Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 01 de julho de 2015

29/06/2015 - 09h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Amanhã a mãe te compra um, amor

Meu primo Gunga era cheio de vontades. Na sua casa, ele não deixava eu e meu irmão tocarmos nos seus brinquedos bacanas, principalmente no carte. Quando ele nos visitava, tinha troco. Permitíamos que pegasse apenas as sucatas, nada dos jeeps de fricção. Então ele chorava, berrava para chamar a atenção de sua mãe. Minha tia vinha correndo, nervosa, perguntando o que tinha acontecido. Ele apontava para os jeeps. Eu e meu irmão focávamos o teto, com olhar de peixe morto, grudados nos carrinhos legais, sem ceder. Neste momento, a minha tia Olga dizia sempre a mesma frase, que antecipávamos sussurrando: - Amanhã a mãe te compra um, amor... O que nunca acontecia.

A inauguração do novo Hospital de Guaíba foi novamente adiada. Lembrei da frase da tia Olga. - Amanhã a mãe te compra um, amor...

O Prefeito Brabo

O telefone tocou e do outro lado da linha era o prefeito Henrique Tavares. Ele estava brabo. Ligou para dizer que não teve nada a ver com a rejeição na Câmara do pedido para revelar os CCs da Prefeitura. – Vocês ficam colocando as coisas sem me ouvir! Protestou. Opa! Alto lá! Foi uma chinelada injusta, essa.

Na Gazeta Centro-Sul, nós divulgamos a realidade e ouvimos todos os lados. O Vereador Sarrafo (PTB), líder do Governo na Câmara, alertou antes da votação do tal requerimento que “a orientação era para os vereadores da governabilidade rejeitarem a proposição”, que pedia transparência dos CCs do Executivo. Foi isso o que aconteceu, e foi o que divulgamos. Ponto.

Durante a conversa, o prefeito se acalmou e criticou a atitude dos vereadores que rejeitaram o tal requerimento. Mudou o alvo da chinelada. Disse que eles têm as brigas deles e que o Governo não tem nada a ver. Sei.

Esta foi a única vez que o Henrique Tavares manifestou brabeza explícita com a Gazeta. Tive a impressão de que algum CC folgado botou pilha no prefeito.

A Relação dos CCs

Colocados os pingos em cima dos is, Henrique defendeu a transparência com ardor. Aproveitei e solicitei a divulgação da relação de todos os CCs da Prefeitura, com as respectivas funções e salários. De pronto, o chefe do Executivo prometeu enviar para a Gazeta a tal relação.

Na manhã de quinta-feira, após a cerimônia da assinatura do contrato de concessão do transporte coletivo, o Prefeito Henrique me disse que pediu para a Secretaria da Administração divulgar a lista completa dos CCs, com as funções e salários de cada um, no Portal da Transparência. Ele admitiu que a publicação está incompleta no site.

Na próxima semana, vou conferir. Depois da mensagem e da orientação misteriosa do Sarrafo, eu fiquei muito curioso.

Prefeito Flutuando

Na cerimônia de assinatura do contrato de concessão do transporte coletivo, Henrique Tavares estava tão empolgado que tirou uma onda com o prefeito de Santa Cruz do Sul, porque seu colega estava comemorando a publicação do edital de licitação do transporte, enquanto Guaíba já estava assinando o contrato.

O feito relevante da Aldeia está sendo comentado em todo o Estado. O Henrique não para de dar entrevistas à Imprensa. A Civa comprou uma boina nova e se matriculou no curso intensivo de inglês, se preparando para atender a BBC. E o Henrique Tavares anda por aí flutuando.

A Desculpa da Vistoria

Não avançou a audiência com a juíza na tentativa de encontrar uma alternativa para manter o Livramento aberto até a inauguração do Novo Hospital.

O Governo do Estado não tem dinheiro sequer para pagar os salários dos servidores, então enrola para justificar a suspensão dos repasses à Saúde. No caso do Velho Livramento, inventou que é necessário fazer uma vistoria para manter o convênio. Se para liberar um hospital novinho, a Vigilância Sanitária não para de apontar a necessidade de ajustes, o que dizer de um hospital antigo.

Vai Mudar

Antes que alguém escreva, alertando que nada vai mudar no transporte coletivo, porque a empresa que venceu a licitação é a mesma que está executando o serviço, eu digo que vai mudar, sim. Desta vez, trata-se de concessão, com contrato e regras a serem cumpridas. Isso nunca aconteceu antes na história da Aldeia.

Executiva Municipal do PDT

Na noite de quinta-feira, 25, o PDT de Guaíba realizou assembleia na Sala de Eventos da Câmara Municipal para eleger e dar posse à nova Executiva Municipal do partido, que ficou assim constituída: presidente, Alex Trindade; vice-presidente, Délcia Carvalho; 2º vice, João Collares; secretário, Héldio Bassan; tesoureira, Débora Rocha; 1º vogal, Ezio Eliseu; 2º vogal, João Rita (Bagé).

Segundo a Tia Alaíde, há uma vigorosa tentativa do PDT, em Porto Alegre, para atrair o ex-deputado José Sperotto. Não tem nada certo, ninguém confirma, mas a verdade é que o assédio ao Gringo é forte.

Brigada Militar e Polícia Civil

A criminalidade é assustadora em todos os cantos deste País. Mas hoje eu quero destacar o excelente trabalho que a Brigada Militar e a Polícia Civil vem fazendo em Guaíba e Eldorado do Sul. Mesmo com efetivos limitados, estão atuantes e prendendo os bandidos. Vejam as matérias de Polícia na Gazeta Centro-Sul.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 27/6/15.

Últimas Notícias

AGF vence mais uma no Ginásio Coelhão, no sábado, 27, e sobe na tabela da Série Ouro. Guaibenses estão em 9º lugar, com 12 pontos.

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Guaíba assinou contrato com a empresa Assur para a concessão do transporte coletivo urbano.

AGF vence o Bento Gonçalves Futsal por 4 a 3 e se recupera no Estadual Série Ouro. Partida aconteceu no sábado, 20, no Coelhão.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2015 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados