Sul

Ernani (PDT) retorna à Prefeitura com 48,03% dos votos. O atual prefeito Sergio Munhoz (PSB) fez 17,70%. O povo deu um recado claro a Munhoz: é preciso fazer mais do que propaganda.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 8/10/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados