Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

16/11/2015 - 09h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Cassação e Agitação Política

O artigo que publiquei aqui na Coluna da semana passada, abordando sobre proposição da vereadora Cláudia Jardim (PROS), deu o que falar. A repercussão foi grande, gerando muita agitação na Câmara e na Prefeitura.

A vereadora questionou sobre o descumprimento da Lei Orgânica por parte do Executivo Municipal em relação às respostas dos requerimentos do Legislativo e advertiu que isso pode levar à cassação do prefeito Henrique Tavares. Pronto, os nervos afloraram.

O presidente da Câmara, Chacrinha (PMDB), me ligou cheio de rodeios, passando a inquietação do prefeito, sugerindo que eu havia valorizado o caso e tal. Nada disso. Divulguei os fatos, a verdade. O Governo não responde os requerimentos do Legislativo como deveria e a Lei é clara em relação à possibilidade de cassação. Ponto.

A Culpa é do Secretário

O Vereador Campeão, que se tornou o maior defensor do Prefeito Henrique nos últimos meses, resmungou e gesticulou em protesto à advertência da colega. No final da sessão de terça-feira, lembrei ao vereador que há anos ele se queixa dessa falta de consideração do Executivo em responder os requerimentos da Câmara e dos envios de projetos em cima do laço. O Vereador Campeão não costuma negar o que diz, mas despista. Emitiu um som abafado, “burinsum...”, olhou para cima, driblou o vento e, por fim, considerou que o secretário de Governo é que está falhando. André Barbosa ficou de dar explicações na próxima sessão.

Depois da Brabeza

Após o frisson do alerta sobre a possibilidade de cassação do prefeito, o Executivo enviou um balaio cheio de respostas de requerimentos ao Legislativo. Valeu a cutucada.

Comunicado de Condenação Criminal

Nessa sexta-feira, 13, o presidente da Câmara de Guaíba, Vereador Chacrinha (PMDB) foi informado oficialmente pela Justiça Eleitoral da condenação criminal do vereador Alex Medeiros (PP), conforme a Gazeta Centro-Sul noticiou com exclusividade na edição do dia 8 de agosto deste ano. A Justiça Eleitoral pede o encaminhamento da suspensão dos direitos políticos de Alex. Chacrinha informou o vereador sobre o Comunicado da Justiça e prometeu dar andamento ao caso de acordo com a legislação. Eu conversei com Alex Medeiros e ele ratificou o que já havia dito em entrevista à Gazeta: aguarda decisão da Justiça sobre o pedido de extinção da punibilidade, devido ao decurso de prazo.

Cristiane Tolotti deixando a Setuc

A assessora da secretária Cláudia Mara, da Setuc, Cristiane Tolotti, deixará o cargo até o final do ano. Ela me disse que precisa de um descanso e que está avaliando novas propostas profissionais. Braço direito de Cláudia Mara há três anos, Cristiane foi sempre muito atuante na organização dos eventos promovidos pela Setuc. Vai desfalcar o time.

Projetos Inconstitucionais

A vereadora Paula Almeida (PROS-Guaíba) apresentou mais de 20 projetos inconstitucionais, em outubro, que fogem da competência do vereador. Ela retirou alguns e deixou outros para serem rejeitados; teve até projeto aprovado e sancionado pelo Governo.

Jogou para a torcida, a vereadora Paula Almeida, mas furou em bola e não recebeu mídia. Ficou indignada e queixou-se da Imprensa. Feito o reparo, pois vereador que apresenta penca de projetos inconstitucionais para aparecer merece destaque.

Os Bairros da Cidade

Conversei com o presidente da Câmara, Vereador Chacrinha (PMDB), sobre a questão do Bairro Colina, considerando que ele prometeu intervir junto ao Governo, mas até agora, nada. Ele disse que entrou politicagem na história e tal, mas prometeu promover uma reunião com “lideranças legítimas” do Bairro. Eu entendo que a Câmara deveria pressionar mais o Governo para limpar todos os bairros e tapar os buracos das ruas.

Estrada do Conde

E por falar em buracos, conversei com o prefeito Henrique Tavares sobre a situação de degradação da Estrada do Conde. Citei a promessa de apoio da Câmara, com recursos na ordem de R$ 300 mil, conforme adiantou o Vereador Chacrinha.

O prefeito explicou que o dinheiro da Câmara não dá para recapear a via, mas pode ajudar. Disse que está em tratativa com a empresa DCS para fazer uma recapagem forte nos trechos mais críticos e nivelar os demais. Se a empresa aceitar fazer o serviço e receber parcelado, as obras deverão iniciar em breve.

Henrique Tavares disse que protelou a decisão, pois existe projeto do Estado e recursos da União para revitalização da via, mas desistiu de esperar, considerando que a estrada chegou no limite.

Salários na Câmara

Leitor questiona a mudança de valores em alguns salários publicados no site da Câmara, comparando com o mês em que as informações foram divulgadas. De acordo com o que apurei, na primeira publicação havia registro de salários com a incorporação de férias e 1/3 de férias.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 14/11/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados