Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

18/05/2015 - 09h27min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Solidariedade se joga no Governo

O Solidariedade procurou o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, se oferecendo para integrar o Governo. O primeiro contato foi feito pelo Janta, líder estadual da sigla. Compor para fortalecer uma coligação mais adiante e tal. Essa informação me foi passada pelo prefeito. Queremos somar, disse o Janta.

A soma em política significa cargos em troca de apoio. Uma secretaria e bons CCs fazem olhos brilharem. O prefeito, que já andava sensível com o crescimento da oposição na Câmara, teria oferecido a Secretaria de Mobilidade Urbana, mas, por ser muito desgastante, foi rejeitada. Então, foi feita uma contraproposta, seguida de silêncio por alguns dias.

Quando estourou o drama do IPTU, com liminar da Justiça e troca de acusações entre o Governo e a oposição, o prefeito pensou que a negociação com o Solidariedade havia terminado, pois o partido é um dos autores da Ação do IPTU que desnorteou o Governo. Que nada. O partido aceitou a oferta do Executivo. Os vereadores André Barbosa e Miguel Crizel comunicaram a decisão ao Henrique Tavares na terça-feira.

Agitação no Trem do Henrique

O principal elo de ligação entre o Executivo e o Legislativo é a Secretaria de Governo, que tem (ou tinha) o secretário Luiz Vargas no comando, o Catega. Vinha realizando um bom trabalho, tem jogo de cintura, já teve assento na Casa, foi presidente. Os vereadores gostam do Catega. Mas deverá ser substituído pelo André. Com a mudança, o suplente Romeu Orestes (SDD) finalmente assume a tão sonhada cadeira na Câmara.

O Prefeito despistou

Na manhã dessa sexta-feira, 15, eu conversei com o prefeito Henrique Tavares sobre a adesão do Solidariedade e as mudanças no secretariado. Ele admitiu que vão acontecer mudanças, mas não confirmou nomes. Despistou. Disse que vai bater o martelo neste fim de semana.

Argumentei que o André Barbosa já havia me dito no almoço da CMPC, na terça-feira, 12, que assumiria a Secretaria de Governo. Tavares desconversou. Revelou apenas que o Catega irá permanecer no Governo, mas não admitiu que será na Mobilidade Urbana. Enquanto isso, frisson nos bastidores do PMDB.

Cobrei Coerência do André Barbosa

Eu nunca soube qual a convicção política do Miguel Crizel, mas pensava que conhecia a do André Barbosa. Político jovem, bem articulado, argumentos consistentes. Um crítico forte do Governo na Câmara. Nas conversas que tivemos sobre política, ele sempre defendeu a necessidade de uma mudança no comando do Município.

Com a adesão do Solidariedade, eu cobrei coerência do vereador. Perguntei a ele como vai ser o discurso daqui pra frente. Uma coisa é certa, vai ser esquisito.

O André alegou que a oposição se reuniu na semana passada e sinalizou com o apoio ao Maranata para prefeito. Como ele não fecha com o Maranata, no sotaque e no semblante, decidiu ceder à pressão do partido, que queria muito se unir ao Governo. Muito, mesmo.

O Vereador Xandão, do PT, espuma pela boca e fica vermelho feito um tomate com esta justificativa do André. Ele nega o tal apoio ao Maranata.

Secretaria do Esporte e Juventude

O secretário Everton Gomes anunciou novamente que irá assumir sua cadeira na Câmara. Ele é vereador eleito. O Sarrafo é suplente. A previsão é que a saída da Secretaria aconteça em julho, após a inauguração da pista de Skate no Parque da Juventude.

Mais uma vez, o Henrique Tavares despistou. “Não tenho certeza se o Everton vai sair mesmo, pois ele já anunciou isso antes e não se confirmou”, argumentou.

O Drama da Mobilidade Urbana

Como de vez em quando eu faço comentários aqui na Coluna sobre a possível troca de secretário na Mobilidade Urbana, pode ficar a impressão de que eu tenho alguma implicância com o Secretário Dahmer. Nada disso, eu respeito o Dahmer, é uma pessoa do bem, é esforçado e trabalhador. Faço os comentários porque recebo informações de fontes idôneas do próprio PMDB.

Eu entendo que há muitas mudanças necessárias no sistema de trânsito da Cidade. Mas acredito que qualquer secretário que assumir a pasta tem de receber sinal verde do prefeito para agir, transcendendo opinião solidificada, mesmo que técnica. Basta andar pela Aldeia para perceber que há mudanças implorando passagem e que a técnica adotada está falhando.

IPTU pelo Sistema Antigo

O Governo tenta cassar a liminar da ADIN do IPTU, mas, segundo o prefeito, a desembargadora que analisa o caso entrou em férias. Com isso, o Governo decidiu cobrar pelo sistema antigo, pois não pode mais esperar. Os carnês deverão ser impressos nos próximos dias. Vamos ver se vai se confirmar o tal “tiro no pé” da oposição.

Sobre este tema, confira a Carta Aberta da oposição na página 6 desta edição.

O Passeio do Sartori

O governador José Sartori atravessou o Lago de catamarã e veio passear em Guaíba na quinta-feira. Curtiu a Aldeia, acompanhado por um comando de fotógrafos, políticos e assessores. Dizem que veio pedir dinheiro emprestado.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 16/5/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados