Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

13/04/2015 - 10h37min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Desmontando a Oposição

A frente oposicionista na Câmara de Guaíba cresceu e começou a incomodar o Governo. Pedras foram parar no sapato da articulação política das eleições de 2016. O vereador André Barbosa, do Solidariedade (SDD), começou a apontar falhas com argumentos consistentes. O vereador Manoel Eletricista (PPS) surpreende a cada dia, com uma posição afiada, cobrando ação do Executivo onde há estagnação. Como já disse antes, o vereador humilde criou asas. Isso somado ao Jonas Xavier (PROS), experiente conhecedor das entranhas políticas da Aldeia, ao Xandão (PT), com DNA de ataque, e a Claudinha Jardim (PROS), cheia de gás, fez acender a luz amarela no Paço Municipal.

O Pedro Tavares, filho do prefeito, foi chamado pelo pai. O Pedro é estrategista. Trabalha com dados e informações especiais de bastidores. Ele analisa o cenário político e projeta o contra-ataque. O guri é bom neste ofício. Seu percentual de falha é baixo.

Pai e filho conversaram e o Henrique Tavares acionou a operação “vem trabalhar por Guaíba”, que eu chamo de compra da oposição, oferecendo secretarias e CCs taludos.

O Solidariedade já recebeu a sua oferta e balança. O vereador André Barbosa reluta, mas a pressão em Guaíba é forte. A Secretaria de Governo, mais a Diretoria de Meio Ambiente, mais quatro CCs fizeram olhos brilharem. O PROS, que foi situação sem nunca ter sido (este fenômeno acontece em política), recebeu cartão vermelho do patrão, mas não totalmente, pois a vereadora Paula Almeida se mantém fiel, após promessa de atenção especial à causa animal.

Na próxima semana, é a vez do PPS, do Caio Larréa e do vereador Manoel Eletricista sentarem no banco das ofertas. O tal convite para somar por Guaíba. Perguntei ao Vereador Manoel se ele vai aderir à causa. Ele explicou que aceitou o convite para conversar e tal, mas não adiantou qualquer decisão. Piscou dez vezes por segundo, o que mostra que ficou mexido.


 

 

 

Na tarde de sábado, após ler a Coluna na versão impressa, o prefeito Henrique Tavares me ligou para fazer uma observação. Ele admitiu a negociação com o Solidariedade, mas disse que foi o partido que o procurou por meio do presidente Estadual, Janta, e pelo vereador Miguel Crizel. Forte, essa!

O que acontece depois

Os partidos políticos precisam de espaço e de estrutura. Então, secretarias e penca de CCs ajudam muito.

Se o Solidariedade pular a cerca, a força do André Barbosa murcha e desmonta o Grupo dos Seis, da oposição. Neste caso, o PPS passaria a ser um brinde, pois o desmonte estaria feito.

Quando a oposição adere à situação, se torna propriedade do governo, pois muda o discurso e perde o rumo. Se decidir voltar não tem onde se sustentar. Então, a qualquer hora pode ser dispensada e deixada no limbo, com honra descartável. Isso acontece em toda a parte no jogo político, não é uma ação exclusiva aqui na Aldeia.

Enquanto isso...

Nas redes sociais, segue o torneio de ofensas, com participações especiais de filhotes da ditadura, santinhos do pau oco, coxinhas, petralhas e vagos, que sem ter nada de construtivo para fazer, passam o tempo todo apontando defeitos nos outros, na tentativa desesperada de não enxergarem os seus fracassos. Mas também não se pode dar muita importância para a lambança virtual, pois ser famoso em rede social é o mesmo que ser rico no banco imobiliário.

Alerta aos Comerciantes

A Tia Alaíde me ligou às 23h48 de ontem para fazer um alerta aos comerciantes de Guaíba por meio desta coluna. Ela lembrou que os contratos com as empreiteiras que estão trabalhando nas obras de expansão da Celulose Riograndense estão encerrando. Com isso, há importante número de pessoas que estão voltando para seus Estados de origem. Sendo assim, na hora de conceder crédito é preciso ficar atento ao endereço de cobrança.

Obras na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Guaíba, Luís Ernani Alves, o Chacrinha (PMDB), promete ajeitar a Casa do Povo. O Setor Administrativo vai para o térreo e o ambiente interno deverá melhorar, com móveis novos, pois muitos estão tomados pelos cupins. Muito bem.

Mas o presidente precisa ficar alerta, pois o histórico de obras na Câmara é muito ruim. A prometida reforma geral está parada, trancada na Justiça. A parte externa, que foi concluída recentemente, está se desmanchando: a cobertura está caindo na parte dos fundos do prédio.

Além disso, a tal da informatização continua em teste. São muitos testes. O inútil painel de votação tranca toda hora e o acesso às sessões via internet até agora nada de funcionar. Ah, tem um painel que fica mostrando imagens bonitas de Guaíba durante as sessões. Este está funcionando. O Vereador Manoel pediu que mostrem também as imagens feias. Bem lembrado, pois é importante que os vereadores olhem para a realidade da Aldeia e não apenas para a pequena parte bonita dela. Forte, essa!

Os Pré-candidatos

Sigo a série de comentários sobre os pré-candidatos a prefeito de Guaíba, com nomes que estão surgindo. Comecei com Maranata, Sperotto e Beto Quadros.

André Barbosa (SDD) é jovem, coerente, defende suas teses com argumentos consistentes e é bem articulado. Prega um novo rumo para a Cidade. No entanto, se aderir à base do Governo enfraquece sobremaneira, pois o vagão da situação está lotado e não tem mais lugar na janelinha.

Alex Medeiros (PP) comanda seu partido com autoridade aveludada, promoveu a multiplicação das kombis de filiados do partido. É estrategista: vai conquistando espaço devagarinho. Come pelas beiradas, como dizia a minha avó.

R$ 200 mil de multa

A Caixa Econômica Federal cobra multa de R$ 200 mil da CDL de Guaíba, tendo em vista que a entidade promoveu sorteios sem licença, infringindo a legislação. Processo Administrativo de Fiscalização 328/2014.

O presidente da CDL, Marcelo Maranata, disse que a entidade sempre fez parcerias com a Prefeitura para os sorteios e que a modalidade dispensa o registro. Ele informou que já apresentou recurso administrativo à Caixa.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 11/4/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados