Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

18/07/2016 - 09h19min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sugestão para a “Área da Ford”

Desde que a Ford desistiu de Guaíba, já aconteceram diversas solenidades de anúncios de empreendimentos que nunca vieram. Todos sabem o quanto eu engordei de tanto comer empadinhas e canapés em coquetéis no meio das moitas do terrenão para festejar empresas virtuais no delírio das pedras fundamentais.

Diante do drama global e da instabilidade teimosa no setor automotivo, eu volto a promover a minha sugestão para a ocupação daquele terrenão na Estrada do Conde.

Primeiro, é preciso reservar uma área técnica para a Toyota, considerando a possibilidade da instalação de uma montadora da Companhia Japonesa no futuro, conforme profetizou Maneca Stringhini. A Toyota é uma das empresas mais importantes para Guaíba, considerando a sua contribuição na arrecadação do Município. Então, mimo para a Toyota.

Muita calma no que vem agora

Sugiro que se cancele todos os protocolos de intenções com empresas que sinalizaram a possibilidade de implantar fábricas naquela área. Todos. Até o momento, não se tem notícias de que existam empresas com capital para executar os projetos anunciados; elas dependem totalmente de financiamentos públicos, de isenções fiscais centenárias e ainda fazem uma série de exigências ao poder público, o que não vale a pena atender, considerando o possível retorno para a economia local e os transtornos.

Nossa Aldeia precisa da geração de empregos e renda, mas isso não vem com intenções políticas, anúncios festivos, pedras fundamentais, ou com projetos dependentes do sugado setor público e com utilização de mão de obra que não temos aqui. Na ânsia de desenvolvimento, aceitamos qualquer coisa, sem questionar o custo-benefício. Foi assim que se formaram muitas cidades bagunçadas em regiões metropolitanas, cuja qualidade de vida da população é um teatro de sufoco.

Acredito que Guaíba deva se voltar para o setor de serviços, com a implantação de prédios de escritórios, aproveitando a proximidade com a Capital e a facilidade de deslocamento pelo Lago Guaíba. Isso está previsto no excelente Plano de Infraestrutura Estratégica apresentado em 2012. O trabalho foi coordenado pelo professor Benamy Turkienicz, da Ufrgs, e levou cerca de dois anos para ser concluído, partindo de uma análise das vocações econômicas, da situação geográfica e dos recursos existentes no Município.

Mudança de Ocupação

Entendo que o futuro prefeito de Guaíba deveria se reunir com o Governo Estadual (o Estado é o proprietário do terrenão da Ford) e propor uma mudança de ocupação daquela área, destinando-a para o turismo e o lazer. Minha sugestão é que seja implantado um megaparque temático, ao estilo do Beto Carrero World. Um empreendimento limpo, gerando empregos e renda por meio do desenvolvimento turístico, com hotéis, restaurantes e toda a infraestrutura que faz parte de um complexo deste tipo. Isso, ao lado do futuro Centro de Treinamento do Sport Club Internacional, que já está em fase de licenciamento ambiental. Fica a sugestão para um debate necessário a respeito do futuro da Aldeia.

..............................................................................................................

Sem Caminhões no Terreno

Essa semana, a retirada dos caminhões da Foton que estavam estacionados no terreno da empresa, ao lado da Estrada do Conde, chamou a atenção dos leitores. Muitos me perguntaram o que aconteceu.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guaíba, Cleber Quadros, os veículos que estavam na área foram vendidos e o local deverá receber os caminhões que forem fabricados em Caxias do Sul para serem distribuídos. O secretário garantiu que o projeto da fábrica da Foton em Guaíba será executado e que as obras deverão iniciar entre o final de julho e início de agosto deste ano.

Convenções Partidárias

Começa o período de convenções partidárias para definir as alianças das próximas eleições municipais. Em Guaíba, PTB e PMDB deverão confirmar chapa de candidatos a prefeito e vice, com Sperotto e Cleusa Souza respectivamente.

Maranata (PR) e Beto Quadros (PSB) deverão ser confirmados na chapa de candidatos a prefeito e vice.

Não recebi informações de outros partidos e pré-candidatos sobre alianças, mas já adianto que estamos com espaço aberto para todos.

Despesas da Câmara

Um grupo de servidores da Câmara Municipal de Guaíba, após analisar gastos com café, açúcar, água mineral, fotocópias e material de expediente, apresentou uma proposta de economia. O presidente da Casa, Jorge da Farmácia (DEM), e a maioria dos vereadores apoiaram a proposta. No entanto, segundo a Tia Alaíde, teve reação contrária de alguns.

Parabéns aos servidores pela iniciativa. Vamos acompanhar para ver como está sendo gasto o dinheiro do Legislativo, que no final das contas é de todos nós.

Governo Municipal - Maximiliano Finkler assumiu como secretário Adjunto na Assistência Social em Guaíba.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 16/7/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados