Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

25/01/2016 - 09h45min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Às Vésperas da Epidemia

A cidade de Guaíba está infestada pelo mosquito transmissor da dengue. Essa semana, a Gazeta descobriu que foi diagnosticado um caso da doença no Município, na Unimed, e comunicou à Secretaria da Saúde, quando deveria acontecer o contrário. O protocolo de notificação não foi cumprido, segundo a secretária Municipal da Saúde em exercício, Fabiani Malanga.

Guaíba tem lixo acumulado em todos os cantos. Acostamentos de ruas e estradas, praias e esquinas se transformaram em lixões. Água acumulada, nuvens de Aedes Aegypti, e falha no sistema de notificação de dengue ou de suspeita da doença. Estamos às vésperas de uma epidemia na Aldeia.

Perguntas sem Respostas

Abordando sobre a crescente criminalidade em Guaíba e Região, o Editorial da Gazeta Centro-Sul na edição do dia 16 de janeiro (semana passada) fez as seguintes perguntas: - De onde vêm tantas armas de fogo? – Como as armas param nas mãos de crianças e adolescentes? – Se os locais de venda de drogas são conhecidos, por que continuam?

Sabem quem respondeu estas perguntas? Ninguém.

Sei que a BM e a Civil estouram bocas de tráfico de drogas com frequência, pois leio na Gazeta, mas por que voltam? E voltam.

As armas e drogas entram com facilidade na Aldeia e vão direto para as mãos de crianças e adolescentes. Sem as respostas para as perguntas acima e sem ações integradas de inteligência, as forças policiais vão continuar enxugando gelo.

Comerciantes da Zona Sul

Cansados de tanto serem assaltados e terem seus estabelecimentos furtados, alguns comerciantes da Rua Adão Foques, Zona Sul de Guaíba, estão tentando se unir a fim de buscar solução para o problema. Para segunda-feira, 25, às 20 horas, está agendada uma reunião na sede da Associação dos Moradores da Vila Iolanda e da Vila Jardim, Rua Valdomiro Rodrigues, 360, Viola Iolanda. Na pauta, discussão sobre a possibilidade de criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Parabéns pela iniciativa da Associação. Vamos ver quantos comerciantes e lideranças vão participar da reunião.

Dinheiro para o Carnaval

Alguns prefeitos estão cancelando os desfiles de carnaval para economizar e aplicar o dinheiro na Saúde. Em uma análise superficial, esta medida merece aplausos, pois se trata de uma questão de prioridade. No entanto, escrevam o que estou dizendo, não vão fazer o carnaval e o atendimento de Saúde vai continuar na mesma. O problema não é o carnaval, é a má gestão do dinheiro público.

Religião e Política

Já escrevi aqui na Coluna algumas vezes e repito, não concordo com a mistura de religião com política partidária. Não funcionou na Idade Média e continua sem funcionar, pelo contrário.

Em Guaíba, o Pedro Tavares, estrategista político da situação, está tentando atrair lideranças evangélicas. Segundo a Tia Alaíde, o Pedro se reuniu com o Pastor Gastão, presidente do Conselho de Pastores de Guaíba, visando levar parte dos evangélicos para a corrente da situação. Não sei se terá sucesso nessa empreitada.

Tudo pode melhorar se o pensamento político do povo não for uma imposição do pastor, do padre, do rabino ou de qualquer líder religioso. Sempre que isso acontece, perde a sociedade.

Deputado permanece no PR

O deputado estadual Missionário Volnei (PR) negou, em nota essa semana, a possibilidade de mudança para o PSC no momento. Recebeu convite do Pastor Everaldo, mas disse que qualquer mudança só poderia acontecer em 2018.

Rede Sustentabilidade

Segundo a Tia Alaíde, Valter Carneiro é pré-candidato a prefeito de Guaíba pela Rede Sustentabilidade. Apesar de ter se afastado da cena política na Aldeia, o Valter articula a fundação de um Diretório da Rede em Guaíba.

Escola de Turno Integral

O Brasil precisa implantar escolas de turno integral com urgência. Torço para que funcione no CIEP de Guaíba. Ver matéria nesta edição.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/1/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados