Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

26/09/2016 - 09h19min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Palestra do Moro

Na noite de quarta-feira, 21, assisti palestra do juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato, na Feevale. Ganhei o ingresso de presente no Dia dos Pais da minha filha Luana. Os tempos e os presentes são outros.

O juiz entrou no palco do grande teatro da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, sob aplausos de mil e oitocentas pessoas de pé. O magistrado falou sobre o “Enfrentamento da Corrupção Sistêmica”.

Moro contou que a Lava-Jato começou em 2014, com um caso criminal envolvendo um doleiro em Curitiba. As investigações mostraram uma ligação com dois ex-diretores da Petrobras e não parou mais de envolver grandes empreiteiras, empresas de fachada e políticos em um esquema de pagamento de propina bilionário.

Entre as prisões, quatro ex-diretores da Petrobras que confessaram o pagamento de propina para sustentar partidos políticos na cúpula do Governo Federal. A Petrobras admite roubo de R$ 6 bilhões. Bi.

O juiz disse que a corrupção abrange outras empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, com contratos de publicidade, e a Usina Angra 3, entre outras. As investigações continuam.

Para Sérgio Moro, a corrupção sistêmica como a que acontece no Brasil provoca uma degeneração da democracia. Para sair desse lodo, o magistrado prega uma Justiça Criminal com o mesmo peso para todos, independentemente da classe social (criticou o tratamento da Justiça Criminal com diferença entre pobres e ricos, considerando prazos e recursos). Ele elogiou a decisão do STF, que leva para a cadeia um réu condenado em segunda instância. “Antes, a Justiça Criminal no Brasil era um faz de conta”, criticou Moro. Ele lembrou que nos EUA e na França isso acontece desde a primeira instância. Além disso, o juiz destacou a importância de ações efetivas do Executivo, Legislativo e do setor privado, bem como a vigilância da sociedade no combate à corrupção.

Sérgio Moro bateu na tecla da importância da vigilância social a fim de que não se repita no Brasil o que aconteceu com a Operação Mãos Limpas, na Itália, semelhante à Lava-Jato, mas que enfraqueceu devido ao contra-ataque de agentes políticos corruptos. Falou da necessidade de o Congresso aprovar o projeto do MPF das 10 medidas de combate à corrupção.

O Truque dos Dois Pontos

Na reta final das campanhas eleitorais, costumam aparecer publicações difamatórias (impressas ou em vídeos na Internet), visando destruir adversários políticos, bem como surgem pesquisas fraudulentas no varejo paralelo.

Para serem divulgadas, as pesquisas eleitorais devem ser registradas no TRE, seguindo a legislação. No entanto, no universo da falcatrua se manifesta o velho truque dos dois pontos em pesquisas eleitorais fictícias. Funciona assim: o candidato que está bem atrás na intenção de voto dá um jeito de divulgar, às vezes por meio de carro-de-som, uma pesquisa falsa ou de origem duvidosa (feita por empresa desconhecida), apontando o fulano atrás do sicrano apenas dois pontos percentuais. A intenção é pegar os eleitores indecisos, que não querem votar no favorito, apostando no seguinte raciocínio: - Se o fulano está somente dois pontos atrás, tem boas chances de vencer.

O Sombra

Da série “Vídeos Chinelagem na Internet”, destaque para o assessor sombra, que faz desabafo no escuro, com voz distorcida, através de enxerto em matéria de um programa de televisão antigo. Penso que a ideia era detonar um adversário político. Que mico!

Resumo da Ópera

Tentativa de ganhar vantagem por meio de truques e difamação na Internet, visando enganar a população humilde, é uma demonstração de falta de caráter.

Estamos precisando de propostas exequíveis para construir uma sociedade melhor e não de baixaria.

O Dinheiro da Câmara de Vereadores

Há pouco tempo abordei aqui na Coluna um estudo feito por funcionários efetivos da Câmara Municipal de Guaíba, visando terminar com possível desperdício de dinheiro público com água mineral, cafezinho e material de expediente. Elogiei a iniciativa.

Agora, soube que servidores efetivos estão realizando cursos em São Paulo e Brasília, com gastos expressivos por conta da Câmara. Por nossa conta.

Sou a favor da atualização de servidores. No entanto, se os mesmos cursos podem ser disponibilizados em Porto Alegre ou até mesmo na própria Câmara, por que gastar com viagens? Busquei maiores informações com o diretor da Câmara, mas fui informado que as autorizações das viagens foram feitas diretamente pelo Gabinete da Presidência.

Essa semana, não consegui falar com o presidente do Legislativo, mas certamente receberei todos os esclarecimentos, bem como o custo-benefício destes cursos. E é claro que levarei a minha garrafinha de água mineral para a entrevista, pois é preciso economizar o dinheiro da Câmara.

Fim da Novela do PT do B

Essa semana, o TRE finalmente decidiu que o PT do B fique na coligação Majoritária Abrace o Amanhã e na Coligação Proporcional PDT; PT do B; e PROS. Essa informação recebi aos 45 do segundo tempo, na tarde dessa sexta-feira, 23.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 24/9/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados