Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

18/01/2016 - 09h43min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre o Transporte Coletivo

É injusto criticar o novo sistema de transporte coletivo de Guaíba, pois está sendo dado um importante salto de qualidade no serviço, com regularização por meio de licitação, todos os veículos zero km, integração entre os bairros e acessibilidade. Acontece que implantaram o sistema às pressas, com falhas de comunicação, e agora estão fazendo os ajustes. Espero que ajustem logo as falhas.

Aumento de Tarifas em Março

Quando o sistema estiver ajustado, é possível que surja outra polêmica devido ao aumento das passagens. A empresa Assur, vencedora da licitação, apresentou a proposta das tarifas há mais de um ano. Em fevereiro, acontece o dissídio dos funcionários e a empresa já pediu reajuste da inflação do período. O aumento seria concedido antes de iniciar a operação do novo sistema, em dezembro, mas o prefeito decidiu iniciar com o valor da licitação para evitar confusão. No entanto, em março virá o aumento das passagens. Não quero ser estraga-prazer, estou apenas cumprindo o meu papel de informar. A passagem vai subir em março.

PP Livre em 2016

Na segunda-feira, 11, conforme antecipei aqui na Coluna, a Executiva do PP de Guaíba se reuniu para tratar sobre os rumos do partido no Município neste ano de eleições. De acordo com o presidente Orassi Orestes, por decisão unânime, a Executiva se manifestou pela independência. Em novo encontro que deverá acontecer entre os dias 29 e 30 de janeiro, será tomada uma decisão definitiva, que terá como consequência a continuidade ou a saída do Governo Henrique Tavares.

Maranata e Alex

O vereador Alex Medeiros (PP) já assumiu a sua independência e marcha com a oposição desde dezembro. Segundo a Tia Alaíde, o Alex mantém conversas bem adiantadas para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Maranata (PR). O namoro está forte, com a bênção dos pastores.

Rede Sustentabilidade

Depois de uma conversa demorada com a Tia Alaíde, no Voga Restaurante, cheguei a seguinte conclusão: se o PP confirmar a saída do Governo, o secretário Cleber Quadros deverá ir junto com a Cláudia Mara (hoje PTB) e a vereadora Paula Almeida (PROS) para a Rede Sustentabilidade, partido da Marina Silva, com outras lideranças da Aldeia. Tudo está sendo bem costurado nos bastidores por Pedro Tavares, mantendo assim mais um elo na forte corrente da situação.

A Reforma do Mercado

O Governo do Estado empenhou R$ 300 mil, que deverão ser usados para iniciar o projeto de restauração do prédio histórico que foi utilizado como Mercado Público de Guaíba. A proposta é criar um Centro Cultural no local, com praça de alimentação e sala de espetáculos. Os trezentos mil, se vierem, serão usados para fazer a cobertura do prédio. Vamos acompanhar.

O Parque no Morro

Essa semana, voltei a conversar com a arquiteta Tatiana Santos sobre o andamento dos trabalhos da Comissão Especial encarregada de implantar o Parque Natural no Morro José Lutzenberger (da Hidráulica), com recursos iniciais de R$ 6 milhões, provenientes das medidas compensatórias do projeto de expansão da CMPC. De acordo com a Tatiana, o último acordo feito com o Estado é de usar cerca de 10% dos recursos para o Plano de Manejo (uma espécie de Plano Diretor do Parque), e o restante, para a desapropriação dos terrenos. No entanto, Tatiana explicou que o Município está solicitando uma parte do dinheiro para cercar a área. Tudo deverá andar com mais agilidade a partir de março, me garantiu a arquiteta. Continuarei acompanhando de perto. Volto a alertar: se não sair o Parque, há risco da área se tornar uma favela.

Prédio do Matadouro

O secretário Municipal do Planejamento, Jocir Panazzolo, admitiu que surgiram interessados em implantar um shopping center no prédio histórico do Matadouro Linck, que é tombado e está em ruínas. Jocir não quis adiantar detalhes, alegando que as conversas estão apenas iniciando. Ele disse que o proprietário se interessou pelo projeto.

Sempre que passo pelo prédio dos Linck faço ligação direta com o Shopping Total em Porto Alegre, que também foi instalado em prédio histórico. E também torço para que seja aproveitado antes que desapareça.

Cidade do Inter em Guaíba

Na última edição de 2015 da Revista do Inter, o Clube anunciou que, no dia 29 de outubro de 2015, protocolou na Fepam o pedido de Licença Prévia (LP) de liberação ambiental para iniciar a construção do novo CT, chamado de Cidade do Inter, em terreno localizado na Estrada do Conde em Guaíba. Este colunista foi o primeiro a divulgar este projeto.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 16/1/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados