Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

01/02/2016 - 16h35min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Desabafos Constrangedores

Até os poodles sabem que está muito perigoso viver no Brasil por conta da insegurança. No Rio Grande das tais façanhas de modelo a toda Terra, o Estado faliu, nem paliar se consegue mais.

O governador José Ivo Sartori, que colocou a própria mãe na campanha eleitoral para se eleger, ganhou a eleição e, ao que parece, não sabe o que fazer além de contar moedas para pagar os servidores.

Na noite de segunda-feira, 25 de janeiro, participei de um encontro com comerciantes da Rua Adão Foques e lideranças para tratar sobre a insegurança que campeia na Aldeia. Tudo o que foi dito naquela reunião, tudo mesmo, eu já ouvi umas cinquenta vezes em encontros semelhantes nos últimos anos: o efetivo das polícias é pequeno. São poucos PMs e agentes para garantir a segurança de cem mil pessoas. É melhor não revelar os números.

As polícias Civil e Militar fazem milagres, considerando os recursos de que dispõem e as estatísticas de prisões e apreensões de armas. No entanto, estão apenas enxugando gelo. Até meu comentário se repete quando o tema é insegurança pública.

Os políticos promovem seminários, criam comissões e fazem discursos inflamados para a torcida, mas nada melhora, pelo contrário. São torneios de blábláblá.

Até o Plantão 24 Horas da DP de Guaíba terminou. Os poucos brigadianos que atuam na Cidade são obrigados a se afastar por várias horas para registrar os flagrantes em Canoas depois das 18 horas. É de cair os butiás dos bolsos!

Um festival de assaltos está acontecendo na Rua Adão Foques, Zona Sul do Município. No encontro de segunda-feira, na Associação Comunitária da Vila Iolanda, escutamos revelações dramáticas. Disseram os comerciantes que já foram assaltados três, quatro vezes. “Todos sabem quem são os assaltantes e onde se encontram”, desabafou um cidadão indignado. Um empresário importante da Cidade, que já foi assaltado várias vezes, disse, com voz de Pavarotti, que na Cohab tem “xerife”. O prefeito em exercício ouviu, assim como dois secretários municipais, dois vereadores e um comandante da BM. Foram depoimentos constrangedores.

Guaibão no Palácio Piratini

Na reunião do GGIM de quinta-feira, na Prefeitura, ficou acertado que, após o Carnaval, um comando de lideranças guaibenses vai ao Palácio Piratini pedir mais policiais para a Aldeia, e também que o Estado cumpra as promessas de contrapartida dos presídios. Vão em um Guaibão fretado, me disse a secretária Luciana Kubiaki, presidente do GGIM.

Eu não participei desta última reunião na Prefeitura sobre segurança pública porque já decorei a pauta e as falas. Pode ser que Guaibão na frente do Piratini resulte, pelo menos, na volta do Plantão 24 Horas na DP local.

Fechando com o Maranata

Parte dos vereadores de oposição estão fechando com a pré-candidatura do Maranata (PR) para prefeito de Guaíba. Neste bloco, o vereador Jonas Xavier (PROS) já assumiu que é Maranata até debaixo d’água. Segundo a Tia Alaíde, o Vereador Xandão (PT) também já maranatou, só falta o aval do partido.

O Alex Medeiros (PP) é o primeiro da fila dos pré-candidatos a vice; e a Marina Toledo, que ficou de tomar um café comigo, não apareceu porque está guardando o lugar do Alex na fila.

Tucanos e PSB

O namoro entre os novos tucanos de Guaíba e o PSB de Beto Quadros deu uma esquentada, mas nada de beijo ainda. Fecham com a tese do novo modelo de gestão, uma tese forte; entretanto, na hora de bater o martelo sobre quem vai na cabeça da chapa, acredito que vai rolar uma crise na relação.

Sperotto e Alguém

Reza a lenda que existe uma fila de interessados em disputar a eleição para prefeito como vice do Sperotto (PTB). Nesta fila, depois de um papo reto com a Tia Alaíde, eu conjecturo que Chacrinha e Cleuza, ambos do PMDB, são os mais cotados. Antes, o Chacrinha se mostrava distante desta possibilidade, mas ultimamente o assunto passa lá no Petim e seus olhos brilham.

Ivan do Posto em Cena

O empresário Ivan do Posto (DEM), tido como candidato-troféu do deputado Onyx Lorenzoni, começa a marcar presença no cenário político da Aldeia. Discurso crítico e forte, do tipo que coloca o pingo em cima do “i”.

Frente de Oposição

Cinco vereadores de oposição ao Governo de Guaíba na Câmara Municipal começam a trabalhar juntos, fiscalizando os serviços da Prefeitura e apontando os problemas da Aldeia. Fizeram isso essa semana.

Os governistas dizem que é oportunismo e tal. Sei lá o nome que queiram dar, mas que uma das principais funções dos vereadores é fiscalizar o Executivo, isso não se pode negar. E a verdade é que os vereadores de oposição estão cumprindo este papel faz tempo. Com a chegada do Alex, são cinco, mas estão tentando puxar mais um ou uma para o bloco. Se conseguirem, o quadro muda de figura, pois o poder aumenta sobremaneira.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 30/1/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados