Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

10/08/2015 - 09h10min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre a Política na Aldeia

Os bastidores políticos fervem com as articulações partidárias. Estratégias são rascunhadas e os acertos vão se fechando. A Tia Alaíde está atenta e me passou novidades.

A Situação

Em Guaíba, um comando trabalha pela candidatura a prefeito de José Sperotto (PTB). O Pedro Tavares entrou em campo, entabulando relações. Segundo a Tia Alaíde, um grupo está se articulando para ingressar no PSD, formando um braço forte de apoio ao Sperotto, com a secretária Luciana Kubiaki, o Flávio Piccoli, o Maximiliano Finkler e o João Bosco Ayala Rodriguez, entre outros nomes da política local.

Conversei com o Adão Rodrigues, presidente do PSD de Guaíba, e questionei sobre a informação da minha parenta. Ele desconversou, gaguejou e apenas admitiu que estão trabalhando para que o partido cresça na Cidade. Disse que na terça-feira, 11, será realizada uma reunião do PSD Municipal para definir algumas questões, sem dizer quais. Despistou, o Adão, mas senti que a Tia Alaíde está certa. Por fim, disse que informação oficial, somente após o dia 17 de agosto. Certo. Eu acredito muito que os ex-PFLs e ex-DEMs, mais alguns do PROS, entre outros nanicos, estão articulando um ingresso triunfante no PSD, com foco na campanha do Sperotto. A política é dinâmica, mas o quadro, hoje, do Movimento Sperottino é este.

O Sperotto é a situação na Aldeia, que constrói uma estratégia para se manter no poder.

A Oposição

Por outro lado, a oposição se reúne e debate sobre todas as teorias políticas num delírio barroco, mas não decide o principal: os cabeças de chapa, os nomes dos candidatos a prefeito e a vice para ter tempo suficiente de consolidar uma corrente oposicionista forte, que faça frente à organização situacionista. Também não medem a força eleitoral dos possíveis candidatos. Ingenuamente, se embolam em conjecturas, baseados em “achômetros”. Há os que entendem que definir nomes e bater o martelo em relação a união partidária não é o principal neste momento. Enquanto esperam a reforma política, erguem muralhas de teorias e preparam um plano de governo com precisão cartográfica.

O Beto Quadros, o Caio Larréa, o Maranata e a Professora Claudinha são nomes avulsos de oposição. Acontece que, destes, só dois podem se unir por afinidade e sustentar o discurso de mudança.

O grupo que apoia o Beto Quadros acredita que ele é a bola da vez, o mesmo acontece com o do Caio e com o do Maranata. A Professora Claudinha analisa todas as possibilidades e vertentes, de A a Z, sem se descuidar da coerência e do marketing pessoal.

Na minha humilde opinião, a Vereadora Claudinha é o nome que mais tem chance de segurar um discurso de mudança para Guaíba. Tentou ajudar no Meio Ambiente e desistiu no momento certo, ao perceber que não teria futuro numa pasta secundária no atual modelo de gestão. É professora, mulher, corajosa, cheia de ideias, vem dos braços do povo, mas acredito que dificilmente a congregação das teorias fecharia com ela por conta das vaidades.

O Beto Quadros já foi vice, apesar de ter pulado fora do trem da situação há algum tempo; pode contribuir se sair da toca. O Caio Larréa não demonstra ter fôlego para prefeito, e o Maranata não vence sozinho, mesmo abraçado em toda a comunidade evangélica. Além disso, tem de decidir se é PDT ou PR. Parece Henrique Tavares até debaixo d’água.

O PMDB continua dividido entre o grupo da Vereadora Cleusa e o da Secretária Parolli, numa competição predatória. Nem o Maneca Stringhini consegue a união. E por falar em Maneca, perguntei a ele sobre a possibilidade de voltar a concorrer a prefeito. Ele descartou. Insisti, solicitei percentual de probabilidade. Zero. O Stringhini argumentou que não tem mais idade para assumir a caneta; fez a sua parte. Vai ajudar, mas não vai concorrer a prefeito. Foi o que me disse.

Resumindo, o PMDB deverá continuar no chove não molha, como um bom apoiador da situação. A Cleusa, magoada, ameaçando sair; e a Parolli, articulando com serenidade de freira.

A situação avança, costura e agrega. São rápidos e vão direto ao ponto. E, se for preciso, chamam o Danrlei do PSD para o gol. Enquanto isso, a oposição marca passo no campo das teorias, desvia das definições importantes, internaliza pautas enfadonhas. Além disso, para complicar, tem de lutar contra a máquina. A favor, tem um povo que começa a perder a paciência com o Governo.

No final dessa história, lá adiante, se a oposição se mantiver agarrada à ingenuidade política, ouviremos o mesmo refrão. Esta é a minha opinião e pode estar errada.

Sobre o Vereador Alex

A Gazeta Centro-Sul cumpre o seu papel de informar sobre a condenação de Alex Medeiros, por tratar-se de uma pessoa pública e do processo estar transitado em julgado, mesmo que tudo tenha iniciado antes dele ser advogado e vereador. Medeiros concedeu entrevista, não tentou esconder nada e deu a sua versão dos fatos, admitindo que se expôs lá atrás e que não repetiria hoje, com mais experiência e estrutura. Ele acredita na extinção da punibilidade e que não se tornará inelegível. Vamos acompanhar. Isso é jornalismo.

Sobre o PA

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíba enviou resposta sobre as denúncias do vereador Manuel Eletricista (PPS) em relação ao PA, que publiquei aqui na Coluna. O texto chegou tarde. Abordo sobre essa questão na próxima semana.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 8/8/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados