Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 07 de maio de 2024

21/09/2016 - 09h01min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

As Respostas dos Candidatos

A Gazeta Centro-Sul abriu espaços especiais para apresentação dos candidatos à Prefeitura de Guaíba e de suas propostas. Quem são, formação profissional, atividades e experiências em cargos relacionados à vida pública. A Gazeta questionou por que se candidataram; o que farão de diferente na Administração Pública, se eleitos; como deve ser a gestão do futuro Hospital Regional, cujas instalações estão prontas. Se eleitos, como irão trabalhar em relação à pavimentação das ruas e à limpeza urbana.

Nesta edição, a Gazeta questiona se o candidato tem um Plano de Governo e como ele foi feito. Na próxima semana, fechando a série, quais serão as primeiras ações de governo caso sejam eleitos.

Este conjunto de questões revela muito dos candidatos à Prefeitura e pode contribuir com a escolha dos eleitores; esta é a proposta da Gazeta.

Após as eleições, eu vou opinar sobre as respostas dos candidatos.

Invasão no Bairro Santa Rita

Invasão de áreas públicas não é novidade neste País, mas invasão nas vésperas das eleições, com possível envolvimento político partidário, é, no mínimo, estranho.

Atualmente, todo mundo filma tudo. As imagens são captadas por smartphones ou por câmeras de sistemas de monitoramentos públicos e privados: vivemos num big brother. Neste caso da invasão no Bairro Santa Rita, testemunhas filmaram e fotografaram a movimentação da ocupação na madrugada de sábado. A Prefeitura, que agiu rápido e já conseguiu a reintegração de posse na Justiça, promete ação. A liberação da área agora depende da Brigada Militar conseguir efetivo para cumprir a ordem judicial.

O problema da falta de moradia é sério, o déficit habitacional é grande no País, mas não se resolve invadindo áreas públicas.

A Novela do Corte de Água

A manchete da Gazeta Centro-Sul na edição do dia 10 de setembro foi o corte de água, por falta de pagamento, na Uergs de Guaíba e na Escola Técnica Solon Tavares. Foi feita uma ação paliativa para que as aulas continuassem depois de dois dias de suspensão, mas esta semana o problema voltou. Com isso, os cerca de seiscentos alunos das duas instituições de ensino dependem do “liga e desliga” da Corsan. O Professor Baldino tem carregado tonéis de água no seu fusca.

O triste dessa história é o tratamento dispensado pelo Governo do Rio Grande do Sul à Educação.

Faz dez anos que os sucessivos governos do Estado prometem o tal desmembramento dos prédios do DAER, Uergs e Escola Solon Tavares, mas nada acontece na prática.

Lula, o Chefe da Corrupção

Na quarta-feira, os procuradores do Ministério Público Federal que compõem a Operação Lava-Jato formalizaram denúncia na Justiça contra o ex-presidente Lula. Em uma coletiva de imprensa, eles argumentaram a denúncia, que coloca Lula no núcleo de um grande esquema de corrupção envolvendo empreiteiras como o comandante da “Propinocracia” (governo movido à propina), que roubou bilhões de reais da Petrobras. Os procuradores alertaram, também, que o esquema atingiu outras empresas públicas, indicando que vem mais denúncia por aí.

Todos os diretores da Petrobras, que roubaram muito e já confessaram à Justiça Federal, foram indicados pelo Lula, o perseguido.

O Ministério Público Federal, a Polícia Federal, a Receita Federal e a Justiça Federal, por meio dos seus integrantes, concursados e independentes, estão trabalhando para encerrar um ciclo de exploração predatória que acontece no Brasil desde o seu descobrimento há 516 anos.

Cabe a nós, povo, a maior autoridade deste País, conforme declaração da ministra Cármen Lúcia ao assumir a Presidência do STF, consolidar a cultura anticorrupção e rechaçar de vez estes sanguessugas da Nação, travestidos de políticos, de semideuses, e às vezes de artistas e intelectuais.

O Pronunciamento e o Fanatismo

Em pronunciamento na tarde de quinta-feira, Lula voltou com seu clássico discurso político em que se faz de vítima dos poderosos, que jamais o aceitaram por ter ascendido ajudando os pobres. Contou histórias da infância difícil e chorou; se colocou numa posição de grande líder mundial e debochou. O ex-presidente não fez contraponto às acusações, não falou sobre o esquema de corrupção na Petrobras, se limitou a negar e desqualificar o trabalho de investigação.

É impressionante como Lula se coloca como um semideus e ainda consegue encantar correligionários e fanáticos, que acreditam em armação para derrubar o “Pai dos Pobres” e que entendem ser democrático se eleger com dinheiro roubado e enganando os eleitores.

O ex-presidente ameaçou jornalistas e todos os que o criticam. Convocou os petistas a saírem às ruas de vermelho. Isso deixou muitos colorados em apuros. Já não bastasse o time em campo, agora essa.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/9/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados